Dissertação

(Re)construção do conjunto dos Números Racionais: uma proposta pedagógica sob a luz da aprendizagem significativa

O tema da dissertação é uma proposta metodológica para o ensino da construção dos números racionais, no que diz respeito às operações e suas principais propriedades, baseado na Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel, que muito contribuiu para o desenvolvimento deste modelo teóri...

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Autor principal: Oliveira, Genilce Ferreira
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7051551660510161
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6116
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-61162018-08-23T15:32:24Z (Re)construção do conjunto dos Números Racionais: uma proposta pedagógica sob a luz da aprendizagem significativa Oliveira, Genilce Ferreira Silva, Roberto Cristóvão Mesquita http://lattes.cnpq.br/7051551660510161 http://lattes.cnpq.br/8634157590248613 Oliveira, Nilomar Vieira de Ferreira, Max Mapas Conceituais Aprendizagem Significativa Números Racionais Ensino de Matemática CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA O tema da dissertação é uma proposta metodológica para o ensino da construção dos números racionais, no que diz respeito às operações e suas principais propriedades, baseado na Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel, que muito contribuiu para o desenvolvimento deste modelo teórico. No Capítulo 1, abordaremos a teoria de David Ausubel, que servirá de âncora para a constituição dos números racionais visando uma melhor abordagem e, consequentemente, um melhor resultado no ensino/aprendizagem deste objeto matemático na escola básica. Para tanto, vamos abordar o conceito de TAS e em seguida as suas principais características, que servirão como suporte na implementação da (Re) construção dos números racionais. Nos Capítulos 2 e 3, apresentaremos os Conjuntos dos Números Inteiros e o dos Números Racionais com toda fundamentação matemática segundo à luz das estruturas algébricas. Esses capítulos nortearão os professores da educação básica e também os alunos de graduação, pois poderão perceber neste trabalho que nossa proposta não desconsidera o rigor matemático dos conjuntos. Enfim, no capítulo 4 teremos a construção dos números racionais bem como suas operações e propriedades aplicando a TAS e, dessa forma, simplificando o ensino deste objeto matemático, o que estamos denominando de (Re) construção dos números racionais. The subject of the dissertation is a methodological proposal for the teaching of the construction of rational numbers, with respect to the operations and their main properties, based on David Ausubel's Theory of Significant Learning (TSL), which greatly contributed to the development of this theoretical model. In Chapter 1, we will approach the theory of David Ausubel, which will serve as an anchor for the constitution of rational numbers aiming at a better approach and, consequently, a better result in the teaching/learning of this mathematical object in basic school. In order to do so, we will approach the concept of TSL and then its main characteristics, which will serve as support in the implementation of (Re)construction of rational numbers. In Chapters 2 and 3, we will present the Sets of Whole Numbers and that of Rational Numbers with allinatlicinatical masoning at:witting to Ulu light of algubiait; sum:tams. Thus° cliapivis will guide the teachers of basic education as well as the undergraduate students, as they may notice in this work that our proposal does not disregard the mathematical rigor of the sets. Finally, in Chapter 4, we will construct the rational numbers as well as their operations and properties by applying the TAL and thus simplifying the teaching of this mathematical object, what we are calling the (Re)construction of rational numbers. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2018-01-31T14:47:53Z 2017-09-28 Dissertação OLIVEIRA, Genilce Ferreira. (Re)construção do conjunto dos Números Racionais: uma proposta pedagógica sob a luz da aprendizagem significativa. 2017. 68 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6116 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática
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