Dissertação

Ensino da matemática na perspectiva das metodologias ativas: um estudo sobre a “sala de aula invertida”

Este trabalho tem como objetivo discutir as características do Ensino da Matemática, as mudanças que ocorreram ao longo do tempo influenciadas pela evolução da tecnologia, analisando as metodologias ativas relacionadas a matemática, destacando aquelas que se utilizam de ferramentas tecnológicas em s...

ver descrição completa

Autor principal: Moreira, Rosilei Cardozo
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3117297539433151
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6283
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6283
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-62832018-08-23T15:09:53Z Ensino da matemática na perspectiva das metodologias ativas: um estudo sobre a “sala de aula invertida” Moreira, Rosilei Cardozo Oliveira, Disney Douglas de Lima http://lattes.cnpq.br/3117297539433151 http://lattes.cnpq.br/0809035825922353 Feitosa, Francisco Eteval da Silva Alcântara, Marcos Aurélio Ensino da Matemática Sala de aula invertida Ferramentas Tecnológicas CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA Este trabalho tem como objetivo discutir as características do Ensino da Matemática, as mudanças que ocorreram ao longo do tempo influenciadas pela evolução da tecnologia, analisando as metodologias ativas relacionadas a matemática, destacando aquelas que se utilizam de ferramentas tecnológicas em sua pratica pedagógica, e apresentando a metodologia da "Sala de aula Invertida"como uma opção para incentivar a utilização da tecnologia no ensino da matemática, visto que essa metodologia tem o objetivo de inverter os processos tradicionais de ensino, passando a realizar em casa o primeiro contato com os conceitos que geralmente são explorados em sala para então, na presença do professor, otimizar o tempo disponível para resolver exercícios, experiencias e atividades de aprofundamento. This work aims to discuss the characteristics of mathematics teaching, the changes that occurred over time influenced by the evolution of technology, analyzing the active methodologies related to mathematical, highlighting those that are They use technological tools in their pedagogical practice, and presenting the methodology of the "inverted classroom" as an option to encourage the use of technology in teaching mathematics, since this methodology aims to reverse the Traditional processes of teaching, going to perform at home the first contact with the concepts that are usually explored in the room for then, in the presence of the teacher, optimize the time available to solve exercises, experiences and activities of Deepening. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2018-04-06T16:12:48Z 2018-03-23 Dissertação MOREIRA, Rosilei Cardozo. Ensino da matemática na perspectiva das metodologias ativas: um estudo sobre a “sala de aula invertida”. 2018. 50 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6283 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Ensino da Matemática
Sala de aula invertida
Ferramentas Tecnológicas
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
spellingShingle Ensino da Matemática
Sala de aula invertida
Ferramentas Tecnológicas
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
Moreira, Rosilei Cardozo
Ensino da matemática na perspectiva das metodologias ativas: um estudo sobre a “sala de aula invertida”
topic_facet Ensino da Matemática
Sala de aula invertida
Ferramentas Tecnológicas
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
description Este trabalho tem como objetivo discutir as características do Ensino da Matemática, as mudanças que ocorreram ao longo do tempo influenciadas pela evolução da tecnologia, analisando as metodologias ativas relacionadas a matemática, destacando aquelas que se utilizam de ferramentas tecnológicas em sua pratica pedagógica, e apresentando a metodologia da "Sala de aula Invertida"como uma opção para incentivar a utilização da tecnologia no ensino da matemática, visto que essa metodologia tem o objetivo de inverter os processos tradicionais de ensino, passando a realizar em casa o primeiro contato com os conceitos que geralmente são explorados em sala para então, na presença do professor, otimizar o tempo disponível para resolver exercícios, experiencias e atividades de aprofundamento.
author_additional Oliveira, Disney Douglas de Lima
author_additionalStr Oliveira, Disney Douglas de Lima
format Dissertação
author Moreira, Rosilei Cardozo
author2 http://lattes.cnpq.br/3117297539433151
author2Str http://lattes.cnpq.br/3117297539433151
title Ensino da matemática na perspectiva das metodologias ativas: um estudo sobre a “sala de aula invertida”
title_short Ensino da matemática na perspectiva das metodologias ativas: um estudo sobre a “sala de aula invertida”
title_full Ensino da matemática na perspectiva das metodologias ativas: um estudo sobre a “sala de aula invertida”
title_fullStr Ensino da matemática na perspectiva das metodologias ativas: um estudo sobre a “sala de aula invertida”
title_full_unstemmed Ensino da matemática na perspectiva das metodologias ativas: um estudo sobre a “sala de aula invertida”
title_sort ensino da matemática na perspectiva das metodologias ativas: um estudo sobre a “sala de aula invertida”
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2018
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6283
_version_ 1831969605724143616
score 11.755432