Dissertação

Uma proposta de aplicação da Lógica Fuzzy no Ensino Médio

A lógica fuzzy trabalha com termos imprecisos na matemática, cuja representação não pode ser feita através das propriedades dos conjuntos clássicos conhecidas. Esses termos, mesmo que imprecisos podem ser interpretados por números. O presente trabalho apresenta uma proposta para trabalhar lógica...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Manoela Franco da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6723839252677809
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6619
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6619
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-66192019-11-14T15:21:33Z Uma proposta de aplicação da Lógica Fuzzy no Ensino Médio Silva, Manoela Franco da Prata, Roberto Antonio Cordeiro http://lattes.cnpq.br/6723839252677809 http://lattes.cnpq.br/5159150780688575 Oliveira, Nilomar Vieira de Sousa, Jeanne Moreira de Ensino Médio Lógica Fuzzy Pensamento Matemático CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA A lógica fuzzy trabalha com termos imprecisos na matemática, cuja representação não pode ser feita através das propriedades dos conjuntos clássicos conhecidas. Esses termos, mesmo que imprecisos podem ser interpretados por números. O presente trabalho apresenta uma proposta para trabalhar lógica Fuzzy no ensino médio com base em análise de problemas em que se pode aplicar a teoria dos conjuntos Fuzzy a partir do pensamento intuitivo. O referencial teórico encontra-se em Barros e Bassanezi (2006) e nos resultados de Corcoll-Spina (2010) e Gayer (2017). O objetivo deste trabalho é fazer com que os alunos utilizem a lógica fuzzy no seu cotidiano através de aplicações que eles deverão desenvolver a partir da teoria clássica dos conjuntos, passando pela lógica fuzzy e, através da modelagem matemática, modelar fenômenos por meio da subjetividade e conseguir interpretar as aplicações da lógica fuzzy em variadas situações. The Fuzzy logic is about uncertainty in Math, whose representation can’t be done by crisp sets properties known. This representation, even uncertaintly can be interpretados by numbers. This job presents a proposta to use Fuzzy logic at high school based in analysis of problems that can be applied the Fuzzy sets theory from intuitive thinking. The theoretical framework is Barros and Bassanezi (2006) and in the results of Corcoll-Spina (2010) and Gayer (2017). The objective of this work is to make the students use the fuzzy logic in their daily life through applications that they must develop from the classical theory of sets, passing through the fuzzy logic and, through mathematical modeling, to model phenomena through subjectivity and to be able to interpret the applications of fuzzy logic in many situations. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2018-09-19T12:40:47Z 2018-07-23 Dissertação SILVA, Manoela Franco da. Uma proposta de aplicação da Lógica Fuzzy no Ensino Médio. 2018. 43 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6619 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Ensino Médio
Lógica Fuzzy
Pensamento Matemático
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
spellingShingle Ensino Médio
Lógica Fuzzy
Pensamento Matemático
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Silva, Manoela Franco da
Uma proposta de aplicação da Lógica Fuzzy no Ensino Médio
topic_facet Ensino Médio
Lógica Fuzzy
Pensamento Matemático
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description A lógica fuzzy trabalha com termos imprecisos na matemática, cuja representação não pode ser feita através das propriedades dos conjuntos clássicos conhecidas. Esses termos, mesmo que imprecisos podem ser interpretados por números. O presente trabalho apresenta uma proposta para trabalhar lógica Fuzzy no ensino médio com base em análise de problemas em que se pode aplicar a teoria dos conjuntos Fuzzy a partir do pensamento intuitivo. O referencial teórico encontra-se em Barros e Bassanezi (2006) e nos resultados de Corcoll-Spina (2010) e Gayer (2017). O objetivo deste trabalho é fazer com que os alunos utilizem a lógica fuzzy no seu cotidiano através de aplicações que eles deverão desenvolver a partir da teoria clássica dos conjuntos, passando pela lógica fuzzy e, através da modelagem matemática, modelar fenômenos por meio da subjetividade e conseguir interpretar as aplicações da lógica fuzzy em variadas situações.
author_additional Prata, Roberto Antonio Cordeiro
author_additionalStr Prata, Roberto Antonio Cordeiro
format Dissertação
author Silva, Manoela Franco da
author2 http://lattes.cnpq.br/6723839252677809
author2Str http://lattes.cnpq.br/6723839252677809
title Uma proposta de aplicação da Lógica Fuzzy no Ensino Médio
title_short Uma proposta de aplicação da Lógica Fuzzy no Ensino Médio
title_full Uma proposta de aplicação da Lógica Fuzzy no Ensino Médio
title_fullStr Uma proposta de aplicação da Lógica Fuzzy no Ensino Médio
title_full_unstemmed Uma proposta de aplicação da Lógica Fuzzy no Ensino Médio
title_sort uma proposta de aplicação da lógica fuzzy no ensino médio
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2018
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6619
_version_ 1831969661185425408
score 11.753896