Dissertação

Percepção Ambiental e desenvolvimento Scratch: uso da água no pulsar do Rio Juruá – Eirunepé – Amazonas

Esta dissertação se baseia no pressuposto de que o uso do Software educacional Scratch pode contribuir para o ensino de Ciências Ambientais, proporcionando aos sujeitos da pesquisa uma aprendizagem significativa sobre o ambiente em que vivem. Tem como objetivo a construção de animações dinâmicas...

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Autor principal: Lima, William Vieira de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5679307359044495
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6695
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-66952018-10-18T05:03:55Z Percepção Ambiental e desenvolvimento Scratch: uso da água no pulsar do Rio Juruá – Eirunepé – Amazonas Lima, William Vieira de Schropfer, Edivânia dos Santos http://lattes.cnpq.br/5679307359044495 http://lattes.cnpq.br/5186758587635323 Percepção Ambiental Uso da Água Programação Scratch Interdisciplinaridade Ciências Ambientais - Ensino-aprendizagem Software educacional Scratch Environmental Perception Water Use Scratch programming CIÊNCIAS AGRÁRIAS Esta dissertação se baseia no pressuposto de que o uso do Software educacional Scratch pode contribuir para o ensino de Ciências Ambientais, proporcionando aos sujeitos da pesquisa uma aprendizagem significativa sobre o ambiente em que vivem. Tem como objetivo a construção de animações dinâmicas sobre o uso da água com o uso do Scratch. Para alcançar os objetivos propostos da pesquisa, foi estudada a percepção ambiental dos sujeitos sobre o uso da água no pulsar do rio Juruá, bem como o Software educacional Scratch e suas possibilidades para o desenvolvimento do pensamento computacional. O estudo foi realizado em uma escola pública do interior do estado do Amazonas, tendo como participantes o professor-pesquisador e vinte e quatro discentes. A base do trabalho foi a Abordagem da Complexidade Sistêmica. Diante da necessidade de descrever e explicar o fenômeno social em seu contexto, com uso do Estudo de Caso como procedimento metodológico, que permite o uso de múltiplas fontes para explorar o fenômeno em profundidade. Os alunos foram incentivados a desenvolver animações dinâmicas com o uso do Scratch e foram estudados para verificar se a ferramenta proporciona um aprendizado dos conteúdos relacionados às Ciências Ambientais, especificamente o tema água. Para análise, foram realizadas estatísticas descritivas, após alimentação da base de dados, com registros das entrevistas, questionário e dados registrados no diário de campo. A pesquisa mostra que o Scratch pode ser uma ajuda importante para o trabalho curricular, devido ao seu caráter motivacional, desafiador e construtivo, podendo ser inserido como uma proposta pedagógica nas escolas de educação básica. This dissertation is based on the assumption that the use of educational Software Scratch can contribute to the teaching of Environmental Sciences, providing the research subjects with a meaningful learning about the environment in which they live. It aims at the construction of dynamic animations on the use of water with the use of Scratch. In order to reach the proposed objectives of the research the environmental perception of the subjects on the use of water in the pulsar of the Juruá River was studied, as well as the educational Software Scratch and its possibilities for the development of computational thinking. The study was carried out in a public school in the interior of the state of Amazonas, with as participants the teacher-researcher and twenty-four students. The foundation of the work was the Systemic Complexity Approach. Faced with the need to describe and explain the social phenomenon in its context, with use of the Case Study as a methodological procedure, allows the use of multiple sources to explore the phenomenon in depth. The students were encouraged to develop dynamic animations with the use of Scratch and were studied to verify if the tool provides a learning of the contents related to Environmental Sciences, specifically the water theme. For analysis, descriptive statistics were performed, after feeding the database, with records of the interviews, questionnaire and data recorded in the field diary. The research shows that Scratch can be an important aid to the curricular work, due to its motivational, challenging and constructive character, and can be inserted as a pedagogical proposal in basic education schools. 2018-10-17T13:04:58Z 2018-07-09 Dissertação LIMA, William Vieira de. Percepção Ambiental e desenvolvimento Scratch: uso da água no pulsar do Rio Juruá – Eirunepé – Amazonas. 2018. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6695 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
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