/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Contribuições do Curso de Nivelamento em Matemática na disciplina de Cálculo I
Esta dissertação tem como objetivo investigar as contribuições do curso de Nivelamento em Matemática ofertado pelo Departamento de Matemática da UFAM na superação do problema da reprovação em Cálculo no que se refere aos motivos geradores de dificuldades no processo de ensino e aprendizagem da di...
Autor principal: | Santos, Raimundo Nonato Souza dos |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4115872782529272 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6814 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6814 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-68142018-12-14T05:03:36Z Contribuições do Curso de Nivelamento em Matemática na disciplina de Cálculo I Contributions of the Course of Leveling in Mathematics in the discipline of Calculus I Santos, Raimundo Nonato Souza dos Oliveira, Disney Douglas de Lima http://lattes.cnpq.br/4115872782529272 http://lattes.cnpq.br/0809035825922353 Magalhães Netto, José Francisco de Feitosa, Francisco Eteval da Silva Nivelamento em Matemática Cálculo - Reprovação Educação CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM Esta dissertação tem como objetivo investigar as contribuições do curso de Nivelamento em Matemática ofertado pelo Departamento de Matemática da UFAM na superação do problema da reprovação em Cálculo no que se refere aos motivos geradores de dificuldades no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Cálculo. Para isto, optamos por um referencial teórico que mostra o desenvolvimento do Cálculo e seu ensino, trazemos ainda um estado da arte sobre os trabalhos que tiveram como objeto de pesquisa a reprovação em Cálculo e por fim um levantamento de pesquisas que investigaram Cursos de Nivelamento em Matemática para que pudéssemos levantar ou refutar hipóteses. Para o percurso metodológico optamos por uma abordagem predominantemente qualitativa, mas fazendo uso de aspectos quantitativos, fizemos um estudo de caso envolvendo o nivelamento e a disciplina de Cálculo I ofertados no primeiro semestre de 2017. Nossa metodologia foi dividida em três momentos: no primeiro, buscamos as concepções referente às expectativas dos alunos em relação ao nivelamento, no segundo fazemos uma análise quantitativa dos números de aprovação e reprovação em Cálculo I no período pesquisado e por fim, no último momento evidenciamos a real relação entre o nivelamento e a disciplina de Cálculo I sob a visão de alunos e professores, utilizamos para isso, como instrumento dois questionários eletrônicos para trazer à tona as concepções de alunos e professores a respeito da disciplina de Cálculo I e do Nivelamento após a conclusão de ambos. Como resultados, apresentamos 8 contribuições do nivelamento apontadas pelos alunos a priori no primeiro momento de nossa pesquisa, os índices alto de reprovação na disciplina de Cálculo I e como os alunos que participam assiduamente do Nivelamento conseguem obter um melhor rendimento na disciplina. E por fim destacamos as concepções dos alunos e professores ao fim de todo o percurso nivelamento e disciplina de Cálculo, sendo possível perceber que a maior dificuldade em Cálculo I identificada nas respostas de ambos é a falta de base Matemática e que a metodologia adotada pelo professor influencia diretamente para o sucesso do aluno na disciplina de Cálculo. Em relação ao Nivelamento este contribui significativamente para a superação do problema da falta de base e que sua contribuição se estende a integração do aluno ao ambiente acadêmico e também motiva e estimula o aluno para o estudo da matemática. This dissertation aims to investigate the contributions of the Mathematics Leveling course offered by the Department of Mathematics of UFAM in overcoming the problem of failure in Calculus regarding the reasons generating difficulties in the teaching and learning process of the discipline of Calculus. For this, we choose a theoretical reference that shows the evelopment of the Calculus and its teaching, we also bring a state of the art about the works that had as research object the reprobation in Calculus and finally a survey of researches that investigated Leveling Courses in Mathematics so we could either raise or refute hypotheses. For the course methodology, we choose a predominantly qualitative approach, but using quantitative aspects, we did a case study with the leveling and discipline of Calculus I offered in the first half of 2017. Our methodology was divide into three stages: in the first stage, we searched the students’ conceptions about leveling during the course. In the second stage, we did a quantitative analysis of approval and reprobation in Calculus I during the period studied and finally we used as instrument two electronic questionnaires to bring up the conception of students and teachers about the Course of Calculation I and Leveling after completion of both. As results, we present eight contributions of the leveling indicated by the students a priori, in the first stage,the high failure rates in the discipline of Calculus I and how the students who participated assiduously in the leveling can obtain a better performance in the discipline, we finally highlight the conceptions of the students and teachers at the end of the course leveling the discipline of Calculation, it being possible to perceived that the greatest difficulty in Calculation I identified in the answers of both it is the lack of mathematical basis and that the methodology adopted by the teacher directly influences the success of the studentâs in the discipline of Calculation I, in relation to leveling this contributes significantly to vercoming the problem of lack of base and that its contribution extends the integration of the student to the academic environment and also motivates and stimulates the student to study mathematics. 2018-12-13T13:10:36Z 2018-06-29 Dissertação SANTOS, Raimundo Nonato Souza dos. Contribuições do Curso de Nivelamento em Matemática na disciplina de Cálculo I. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6814 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Nivelamento em Matemática Cálculo - Reprovação Educação CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Nivelamento em Matemática Cálculo - Reprovação Educação CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM Santos, Raimundo Nonato Souza dos Contribuições do Curso de Nivelamento em Matemática na disciplina de Cálculo I |
topic_facet |
Nivelamento em Matemática Cálculo - Reprovação Educação CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Esta dissertação tem como objetivo investigar as contribuições do curso de Nivelamento em
Matemática ofertado pelo Departamento de Matemática da UFAM na superação do problema
da reprovação em Cálculo no que se refere aos motivos geradores de dificuldades no processo
de ensino e aprendizagem da disciplina de Cálculo. Para isto, optamos por um referencial
teórico que mostra o desenvolvimento do Cálculo e seu ensino, trazemos ainda um estado da
arte sobre os trabalhos que tiveram como objeto de pesquisa a reprovação em Cálculo e por
fim um levantamento de pesquisas que investigaram Cursos de Nivelamento em Matemática
para que pudéssemos levantar ou refutar hipóteses. Para o percurso metodológico optamos
por uma abordagem predominantemente qualitativa, mas fazendo uso de aspectos quantitativos,
fizemos um estudo de caso envolvendo o nivelamento e a disciplina de Cálculo I ofertados no
primeiro semestre de 2017. Nossa metodologia foi dividida em três momentos: no primeiro,
buscamos as concepções referente às expectativas dos alunos em relação ao nivelamento, no
segundo fazemos uma análise quantitativa dos números de aprovação e reprovação em Cálculo
I no período pesquisado e por fim, no último momento evidenciamos a real relação entre o
nivelamento e a disciplina de Cálculo I sob a visão de alunos e professores, utilizamos para isso,
como instrumento dois questionários eletrônicos para trazer à tona as concepções de alunos e
professores a respeito da disciplina de Cálculo I e do Nivelamento após a conclusão de ambos.
Como resultados, apresentamos 8 contribuições do nivelamento apontadas pelos alunos a priori
no primeiro momento de nossa pesquisa, os índices alto de reprovação na disciplina de Cálculo
I e como os alunos que participam assiduamente do Nivelamento conseguem obter um melhor
rendimento na disciplina. E por fim destacamos as concepções dos alunos e professores ao fim
de todo o percurso nivelamento e disciplina de Cálculo, sendo possível perceber que a maior
dificuldade em Cálculo I identificada nas respostas de ambos é a falta de base Matemática
e que a metodologia adotada pelo professor influencia diretamente para o sucesso do aluno
na disciplina de Cálculo. Em relação ao Nivelamento este contribui significativamente para a
superação do problema da falta de base e que sua contribuição se estende a integração do aluno
ao ambiente acadêmico e também motiva e estimula o aluno para o estudo da matemática. |
author_additional |
Oliveira, Disney Douglas de Lima |
author_additionalStr |
Oliveira, Disney Douglas de Lima |
format |
Dissertação |
author |
Santos, Raimundo Nonato Souza dos |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/4115872782529272 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/4115872782529272 |
title |
Contribuições do Curso de Nivelamento em Matemática na disciplina de Cálculo I |
title_short |
Contribuições do Curso de Nivelamento em Matemática na disciplina de Cálculo I |
title_full |
Contribuições do Curso de Nivelamento em Matemática na disciplina de Cálculo I |
title_fullStr |
Contribuições do Curso de Nivelamento em Matemática na disciplina de Cálculo I |
title_full_unstemmed |
Contribuições do Curso de Nivelamento em Matemática na disciplina de Cálculo I |
title_sort |
contribuições do curso de nivelamento em matemática na disciplina de cálculo i |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2018 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6814 |
_version_ |
1831969694092886016 |
score |
11.753896 |