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Dissertação
Aplicação de ferramentas da qualidade para a melhoria da prestação do serviço de avaliação quantitativa de agentes químicos em duas empresas do PIM
A convivência com as substâncias químicas nos dias atuais acaba sendo obrigatória e permanente, sendo particularmente importante para os trabalhadores envolvidos em processos produtivos e industriais. O risco e o perigo que estão relacionados com as substâncias químicas devem ser trabalhados nas...
Autor principal: | Viveiros Júnior, Antônio Laurindo |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0648735590582783 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6616 |
Resumo: |
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A convivência com as substâncias químicas nos dias atuais acaba sendo obrigatória e
permanente, sendo particularmente importante para os trabalhadores envolvidos em processos
produtivos e industriais. O risco e o perigo que estão relacionados com as substâncias
químicas devem ser trabalhados nas suas várias dimensões, dentre as quais se destaca a
avaliação quantitativa de agentes químicos no ambiente de trabalho. No entanto, melhorar a
prestação de serviço de avaliação quantitativa de agentes químicos na indústria tem sido um
problema devido a vários fatores, tais como: a demora na realização das coletas e na emissão
dos realtórios Com isso, o tempo de resposta dos resultados avaliados pode demorar,
impactando diretamente nas tomadas de decisões. Esse trabalho teve o objetivo de melhorar o
processo de prestação de serviço na área de avaliação quantitativa de agentes químicos. Para
tanto, foram aplicadas três ferramentas da qualidade: PDCA, Mapeamento de Processos e
5W2H, visando identificar as principais dificuldades, conflitos e gargalos existentes na
prestação deste serviço. Tudo isso para melhorar a qualidade e reduzir o tempo de entrega dos
resultados ao cliente. Contribuindo também, de forma direta, para a tomada de decisões em
relação à prevenção da saúde do trabalhador. O estudo foi realizado em duas empresas do
mesmo ramo de atividades do Polo Industrial de Manaus - PIM, com foco na melhoria dos
pontos de conflitos durante a realização deste serviço. Após a plicação das ferramentas, foi
constatada uma redução do prazo de 60 dias para 44,5 dias, o que equivale a 25,83% de
redução de tempo. Os resultados confirmaram a eficiência das ferramentas e da metodologia
aplicada. |