Dissertação

Percepção ambiental e uso da água pelos discentes: um estudo de caso na Escola Estadual Pedro Teixeira, Tabatinga-AM

A percepção ambiental é uma atividade mental de interação do indivíduo com o meio, que pode ser definida como uma tomada de consciência do meio pelo ser humano. Com base no pensamento da Complexidade Sistêmica que nos diz que não podemos conhecer o todo sem entender as partes que o compõem, a pesqu...

ver descrição completa

Autor principal: Farias, Francisca Seabra de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2377389987604672
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6847
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6847
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-68472019-02-26T15:00:30Z Percepção ambiental e uso da água pelos discentes: um estudo de caso na Escola Estadual Pedro Teixeira, Tabatinga-AM Farias, Francisca Seabra de Schropfer, Edivânia dos Santos http://lattes.cnpq.br/2377389987604672 http://lattes.cnpq.br/5186758587635323 Jesus, Edilza Laray de http://lattes.cnpq.br/3416993677349221 Penha, Darcilia Dias http://lattes.cnpq.br/1890432891278435 Percepção ambiental Uso da água Trilha pedagógica Environmental perception Water use Pedagogical trail CIÊNCIAS AGRARIAS A percepção ambiental é uma atividade mental de interação do indivíduo com o meio, que pode ser definida como uma tomada de consciência do meio pelo ser humano. Com base no pensamento da Complexidade Sistêmica que nos diz que não podemos conhecer o todo sem entender as partes que o compõem, a pesquisa teve como objetivo geral propor um guia de orientação para construção da Trilha Pedagógica como recurso didático sobre o uso da água e a percepção ambiental dos discentes da rede básica de uma escola pública da cidade de Tabatinga-Am. Como objetivos específicos buscou-se conhecer a percepção ambiental dos discentes do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Pedro Teixeira; identificar o acesso e o uso de água no cotidiano dos discentes do Ensino Fundamental II e construir mapas mentais com os discentes sobre o ambiente familiar e o uso da água. A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso de Robert Yin que é uma estratégia para se examinar acontecimentos contemporâneos, apresentando a capacidade de lidar com uma ampla variedade de evidências. Os resultados da pesquisa mostraram que os discentes são conscientes dos problemas ambientais, mas, observou-se que muitas vezes os mesmos deixam de tomar a atitude correta não por falta de conhecimento e sim porque é mais fácil permanecer na situação cotidiana. Com os dados obtidos na pesquisa foi elaborado um produto pedagógico denominado Trilha, e um Guia de Orientação para construção da trilha pedagógica como recurso didático a partir da percepção ambiental e uso da água dos discentes da rede básica de uma escola pública da cidade de Tabatinga-AM. Environmental perception is a mental activity of interaction of the individual with the environment, which can be defined as an awareness of the environment by the human being. Based on the thought of Systemic Complexity that tells us that we can not know the whole without understanding the parts that compose it, the research had as its general objective to propose a guidance guide for the construction of the Pedagogical Trail as a didactic resource on the use of water and environmental perception of the students of the basic network of a public school in the city of Tabatinga-Am. As specific objectives we sought to know the environmental perception of the students of Elementary School II of the Pedro Teixeira State School; to identify the access and use of water in the daily life of the students of Elementary School II and to build mental maps with the students about the familiar environment and the use of water. The methodological approach used was the case study of Robert Yin which is a strategy to examine contemporary events, presenting the capacity to deal with a wide variety of evidences. The results of the research showed that the students are aware of the environmental problems but, it has been observed that often they fail to take the right attitude not because of lack of knowledge but because it is easier to remain in the everyday situation. With the data obtained in the research, a pedagogical product called Trilha was elaborated and a Guidance Guide for the construction of the pedagogical trail as didactic resource based on the environmental perception and water use of the students of the basic network of a public school in the city of Tabatinga - AM. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2019-01-16T14:19:42Z 2018-09-26 Dissertação FARIAS, Francisca Seabra de. Percepção ambiental e uso da água pelos discentes: um estudo de caso na Escola Estadual Pedro Teixeira, Tabatinga-AM. 2018. 49 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6847 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Percepção ambiental
Uso da água
Trilha pedagógica
Environmental perception
Water use
Pedagogical trail
CIÊNCIAS AGRARIAS
spellingShingle Percepção ambiental
Uso da água
Trilha pedagógica
Environmental perception
Water use
Pedagogical trail
CIÊNCIAS AGRARIAS
Farias, Francisca Seabra de
Percepção ambiental e uso da água pelos discentes: um estudo de caso na Escola Estadual Pedro Teixeira, Tabatinga-AM
topic_facet Percepção ambiental
Uso da água
Trilha pedagógica
Environmental perception
Water use
Pedagogical trail
CIÊNCIAS AGRARIAS
description A percepção ambiental é uma atividade mental de interação do indivíduo com o meio, que pode ser definida como uma tomada de consciência do meio pelo ser humano. Com base no pensamento da Complexidade Sistêmica que nos diz que não podemos conhecer o todo sem entender as partes que o compõem, a pesquisa teve como objetivo geral propor um guia de orientação para construção da Trilha Pedagógica como recurso didático sobre o uso da água e a percepção ambiental dos discentes da rede básica de uma escola pública da cidade de Tabatinga-Am. Como objetivos específicos buscou-se conhecer a percepção ambiental dos discentes do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Pedro Teixeira; identificar o acesso e o uso de água no cotidiano dos discentes do Ensino Fundamental II e construir mapas mentais com os discentes sobre o ambiente familiar e o uso da água. A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso de Robert Yin que é uma estratégia para se examinar acontecimentos contemporâneos, apresentando a capacidade de lidar com uma ampla variedade de evidências. Os resultados da pesquisa mostraram que os discentes são conscientes dos problemas ambientais, mas, observou-se que muitas vezes os mesmos deixam de tomar a atitude correta não por falta de conhecimento e sim porque é mais fácil permanecer na situação cotidiana. Com os dados obtidos na pesquisa foi elaborado um produto pedagógico denominado Trilha, e um Guia de Orientação para construção da trilha pedagógica como recurso didático a partir da percepção ambiental e uso da água dos discentes da rede básica de uma escola pública da cidade de Tabatinga-AM.
author_additional Schropfer, Edivânia dos Santos
author_additionalStr Schropfer, Edivânia dos Santos
format Dissertação
author Farias, Francisca Seabra de
author2 http://lattes.cnpq.br/2377389987604672
author2Str http://lattes.cnpq.br/2377389987604672
title Percepção ambiental e uso da água pelos discentes: um estudo de caso na Escola Estadual Pedro Teixeira, Tabatinga-AM
title_short Percepção ambiental e uso da água pelos discentes: um estudo de caso na Escola Estadual Pedro Teixeira, Tabatinga-AM
title_full Percepção ambiental e uso da água pelos discentes: um estudo de caso na Escola Estadual Pedro Teixeira, Tabatinga-AM
title_fullStr Percepção ambiental e uso da água pelos discentes: um estudo de caso na Escola Estadual Pedro Teixeira, Tabatinga-AM
title_full_unstemmed Percepção ambiental e uso da água pelos discentes: um estudo de caso na Escola Estadual Pedro Teixeira, Tabatinga-AM
title_sort percepção ambiental e uso da água pelos discentes: um estudo de caso na escola estadual pedro teixeira, tabatinga-am
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2019
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6847
_version_ 1831969699976445952
score 11.755432