Dissertação

Os desafios para o uso da bicicleta no trânsito do município de Manaus

Manaus como o 7º município mais populoso (IBGE, 2016) e com o 6º PIB nacional (IBGE, 2014) não desfruta dos mesmos bons índices quando o assunto é mobilidade por bicicleta, não estando entre as dez capitais brasileiras no que tange a infraestrutura cicloviária (km). O uso da bicicleta não pode se...

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Autor principal: Silva, Alcy de Oliveira
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2417604215073592
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6223
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-62232018-03-08T05:03:51Z Os desafios para o uso da bicicleta no trânsito do município de Manaus Silva, Alcy de Oliveira Pinheiro, Ana Maria Guerra Seráfico http://lattes.cnpq.br/2417604215073592 http://lattes.cnpq.br/8750795893431386 Kuwahara, Nelson Silva, Fabiula Meneguete Vides da Bicicleta Meio de Transporte Infraestrutura cicloviária Mobilidade urbana Cycling infrastructure Urban mobility ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Manaus como o 7º município mais populoso (IBGE, 2016) e com o 6º PIB nacional (IBGE, 2014) não desfruta dos mesmos bons índices quando o assunto é mobilidade por bicicleta, não estando entre as dez capitais brasileiras no que tange a infraestrutura cicloviária (km). O uso da bicicleta não pode ser tratado como única solução para a mobilidade urbana dos grandes centros urbanos, mas pode ser um caminho eficaz na busca por mais igualdade de espaços, por ser um modal mais barato, ativo, não poluente e mais sustentável. A maior inserção da bicicleta como modal alternativo de transporte, visando melhor qualidade de vida para as cidades brasileiras, torna-se cada vez mais importante diante do acelerado aumento da frota nacional de veículos motorizados, que vem refletindo no aumento dos congestionamentos e acidentes de trânsito. Este trabalho tem por objetivo analisar o conjunto de ações que possibilita e incentiva o uso da bicicleta no município de Manaus (AM), à luz da legislação brasileira e estudos técnicos nacionais e internacionais, apontando limitações e potencialidades, a fim de gerar subsídios para um adequado planejamento de transporte urbano, que contemple a integração com sistema cicloviário. Trata-se de uma pesquisa básica quanto sua natureza, baseada em pesquisa bibliográfica e documental, considerando a legislação federal e municipal vigentes, bem como textos técnicos nacionais e internacionais sobre o modal cicloviário. Através do material jurídico e técnico analisado, foram selecionados os principais indicadores de incentivo, promoção e eficiência para o uso da bicicleta. A partir desse levantamento, e, considerando o sistema cicloviário de Manaus como objeto de estudo, foi realizada uma análise das potencialidades e limitações oferecidas por este município para o uso da bicicleta como modo de transporte. Os resultados apontam que Manaus embora em posição de destaque econômica, com fábricas estabelecidas no Polo Industrial de Manaus (PIM) que produzem bicicletas com representatividade em relação à produção nacional, não atende às diretrizes estabelecidas pela legislação brasileira, nem mesmo possui estratégias de políticas públicas de incentivo ao uso da bicicleta, além de carecer de uma infraestrutura adequada para a promoção da utilização como modo de transporte. Manaus as the 7th most populous municipality (IBGE, 2016) and with the 6th national GDP (IBGE, 2014) does not enjoy the same good indexes when the subject is mobility by bicycle, not being among the ten Brazilian capitals with regard to cycling infrastructure (km). The use of bicycles can not be treated as the only solution for the urban mobility of large urban centers, but it can be an effective way in the search for more equality of spaces, since it is a cheaper, more active, non-polluting and more sustainable mode. The most insertion of bicycle as an alternative mode of transportation, aiming a better quality of life for Brazilian cities, is becoming increasingly important in the face of the accelerated increase in the national fleet of motor vehicles, which has been reflected in the increase in congestion and traffic accidents. This work aims to analyze the set of actions that enables and encourages the use of the bicycle in the city of Manaus (AM), in the light of Brazilian legislation and national and international technical studies, pointing to limitations and potentialities, in order to generate subsidies for an adequate urban transport planning, which includes integration with the bicycle system. It is a basic research as to its nature, based on bibliographical and documentary research, considering the current federal and municipal legislation, as well as national and international technical texts on the cycle modal. Through the legal and technical material analyzed, the main indicators of incentive, promotion and efficiency for the use of the bicycle were selected. From this survey, and considering the Manaus bicycle system as an object of study, an analysis was made of the potentialities and limitations offered by this city for the use of the bicycle as a mode of transportation. The results indicate that Manaus, although in an economically prominent position, with factories established in the Industrial Pole of Manaus (PIM), that produce bicycles with representativeness in relation to the national production, does not comply with the guidelines established by Brazilian legislation, does not even have public policy strategies incentive to use the bicycle, as well as lack adequate infrastructure to promote use as a mode of transport. 2018-03-07T13:17:18Z 2017-12-14 Dissertação SILVA, Alcy de Oliveira da. Os desafios para o uso da bicicleta no trânsito do município de Manaus. 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6223 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
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