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Dissertação
Análise da contribuição da educação ambiental para a coleta seletiva de resíduos sólidos no ensino médio na cidade de Manaus
O estudo teve como objetivo analisar se há programas de Educação Ambiental com foco na coleta seletiva de resíduos sólidos, desenvolvidos nas escolas das redes pública e privada de ensino médio na cidade de Manaus, capazes de efetivar uma real mudança comportamental nos alunos em relação às suas at...
Autor principal: | Abdala, Willer José dos Santos |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2047798015379581 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2498 |
Resumo: |
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O estudo teve como objetivo analisar se há programas de Educação Ambiental com foco na coleta seletiva de resíduos sólidos, desenvolvidos nas escolas das redes pública e privada de ensino médio na cidade de Manaus, capazes de efetivar uma real mudança comportamental
nos alunos em relação às suas atitudes com o meio ambiente bem como no tratamento dos resíduos sólidos, corroborando na construção de atitudes pro - ativas na sociedade, gerando melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente. Na fundamentação teórica
apresentamos conceitos e importância a respeito da educação ambiental dentro de uma ótica do desenvolvimento socialmente e ambientalmente sustentável para o sucesso das economias modernas em benefício das sociedades atuais e futuras, caracterizando a necessidade da formação de uma consciência ambiental nas pessoas e comunidades, além da importância da
presença e do papel da escola como instituição motivadora e transformadora da uma mudança
comportamental nos cidadãos. Em seguida foram realizados estudos a respeito dos resíduos sólidos, (conceitos, problemas, importância, causas e conseqüências) e as temáticas da Educação Ambiental para a minimização e solução destes problemas, além dos seus efeitos negativos para a economia e para o meio ambiente. Após uma análise dos dados coletados por
meio dos questionários aplicados e com base na fundamentação teórica abordada, concluímos
que os programas de EA desenvolvidos nas escolas em Manaus não apresentam eficácia em efetivar uma mudança comportamental nas pessoas em relação ao seu comportamento em defesa do meio ambiente, muito menos sobre a coleta seletiva de lixo, uma vez que não são desenvolvidos dentro de uma metodologia inter, trans e multidisciplinar, assim como pela baixa periodicidade anual e a falta de continuidade nas ações e atividades que envolvem programas e projetos dos alunos com o meio ambiente e a coleta seletiva de resíduos sólidos. |