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Dissertação
As filosofias ocultas na concepção de ciência em professores de Física em formação: uma análise sob a perspectiva de Gaston Bachelard
Diante das perspectivas de professores de Física em formação, nota-se um aspecto filosófico um tanto quanto fragilizado; aspecto esse, responsável pela qualidade científica da Concepção de Ciência do espírito científico que a possui. Partindo disso, de que forma as filosofias ocultas em professor...
Autor principal: | Silva, Igor Rodrigues Chicolet da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0418163380022507, https://orcid.org/0000-0001-8076-9108 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8456 |
Resumo: |
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Diante das perspectivas de professores de Física em formação, nota-se um aspecto filosófico
um tanto quanto fragilizado; aspecto esse, responsável pela qualidade científica da
Concepção de Ciência do espírito científico que a possui. Partindo disso, de que forma as
filosofias ocultas em professores de Física em formação, e pós-graduandos, influenciam em
sua Concepção de Ciência? Assim sendo, analisa-se a Concepção de Ciência sob a ótica de
Gaston Bachelard, contando com uma pesquisa pura do tipo exploratória, utilizando-se dos
métodos da Análise Textual Discursiva para a exploração das respostas coletadas por meio
de uma entrevista estruturada, com perguntas de natureza filosófica e epistemológica –
divididas em quatro categorias; como entrevistados, a pesquisa conta com a participação de
alunos de graduação em Licenciatura em Física, de diversos períodos – da Universidade
Federal do Amazonas –, bem como alunos de um programa de pós-graduação, da mesma
universidade. A inquietação com o fenômeno, a respeito do pensamento científico,
proporcionará um ambiente fértil para se detectar a presença das filosofias ocultas – termo
sustentado a partir dos conceitos de Perfil Epistemológico e Vigilância Epistemológica,
ambos de Bachelard, somando-se à ideia de que um pensamento filosófico absoluto anda em
sentido contrário ao desenvolvimento científico e, ainda, que as concepções de um indivíduo
são norteados por um plural de escolas filosóficas; ele estando ciente ou não. Como
resultados da Categoria 1 – Concepção de Ciência – conta-se com evidências de que há um
espírito científico comum que se encontra ancorado em uma vigilância epistemológica de
primeiro grau; situação preocupante, uma vez que os sujeitos entrevistados responsabilizar-
se-ão pelo processo de desenvolvimento das concepções em sujeitos em nível básico do
ensino. A Categoria 2 – Epistemologia – reafirma as evidências encontradas na categoria
anterior, principalmente quando se analisa de forma mais íntima os discursos em torno da 1ª
Lei de Newton. Seguindo com a Categoria 3 – Ensino de Ciências e o espírito científico –
percebe-se indícios de que há um espírito que engatinha para um progresso de sua própria
vigilância epistemológica. Por fim, é na Categoria 4 – Filosofia da Ciência no Ensino
Superior – que se nota as influências do curso de formação no desenvolvimento do espírito
científico. Diante das discussões e das evidências, os resultados mostram-se esclarecedores
quanto: (1) à influência do curso de Licenciatura em Física no desenvolvimento da
Concepção de Ciência; e (2) à ausência de contextos histórico e filosófico da Ciência – fato
esse que anda na contramão à democratização da Ciência. |