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Tese
Wará: ensaios sobre as interferências do comércio justo na formação política das lideranças Sateré-Mawé
A base econômica e cultural dos Sateré-Mawé está ligada à cultura do guaraná, seja em seu uso alimentar ou ritual. Todavia, mais que uma expressão indentitária desta etnia, este fruto foi metamorfoseado em marca de grande valor comercial de bebidas e energéticos em todo o mundo, cuja rápida popul...
Autor principal: | Ferreira, Gerson André Albuquerque |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7023392305414959 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6259 |
Resumo: |
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A base econômica e cultural dos Sateré-Mawé está ligada à cultura do guaraná, seja em seu
uso alimentar ou ritual. Todavia, mais que uma expressão indentitária desta etnia, este fruto foi
metamorfoseado em marca de grande valor comercial de bebidas e energéticos em todo o
mundo, cuja rápida popularização se deu pelos canais publicitários de comercialização mundial
articulados pelo Comércio Justo (Fair Trade) e o movimento Slow Food – que, em tese, se
propõem a promover formas autossustentáveis, melhores condições de trocas, criação de
mercados alternativos e o reconhecimento de garantias políticas conexas às características
culturais dos grupos de agricultores coletores do hemisfério do Sul, cuja articulação dos
mesmos se dá por meio de múltiplas formas de organização, que inclui agentes exportadores,
importadores comerciais e uma rede com cerca de 4.500 lojas. Contudo, nesta pesquisa,
partimos da hipótese que a relação mercantil entre os Sateré-Mawé e as agências do Comércio
Justo produziu interferências na organização política e econômica destes. O objeto da tese são
as interferências desta relação na formação das atuais lideranças, em suas fontes de
legitimação, marcadas em características diferenciadoras estimuladas na participação
segmentada no comércio global. O objetivo central consiste em mapear as interferências do
comércio justo na organização política e social dos Sateré-Mawé. Seus objetivos específicos
são de: 1) Indagar os fundamentos dos discursos e fontes de legitimação do Projeto Waraná;
2) Explicar os fundamentos do valor simbólico agregado na forma de critérios ou protocolos de
consumo do Slow Food enquanto marca do consumo [consumidor verde]; 3) Apresentar os
efeitos do Projeto integrado de Etnodsenvolvimento Sateré-Mawé; 4) Estudar as tensões
políticas entre os Sateré-Mawé; 5) Problematizar contradições e ambiguidades contidas no
espaço dessas trocas de abrangência global. O método é etnográfico com base hermenêutica
e tem como campo empírico as definições de quatro cenários que envolvem lutas políticas. Os
cenários são desenvolvidos e combinados em ensaios que incluem os temas da autonomia e
do reconhecimento políticos no circuito das trocas globais. Acerca da hipótese central,
observamos que ao lado da autoridade dos tuxauas, assinalada por ações de bases ou valores
tradicionais, instituiu-se outro modelo de liderança, cuja legitimidade não está exclusivamente
na capacidade de politicamente organizar e liderar a sociedade interna, constituída por
dinâmicas grupais das mais diversas. O conceito de produção se institui como uma categoria
prioritária que divide – quebra – a sociedade Mawé entre os produtores agroflorestais e outros
agrupamentos. Tais produtores se distinguem pelos negócios com outros agentes globais. Esta
relação inclui rearticulações entre o local e o global, além de tensões compartilhadas no interior
do campo de luta com dimensões transnacionais. Embora, com projetos próprios e bem
definidos de emancipação polÍtica e econômica, o projeto de autonomia ainda está em
construção. |