Dissertação

Educação Ambiental: um trabalho interdisciplinar utilizando a ferramenta Scratch com alunos do Ensino Médio na construção de objetos de aprendizagem

Esta pesquisa teve como objetivo investigar de que modo à ferramenta Scratch pode facilitar o trabalho interdisciplinar, colaborativo, no desenvolvimento de recursos educativos que promovam a qualidade de aprendizagem e disseminação da Educação Ambiental em contexto escolar. Trata-se de uma investig...

ver descrição completa

Autor principal: Jean, Evren Ney da Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2432301290510170
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6240
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6240
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-62402018-03-09T05:03:40Z Educação Ambiental: um trabalho interdisciplinar utilizando a ferramenta Scratch com alunos do Ensino Médio na construção de objetos de aprendizagem Jean, Evren Ney da Silva Kanda, Jorge Yoshio http://lattes.cnpq.br/2432301290510170 http://lattes.cnpq.br/9690201622600160 Garcia, Fabiane Maia Costa, Mônica de Oliveira Educação Ambiental Ferramente Scratch Qualidade da aprendizagem Environmental Education CIÊNCIAS AGRÁRIAS Esta pesquisa teve como objetivo investigar de que modo à ferramenta Scratch pode facilitar o trabalho interdisciplinar, colaborativo, no desenvolvimento de recursos educativos que promovam a qualidade de aprendizagem e disseminação da Educação Ambiental em contexto escolar. Trata-se de uma investigação qualitativa, fundamentada na pesquisa-ação crítico-colaborativa. Os instrumentos de coleta de dados foram: observação participante, registros em diário de campo, questionário e armazenamento em mídia do material produzido pelos alunos. A pesquisa foi desenvolvida em colaboração com 45 sujeitos, entre pesquisadores, professores e alunos provenientes de instituições de Ensino Superior, Ensino Médio Integrado ao Técnico e Ensino Médio, ambas da rede pública de ensino. Em relação ao trabalho desenvolvido colaborativamente sobre a educação ambiental por meio da ferramenta Scratch, obteve-se como resultado a ação colaborativa desenvolvida entre sujeitos de instituições de ensino distintas, que se caracterizou como uma iniciativa exitosa na construção dos objetos de aprendizagens, tais como: animações, Quiz, histórias interativas e jogos criados de maneira interdisciplinar que pode servir de referências para futuras ações, tanto nas questões que envolvam a Educação Ambiental e/ou Meio Ambiente, como em termos de projetos voltados para a melhoria e qualidade da aprendizagem. This research aimed to investigate how the Scratch tool can facilitate the interdisciplinary, collaborative work in the development of educational resources which promote the quality of learning and dissemination of Environmental Education in school context. It refers to a qualitative research based on critical-collaborative action-research. The instruments used for data collection were: participant observation, field diary registries, questionnaire, media storage of the material produced by the students. The research was developed in collaboration with 45 subjects among researchers, teachers and students from institutions of Higher Education, Technical Integrated High Schools, High Schools of the Public system. Regarding the collaborative work on environmental education through the Scratch tool, the result obtained was the collaborative action developed between the subjects from different institutions characterised by a successful initiative in the construction of the learning objects, such as: animations, quizzes, interactive stories and games created in an interdisciplinary way which can serve as references for future actions, not only in matters involving Environmental Education and/or the Environment, but also in terms of projects towards learning improvements and quality of learning. 2018-03-08T14:28:54Z 2017-07-28 Dissertação JEAN, Evren Ney da Silva. Educação Ambiental: um trabalho interdisciplinar utilizando a ferramenta Scratch com alunos do Ensino Médio na construção de objetos de aprendizagem. 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, 2017. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6240 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Educação Ambiental
Ferramente Scratch
Qualidade da aprendizagem
Environmental Education
CIÊNCIAS AGRÁRIAS
spellingShingle Educação Ambiental
Ferramente Scratch
Qualidade da aprendizagem
Environmental Education
CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Jean, Evren Ney da Silva
Educação Ambiental: um trabalho interdisciplinar utilizando a ferramenta Scratch com alunos do Ensino Médio na construção de objetos de aprendizagem
topic_facet Educação Ambiental
Ferramente Scratch
Qualidade da aprendizagem
Environmental Education
CIÊNCIAS AGRÁRIAS
description Esta pesquisa teve como objetivo investigar de que modo à ferramenta Scratch pode facilitar o trabalho interdisciplinar, colaborativo, no desenvolvimento de recursos educativos que promovam a qualidade de aprendizagem e disseminação da Educação Ambiental em contexto escolar. Trata-se de uma investigação qualitativa, fundamentada na pesquisa-ação crítico-colaborativa. Os instrumentos de coleta de dados foram: observação participante, registros em diário de campo, questionário e armazenamento em mídia do material produzido pelos alunos. A pesquisa foi desenvolvida em colaboração com 45 sujeitos, entre pesquisadores, professores e alunos provenientes de instituições de Ensino Superior, Ensino Médio Integrado ao Técnico e Ensino Médio, ambas da rede pública de ensino. Em relação ao trabalho desenvolvido colaborativamente sobre a educação ambiental por meio da ferramenta Scratch, obteve-se como resultado a ação colaborativa desenvolvida entre sujeitos de instituições de ensino distintas, que se caracterizou como uma iniciativa exitosa na construção dos objetos de aprendizagens, tais como: animações, Quiz, histórias interativas e jogos criados de maneira interdisciplinar que pode servir de referências para futuras ações, tanto nas questões que envolvam a Educação Ambiental e/ou Meio Ambiente, como em termos de projetos voltados para a melhoria e qualidade da aprendizagem.
author_additional Kanda, Jorge Yoshio
author_additionalStr Kanda, Jorge Yoshio
format Dissertação
author Jean, Evren Ney da Silva
author2 http://lattes.cnpq.br/2432301290510170
author2Str http://lattes.cnpq.br/2432301290510170
title Educação Ambiental: um trabalho interdisciplinar utilizando a ferramenta Scratch com alunos do Ensino Médio na construção de objetos de aprendizagem
title_short Educação Ambiental: um trabalho interdisciplinar utilizando a ferramenta Scratch com alunos do Ensino Médio na construção de objetos de aprendizagem
title_full Educação Ambiental: um trabalho interdisciplinar utilizando a ferramenta Scratch com alunos do Ensino Médio na construção de objetos de aprendizagem
title_fullStr Educação Ambiental: um trabalho interdisciplinar utilizando a ferramenta Scratch com alunos do Ensino Médio na construção de objetos de aprendizagem
title_full_unstemmed Educação Ambiental: um trabalho interdisciplinar utilizando a ferramenta Scratch com alunos do Ensino Médio na construção de objetos de aprendizagem
title_sort educação ambiental: um trabalho interdisciplinar utilizando a ferramenta scratch com alunos do ensino médio na construção de objetos de aprendizagem
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2018
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6240
_version_ 1781302295637524480
score 11.653393