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Dissertação
Proposta de gestão dos resíduos sólidos em uma escola do Ensino Profissionalizante de Manaus
O objetivo geral dessa dissertação foi apresentar uma proposta de um plano de gestão de resíduos sólidos para escolas profissionalizantes, tendo como referência a Escola SENAI Antônio Simões, em Manaus. Para tal, objetivou-se de forma específica: realizar um levantamento bibliográfico e na legisl...
Autor principal: | Pessoa, Alquimarino da Silva |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4307430578052763 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6404 |
Resumo: |
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O objetivo geral dessa dissertação foi apresentar uma proposta de um plano de
gestão de resíduos sólidos para escolas profissionalizantes, tendo como referência a
Escola SENAI Antônio Simões, em Manaus. Para tal, objetivou-se de forma
específica: realizar um levantamento bibliográfico e na legislação sobre gestão de
resíduos sólidos; divulgar as diretrizes do plano, apresentando para os estudantes e
funcionários, a sinalização e distribuição dos pontos de coleta e a projeção dos
coletores de resíduos sólidos, mais adequados à realidade da escola; e propor a
metodologia de implantação e avaliação dos resultados do plano. A presente
dissertação buscou responder ao problema delimitado ao seguinte questionamento:
de que forma a Escola SENAI Antônio Simões pode contribuir para evitar problemas
ambientais, decorrentes da geração de resíduos sólidos oriundos de seus processos
educacionais? A hipótese que norteou a pesquisa partiu da premissa de que, a
elaboração e implantação de um plano de gestão de resíduos, conforme a legislação
vigente irá contribuir para a redução dos impactos causados pela escola sobre o
meio ambiente. A metodologia adotada na elaboração da dissertação caracteriza-se
como uma pesquisa teórica qualitativa, resultado de uma pesquisa bibliográfica, um
estudo de caso e uma pesquisa documental na escola objeto de análise e nas
legislações aplicáveis, nas esferas federal, estadual e municipal. A realização do
presente trabalho procurou dar uma contribuição para a Escola SENAI Antônio
Simões, pois apesar de a mesma atuar em uma respeitada área de serviços
educacionais profissionalizantes, pertencente ao Serviço Nacional de Aprendizagem
Industrial (SENAI), que atua em nível nacional, a referida escola não possui um
plano de gestão de resíduos sólidos, devidamente elaborado e implementado. Os
resultados levam a conclusão de que a Escola SENAI Antônio Simões e todo o
sistema educacional do SENAI podem ter amplos benefícios ao implantar, no
cotidiano de suas escolas, as etapas e práticas da sugestão do plano proposto, com
a redução de seus gastos com insumos, reduzindo ainda desperdícios e impactos
negativos ao meio ambiente. |