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Tese
Importância das estratégias didáticas na construção de modelos mentais na aprendizagem de conceitos em eletroquímica
IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DE MODELOS MENTAIS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS EM ELETROQUÍMICA – A presente pesquisa insere-se como um estudo sobre a aprendizagem de conceitos científicos na Físico-Química, particularmente, sobre o conteúdo de Eletroquímica abordado no...
Autor principal: | Vieira, Danielle de Oliveira |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8763771065591083, https://orcid.org/0000-0001-8309-7917 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8449 |
Resumo: |
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IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DE
MODELOS MENTAIS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS EM
ELETROQUÍMICA – A presente pesquisa insere-se como um estudo sobre a aprendizagem
de conceitos científicos na Físico-Química, particularmente, sobre o conteúdo de Eletroquímica
abordado no Ensino Médio. O estudo buscou compreender as representações mentais que os
estudantes têm sobre os conceitos científicos, sendo este tipo de estudo uma das tendências das
pesquisas no Ensino de Ciências a partir dos anos 90 do século passado. Estudar as
representações mentais permite compreender como o sujeito constrói, modifica e aplica esses
conceitos, além de possibilitar a análise da proximidade destes com os conceitos científicos. Os
Modelos Mentais dos estudantes mostram-se como importantes representações singulares, com
significados que preservam uma série de informações relacionadas a episódios que acontecem
na sala de aula, dentre estes, a aprendizagem de conceitos, sendo estes associados,
diferenciados, construídos e reconstruídos para aprendizagem do conhecimento científico. Com
isso, surge a questão “Quais aprendizagens, relativas ao conteúdo de Eletroquímica, são
favorecidas quando utilizadas situações didáticas que possibilitam a construção de Modelos
Mentais?”. Assim, o objetivo desta pesquisa consistiu na investigação dos Modelos Mentais
dos estudantes da 2ª Série do Ensino Médio acerca dos conceitos abordados em Eletroquímica,
analisando como estes modelos interferem e/ou contribuem na aprendizagem. Para isso, foram
analisados Modelos Didáticos relacionados ao conteúdo de Eletroquímica nos Livros Didáticos
de Química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2015 e buscou-se reconhecer
na fala dos Professores de Química se o Livro Didático era utilizado por eles e por seus
estudantes, tal como identificar os conteúdos de Físico-química de maior dificuldade de
aprendizagem dos estudantes. Seguidamente levantou-se os Conhecimentos Prévios e os
Modelos Mentais dos estudantes sobre Eletroquímica. Esta é uma Pesquisa Qualitativa e os
instrumentos e registros utilizados na coleta de dados foram protocolo de análise do Livro
Didático; entrevistas semiestruturadas com os professores; entrevistas semiestruturadas com
representantes dos grupos de estudantes e questionários mistos e situações didáticas pautadas
na Teoria dos Modelos Mentais, sendo estas registradas por recurso audiovisual e diário de
campo. Na organização e análise dos dados foi utilizada a técnica de Análise Textual Discursiva
consistindo na unitarização, categorização e na construção de metatextos, comunicação,
auxiliada com gráficos e dados tabelados. Os resultados obtidos a partir dos Livros Didáticos e
da entrevista com os professores de Físico-química foram analisados na perspectiva de
identificar e compreender os possíveis Modelos Didáticos que norteiam a (re) construção dos
Modelos Mentais dos estudantes. Os resultados obtidos a partir da análise dos Livros Didáticos
mostram um quantitativo expressivo de Modelos Didáticos, não sendo observada certa
correlação entre as três dimensões do conhecimento químico em todas as obras analisadas
limitando o aprendizado de conceitos eletroquímicos. Quanto aos Modelos Didáticos dos
professores de Química, observou-se dificuldades na elaboração de estratégias didáticas
diversificadas e que relacionam dificuldades no aprendizado de química a falta de domínio da
língua portuguesa e da matemática. E, a análise dos Modelos Mentais dos estudantes mostrou
aproximações aos Modelos Conceituais de Oxirredução favorecidas pelas diversas estratégias
didáticas utilizadas ao longo dos encontros. |