/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
O palco e a vida em Claraboia, de José Saramago
Claraboia constitui a exposição da realidade urbana da cidade de Lisboa no período da ditadura em Portugal, formada após a migração em massa das populações rurais, da grande crise de 29 e das consequências das revoluções contrárias ao Governo, quando os prédios antigos eram constituídos de poucos...
Autor principal: | Cavalcante, Kelly Gomes |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1801201523698097 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6481 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6481 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-64812018-06-22T05:03:25Z O palco e a vida em Claraboia, de José Saramago Cavalcante, Kelly Gomes Zucolo, Nicia Petreceli http://lattes.cnpq.br/1801201523698097 http://lattes.cnpq.br/4572857563677466 Ambiguidade Relações sociais - Pontos de vista Teatro Mulher - Portugal LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS Claraboia constitui a exposição da realidade urbana da cidade de Lisboa no período da ditadura em Portugal, formada após a migração em massa das populações rurais, da grande crise de 29 e das consequências das revoluções contrárias ao Governo, quando os prédios antigos eram constituídos de poucos andares e acumulavam famílias inteiras em pequenos apartamentos sob condições precárias. Por meio desta imagem, José de Sousa Saramago apresenta os típicos conflitos internos, sociais, políticos e econômicos também presentes nas outras obras, instigando questionamentos quanto à postura social e aos rigores que a ditadura impusera, já focalizando o dimensionamento dos papéis femininos em um processo de transformação social, antes de transformar a si próprias. Ironias, pontuações e contrapontos são dispostos de modo a colaborar com a exposição dessas cenas, sugerindo confrontos de opiniões e, ao mesmo tempo, resguardando ideias de naturezas diferentes, no sentido de desconstruir os mitos de Portugal e o moralismo imposto pelo governo daquela época. Este texto apresenta possibilidades de estratégias narrativas responsáveis pelas orientadas desconstruções de verdades absolutas a respeito de posturas determinadas para as relações sociais, para o comportamento da família e para os lugares femininos, viabilizando proposições alternativas a que deveríamos permanecer passíveis para uma leitura democrática e consciente, permitindo experienciar novas, outras e até desconhecidas verdades. Claraboia is the exhibition of the urban reality of the city of Lisbon during the period of dictatorship in Portugal, formed after the mass migration of the rural population, the great crisis of 29 and the consequences of revolutions contrary to the Government, when the old buildings were made up of a few floors and accumulated whole families in small apartments under precarious conditions. Through this image, José de Sousa Saramago presents the typical internal, social, political and economic conflicts that are also present in the other works, instigating questions about the social posture and the rigors imposed by the dictatorship, already focusing on the dimensioning of women's roles in a process of social transformation, before transforming themselves. Ironies, punctuations, and counterpoints are arranged to collaborate with the exposition of these scenes, suggesting confrontations of opinions and, at the same time, guarding ideas of different natures, in the sense of deconstructing the myths of Portugal and the moralism imposed by the government of that time. This text presents possibilities of narrative strategies responsible for the deconstruction of absolute truths regarding postures determined for social relations, for the behavior of the family and for the feminine places, making possible alternative propositions to which we should remain susceptible to a democratic and conscious reading, allowing to experience new ones, others and even unknown truths. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2018-06-21T14:46:43Z 2018-04-24 Dissertação CAVALCANTE, Kelly Gomes. O palco e a vida em Claraboia, de José Saramago. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6481 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Ambiguidade Relações sociais - Pontos de vista Teatro Mulher - Portugal LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS |
spellingShingle |
Ambiguidade Relações sociais - Pontos de vista Teatro Mulher - Portugal LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS Cavalcante, Kelly Gomes O palco e a vida em Claraboia, de José Saramago |
topic_facet |
Ambiguidade Relações sociais - Pontos de vista Teatro Mulher - Portugal LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS |
description |
Claraboia constitui a exposição da realidade urbana da cidade de Lisboa no período da
ditadura em Portugal, formada após a migração em massa das populações rurais, da grande
crise de 29 e das consequências das revoluções contrárias ao Governo, quando os prédios
antigos eram constituídos de poucos andares e acumulavam famílias inteiras em pequenos
apartamentos sob condições precárias. Por meio desta imagem, José de Sousa Saramago
apresenta os típicos conflitos internos, sociais, políticos e econômicos também presentes
nas outras obras, instigando questionamentos quanto à postura social e aos rigores que a
ditadura impusera, já focalizando o dimensionamento dos papéis femininos em um
processo de transformação social, antes de transformar a si próprias. Ironias, pontuações e
contrapontos são dispostos de modo a colaborar com a exposição dessas cenas, sugerindo
confrontos de opiniões e, ao mesmo tempo, resguardando ideias de naturezas diferentes, no
sentido de desconstruir os mitos de Portugal e o moralismo imposto pelo governo daquela
época. Este texto apresenta possibilidades de estratégias narrativas responsáveis pelas
orientadas desconstruções de verdades absolutas a respeito de posturas determinadas para
as relações sociais, para o comportamento da família e para os lugares femininos,
viabilizando proposições alternativas a que deveríamos permanecer passíveis para uma
leitura democrática e consciente, permitindo experienciar novas, outras e até desconhecidas
verdades. |
author_additional |
Zucolo, Nicia Petreceli |
author_additionalStr |
Zucolo, Nicia Petreceli |
format |
Dissertação |
author |
Cavalcante, Kelly Gomes |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/1801201523698097 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/1801201523698097 |
title |
O palco e a vida em Claraboia, de José Saramago |
title_short |
O palco e a vida em Claraboia, de José Saramago |
title_full |
O palco e a vida em Claraboia, de José Saramago |
title_fullStr |
O palco e a vida em Claraboia, de José Saramago |
title_full_unstemmed |
O palco e a vida em Claraboia, de José Saramago |
title_sort |
o palco e a vida em claraboia, de josé saramago |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2018 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6481 |
_version_ |
1831969638324371456 |
score |
11.753735 |