Dissertação

Drogas psicoativas no ensino de química: uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para a EJA (Educação de Jovens e Adultos)

O ensino de química para os alunos do terceiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) enfrenta atualmente diversos desafios, tais como drogas psicoativas. O presente trabalho procura contribuir de forma exigente no ensino de química para os alunos do terceiro ano do ensino médio u...

ver descrição completa

Autor principal: Costa Junior, Welff Jose Ferreira da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9437317490632240
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
EJA
STS
EYA
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6851
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6851
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-68512019-01-17T05:03:51Z Drogas psicoativas no ensino de química: uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para a EJA (Educação de Jovens e Adultos) Psychoactive drugs in chemistry teaching: a sts approach (science, technology and society) for eya (education of young people and adults) Costa Junior, Welff Jose Ferreira da Souza, Renato Henriques de http://lattes.cnpq.br/9437317490632240 http://lattes.cnpq.br/1108446279263711 Souza, Katiuscia dos Santos de http://lattes.cnpq.br/5474421431483167 Oda, Welton Yudi http://lattes.cnpq.br/2950420618885200 Drogas Psicoativas Ensino de química Abordagem CTS EJA Química Psychoactive drugs STS Technology and society Teaching chemistry Harm reduction Organic chemistry and STS EYA CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA O ensino de química para os alunos do terceiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) enfrenta atualmente diversos desafios, tais como drogas psicoativas. O presente trabalho procura contribuir de forma exigente no ensino de química para os alunos do terceiro ano do ensino médio uma vez que este projeto propõe-se a analisar a pertinência do tema transversal. As drogas psicoativas, como eixo norteador para o ensino de química na EJA, através da compreensão do conceito de drogas psicoativas; dos conteúdos de química orgânica que se relacionem com o tema; do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) que atuará na ampliação da criticidade dos alunos; e através da estratégia Redução de Danos (RD), para que os alunos adquiram uma consciência mais ampla dos efeitos das drogas psicoativas no corpo humano e na sociedade. Também serão desenvolvidas diversas estratégias como: aulas expositivas, dinâmica de grupo, montagem de caça-palavras e de cruzadinha, aula experimental e construção de algumas estruturas orgânicas. Faced with the requirements in the teaching of chemistry for third year high school students of EJA, this project proposes to analyze the pertinence of the cross-sectional theme, psychoactive drugs, as the guiding axis for the teaching of chemistry in EJA, through the understanding of the concept of psychoactive drugs; the contents of organic chemistry that relate to the theme; of the Science, Technology and Society (CTS) approach that will increase students' criticality; and through the Harm Reduction (RD) strategy, so that students gain a broader awareness of the effects of psychoactive drugs on the human body and society. Several strategies will also be developed, such as: expository classes, group dynamics, setting of word-of-mouth, cross-montage assembly, experimental class and assembly of some organic structures. 2019-01-16T18:14:34Z 2018-09-10 Dissertação COSTA JUNIOR, Welff José Ferreira da. Drogas psicoativas no ensino de química: uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para a EJA (Educação de Jovens e Adultos). 2018. 136 f. Dissertação (Mestrado em Química), Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6851 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Química
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Drogas Psicoativas
Ensino de química
Abordagem CTS
EJA
Química
Psychoactive drugs
STS
Technology and society
Teaching chemistry
Harm reduction
Organic chemistry and STS
EYA
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
spellingShingle Drogas Psicoativas
Ensino de química
Abordagem CTS
EJA
Química
Psychoactive drugs
STS
Technology and society
Teaching chemistry
Harm reduction
Organic chemistry and STS
EYA
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Costa Junior, Welff Jose Ferreira da
Drogas psicoativas no ensino de química: uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para a EJA (Educação de Jovens e Adultos)
topic_facet Drogas Psicoativas
Ensino de química
Abordagem CTS
EJA
Química
Psychoactive drugs
STS
Technology and society
Teaching chemistry
Harm reduction
Organic chemistry and STS
EYA
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
description O ensino de química para os alunos do terceiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) enfrenta atualmente diversos desafios, tais como drogas psicoativas. O presente trabalho procura contribuir de forma exigente no ensino de química para os alunos do terceiro ano do ensino médio uma vez que este projeto propõe-se a analisar a pertinência do tema transversal. As drogas psicoativas, como eixo norteador para o ensino de química na EJA, através da compreensão do conceito de drogas psicoativas; dos conteúdos de química orgânica que se relacionem com o tema; do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) que atuará na ampliação da criticidade dos alunos; e através da estratégia Redução de Danos (RD), para que os alunos adquiram uma consciência mais ampla dos efeitos das drogas psicoativas no corpo humano e na sociedade. Também serão desenvolvidas diversas estratégias como: aulas expositivas, dinâmica de grupo, montagem de caça-palavras e de cruzadinha, aula experimental e construção de algumas estruturas orgânicas.
author_additional Souza, Renato Henriques de
author_additionalStr Souza, Renato Henriques de
format Dissertação
author Costa Junior, Welff Jose Ferreira da
author2 http://lattes.cnpq.br/9437317490632240
author2Str http://lattes.cnpq.br/9437317490632240
title Drogas psicoativas no ensino de química: uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para a EJA (Educação de Jovens e Adultos)
title_short Drogas psicoativas no ensino de química: uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para a EJA (Educação de Jovens e Adultos)
title_full Drogas psicoativas no ensino de química: uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para a EJA (Educação de Jovens e Adultos)
title_fullStr Drogas psicoativas no ensino de química: uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para a EJA (Educação de Jovens e Adultos)
title_full_unstemmed Drogas psicoativas no ensino de química: uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para a EJA (Educação de Jovens e Adultos)
title_sort drogas psicoativas no ensino de química: uma abordagem cts (ciência, tecnologia e sociedade) para a eja (educação de jovens e adultos)
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2019
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6851
_version_ 1831969700630757376
score 11.753896