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Dissertação
A utilização de vídeo e trilha como instrumentos de Educomunicação na APA da UFAM
Diversos instrumentos de comunicação podem ser utilizados como ferramentas educativas, complementando assuntos ministrados em sala de aula e promovendo a aproximação entre os estudantes e o objeto de estudo. Esse aproximação se dá por meio de uma didática participativa e pautada na utilização de ins...
Autor principal: | Câmara, João Felipe Omena Raposo da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4634582313227699 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6587 |
Resumo: |
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Diversos instrumentos de comunicação podem ser utilizados como ferramentas educativas, complementando assuntos ministrados em sala de aula e promovendo a aproximação entre os estudantes e o objeto de estudo. Esse aproximação se dá por meio de uma didática participativa e pautada na utilização de instrumentos de comunicação que retratem a realidade dos estudantes, e é chamada Educomunicação. A presente pesquisa utilizou-se de dois instrumentos de educomunicação sobre a Área de Proteção Ambiental na qual a Universidade Federal do Amazonas está inserida: um vídeo educativo e uma trilha interpretativa. Tais instrumentos foram apresentados aos estudantes e em seguida o conhecimento adquirido por eles foi avaliado. A avaliação da eficácia do vídeo educativo e da trilha interpretativa como instrumentos de educomunicação constitui o objetivo principal da seguinte pesquisa. Os alunos responderam um questionário com questões fechadas sobre o conhecimento relacionado à APA da Ufam e algumas das espécies vegetais ali presentes. Em seguida, assistiram ao vídeo e participaram da atividade na trilha, e tornaram a responder o questionário. Foram escolhidas turmas aleatórias de diferentes cursos do Campus para participar da pesquisa. A comparação dos resultados dos questionários de antes e depois das atividades, bem como o comportamento e as reações dos alunos durante o vídeo e a trilha indicaram que o vídeo é mais eficaz na fixação dos conteúdos abordados. No entanto, a trilha interpretativa foi mais eficaz para sensibilizar os estudantes quanto à necessidade de conservação das áreas florestais nas cidades. De uma amostragem de 255 alunos, apenas 6% (16) responderam saber que a floresta do Campus está em uma unidade de conservação. Ou seja, um pequeno percentual dos estudantes sabe que a floresta do Campus é uma área protegida. A inserção direta no fragmento florestal e a exibição de conteúdos voltados para a realidade local dos estudantes são importantes no despertar da curiosidade que os levará a ter uma maior atenção em relação às questões ambientais. Por isso, conclui-se que a utilização dos instrumentos de educomunicação para tal fim não é somente eficaz, como também extremamente necessária. |