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Tese
O ensino de ecossistemas amazônicos por meio da metodologia de aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP)
A finalidade deste trabalho foi analisar a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) como alternativa metodológica para o Ensino Fundamental, afim de desenvolver competências cognitivas que favoreçam o aprendizado sobre os ecossistemas amazônicos, em consonância com os parâmetros curr...
Autor principal: | Nascimento, Carlos Henrique |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9807119878184694 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6854 |
Resumo: |
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A finalidade deste trabalho foi analisar a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP)
como alternativa metodológica para o Ensino Fundamental, afim de desenvolver competências
cognitivas que favoreçam o aprendizado sobre os ecossistemas amazônicos, em consonância com os
parâmetros curriculares nacionais (PCN). Esta pesquisa é descritiva com uma abordagem qualiquantitativa. As questões norteadoras desse processo foram: Quais as concepções dos alunos sobre conceitos de ecossistemas amazônicos? Em que medida a metodologia de ABRP pode contribuir para o aprendizado dos ecossistemas amazônicos? Nesse sentido, a referida metodologia foi testada como uma alternativa metodológica, considerando que a ABRP apresenta elementos fomentadores das
competências cognitivas simples e complexas, de comunicação, processuais e atitudinais que poderão
contribuir nas necessidades extras curriculares dos alunos. O estudo foi realizado com alunos do 8º e
9º ano do ensino fundamental da educação básica, na Escola Municipal Jarlece da Conceição Zaranza,
da Cidade de Manaus, Amazonas. A metodologia de ensino baseada na ABRP foi aplicada em duas
fases: Na primeira fase ou pré-implementação foi realizado um teste de concepções prévias para
conhecer a percepção dos alunos sobre tópicos relacionados a algumas unidades de paisagens dos
ecossistemas amazônicos: i) floresta tropical; ii) várzea; iii) campinaranas e; iv) savanas. A segunda
fase ou fase de implementação consistiu na execução da metodologia de aprendizagem no ambiente
escolar com apenas alunos do 9º ano da educação básica. Foram estabelecidas quatro fases distintas
na aplicação: i) seleção de temas; ii) formulação de problemas; iii) resolução dos problemas e; iv)
síntese e avaliação. Os instrumentos de coleta de dados usados foram: teste de concepções prévias,
relatório socioeconômico e cultural dos alunos (RSECA), quadro de competências (cognitivas,
comunicação, processuais e atitudinais). Além do diário do pesquisador e registros fotográficos. Os
resultados demonstraram que após a aplicação da metodologia ABRP, pode-se perceber nos alunos o
reconhecimento cognitivo dos ecossistemas amazônicos, atingindo portanto, metas além daquelas que
os PCN estabelecem. Portanto, a presente metodologia poderá contribuir com o processo de ensino
e aprendizagem de conceitos relacionados aos ecossistemas amazônicos. |