Tese

Igara, Uka, Makira Irúmu (a canoa, a casa e a rede): epistemologia e barbárie na Amazônia em sete ensaios irredentos

Em Igara, uka, makira irúmu a Amazônia é tratada ao mesmo tempo como realidade epistemológica, ontológica e dialética diante do paradigma instrumental da racionalidade científica e da estrutura mítica e perceptiva do saber tradicional do ser social da Hiléia. Mais do que singularidades empíricas,...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, José Alcimar de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7437039110629695
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6202
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6202
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-62022019-11-14T14:55:07Z Igara, Uka, Makira Irúmu (a canoa, a casa e a rede): epistemologia e barbárie na Amazônia em sete ensaios irredentos Oliveira, José Alcimar de Oliveira, José Aldemir de http://lattes.cnpq.br/7437039110629695 http://lattes.cnpq.br/3832262816445327 Carvalho, Edgard de Assis Pressler, Gunter Karl Pinto, Ernesto Renan Mello de Freitas Cultura amazônica Epistemologia CIÊNCIAS HUMANAS Em Igara, uka, makira irúmu a Amazônia é tratada ao mesmo tempo como realidade epistemológica, ontológica e dialética diante do paradigma instrumental da racionalidade científica e da estrutura mítica e perceptiva do saber tradicional do ser social da Hiléia. Mais do que singularidades empíricas, a canoa, a casa e a rede indicam nesses sete ensaios a resistência epistêmica à barbárie do pensamento ocidental (identificado ao leito de Procrusto), que submete a natureza e a cultura da Amazônia indígeno-cabocla. Trata-se de um conhecimento fundado na dicotomia sujeito-objeto, que reforça a funcionalidade do sociometabolismo do capital e esquece a unidualidade do homem. A finalidade dessas narrativas é contribuir para a refundação da estrutura cognitiva e ontológica do ser natural e social da Amazônia brasileira e se engajar nas vias transformadoras para o futuro do homem. This thesis, Igara, uka, makira irúmo, addresses the Amazon Region as an epistemological, ontological and dialectical reality, facing the instrumental paradigm of scientific rationality and simultaneously the mythical and perceptive structure of traditional knowledge of the social being of the Hiléia. More than empirical singularities, the canoe, the house and the hammock denote, in these seven essays, the epistemic resistance to the cruelty of occidental thought (identified by the Procrustean bed), to which nature and culture are subjected in the Amazon. Given knowledge based on the subject-object dichotomy, that contributes to the functional nature of capital and forgetting the uni-duality of the human being, these narratives contribute to a renewal of the foundation of the cognitive and ontological structure of the natural and social being of Amazonia. 2018-03-05T13:22:08Z 2011-12-20 Tese OLIVEIRA, José Alcimar de. Igara, Uka, Makira Irúmu (a canoa, a casa e a rede): epistemologia e barbárie na Amazônia em sete ensaios irredentos. 2011. 218 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6202 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Cultura amazônica
Epistemologia
CIÊNCIAS HUMANAS
spellingShingle Cultura amazônica
Epistemologia
CIÊNCIAS HUMANAS
Oliveira, José Alcimar de
Igara, Uka, Makira Irúmu (a canoa, a casa e a rede): epistemologia e barbárie na Amazônia em sete ensaios irredentos
topic_facet Cultura amazônica
Epistemologia
CIÊNCIAS HUMANAS
description Em Igara, uka, makira irúmu a Amazônia é tratada ao mesmo tempo como realidade epistemológica, ontológica e dialética diante do paradigma instrumental da racionalidade científica e da estrutura mítica e perceptiva do saber tradicional do ser social da Hiléia. Mais do que singularidades empíricas, a canoa, a casa e a rede indicam nesses sete ensaios a resistência epistêmica à barbárie do pensamento ocidental (identificado ao leito de Procrusto), que submete a natureza e a cultura da Amazônia indígeno-cabocla. Trata-se de um conhecimento fundado na dicotomia sujeito-objeto, que reforça a funcionalidade do sociometabolismo do capital e esquece a unidualidade do homem. A finalidade dessas narrativas é contribuir para a refundação da estrutura cognitiva e ontológica do ser natural e social da Amazônia brasileira e se engajar nas vias transformadoras para o futuro do homem.
author_additional Oliveira, José Aldemir de
author_additionalStr Oliveira, José Aldemir de
format Tese
author Oliveira, José Alcimar de
author2 http://lattes.cnpq.br/7437039110629695
author2Str http://lattes.cnpq.br/7437039110629695
title Igara, Uka, Makira Irúmu (a canoa, a casa e a rede): epistemologia e barbárie na Amazônia em sete ensaios irredentos
title_short Igara, Uka, Makira Irúmu (a canoa, a casa e a rede): epistemologia e barbárie na Amazônia em sete ensaios irredentos
title_full Igara, Uka, Makira Irúmu (a canoa, a casa e a rede): epistemologia e barbárie na Amazônia em sete ensaios irredentos
title_fullStr Igara, Uka, Makira Irúmu (a canoa, a casa e a rede): epistemologia e barbárie na Amazônia em sete ensaios irredentos
title_full_unstemmed Igara, Uka, Makira Irúmu (a canoa, a casa e a rede): epistemologia e barbárie na Amazônia em sete ensaios irredentos
title_sort igara, uka, makira irúmu (a canoa, a casa e a rede): epistemologia e barbárie na amazônia em sete ensaios irredentos
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2018
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6202
_version_ 1831969591263232000
score 11.753735