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Dissertação
A formação de conceitos científicos em física: uma proposta de ensino delineada pela teoria das ações mentais utilizando realidade aumentada
Com a modernização e os avanços significativos na tecnologia a educação e as práticas educativas utilizadas pelos docentes devem estar de acordo com as novas tendências humanas. É enfatizado através dos programas de avaliação como: PROVA BRASIL e ENEM, a falência dos métodos pedagógicos utilizado...
Autor principal: | Perrone, Breno Mário Silva |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7383541281302128 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6356 |
Resumo: |
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Com a modernização e os avanços significativos na tecnologia a educação e as
práticas educativas utilizadas pelos docentes devem estar de acordo com as novas
tendências humanas. É enfatizado através dos programas de avaliação como: PROVA
BRASIL e ENEM, a falência dos métodos pedagógicos utilizados nas salas de aula pelos
professores. Diversos pesquisadores da área da educação buscam determinar elementos
que geram dificuldades de aprendizagem a fim de estabelecer novas técnicas e métodos
de ensino. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é aplicar uma sequência didática de
ensino de Física utilizando a Realidade Aumentada, software instalado no aparelho
telefônico (celular), com intuito em proporcionar aos discentes a visualização de
problemas da mecânica, focando-se na formação de conceitos científicos. A Realidade
Aumentada por ser um dispositivo computacional contemporânea é utilizado na pesquisa
para despertar o interesse nas aulas de Ciências, e assim ser alicerce inicial à atividade
de aprender. O modelo de ensino proposto pelo trabalho se fundamenta nas teorias
psicológicas de Galperín, psicólogo que define o desenvolvimento da psiquê através de
etapas mentais organizadas e dirigidas por indivíduo mais experiente, o que chamou de
Base Orientadora da ação (BOA). Com recurso da base orientadora da ação e a
ferramenta computacional da realidade aumentada, o trabalho investiga se através do
sequência didática proposta utilizando a realidade aumentada se encontra formação de
conceitos e definições. A pesquisa foi realizada com alunos do curso de Ciências Naturais
na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A metodologia utilizada para avaliar os
resultados da pesquisa é de caráter qualitativo, de cunho explicativo e exploratório. Para
obtenção dos dados foram utilizados instrumentos como: observação participante,
questionário, entrevista e diário de campo. Os resultados obtidos através dos dados são
produtos da síntese entre os fundamentos teóricos da pesquisa e informações coletadas
através das ferramentas metodológicas proposta pelo pesquisador. Com base nos
resultados, o trabalho considera a possibilidade na implementação da sequência didática
proposta inicialmente, evidenciando indicadores positivos à formação de conceitos
científicos no ensino de Física. |