/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Aprendizagem da Geometria Plana através da conversão de registros de Representações Geométricas e linguagem Natural
Neste trabalho realizou-se uma pesquisa sobre o ensino da Geometria plana e criou-se uma proposta didádica utilizando construções geométricas com régua, compasso, esquadro e transferidor. Objetivou-se articular as representações geométricas e linguagem natural através das construções geométricas....
Autor principal: | Bezerra, Francinaldo da Silva |
---|---|
Outros Autores: | . |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6372 |
Resumo: |
---|
Neste trabalho realizou-se uma pesquisa sobre o ensino da Geometria plana e criou-se uma
proposta didádica utilizando construções geométricas com régua, compasso, esquadro e transferidor.
Objetivou-se articular as representações geométricas e linguagem natural através das
construções geométricas. A pesquisa foi realizada com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental,
em uma escola da rede pública municipal de Manaus. A sequência das atividades foi
elaborada tendo como base a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond
Duval. Utilizou-se a metodologia de pesquisa Engenharia Didática, que articula ação didática
e pesquisa, também proporciona uma organização na estrutura do trabalho. Verificou-se que o
ensino da Geometria Plana através de construções geométricas com régua, compasso, esquadro
e transferidor é válido para auxiliar os discentes na aprendizagem da Geometria Plana, podendo
assim articular registros de representação geométrica e linguagem natural, além de não confundir
o objeto matemático com sua representação. |