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Tese
Escola, cultura e identidade Yanomami: conhecimentos Yanomami em materiais didáticos
Este trabalho sustenta a tese de que os professores Yanomami não se apropriaram plenamente de conhecimentos necessários - elementos interculturais e identitários Yanomami e napë e ferramentas tecnológicas - à produção de materiais didáticos próprios. Pretende-se demonstrar que os materiais didátic...
Autor principal: | Lira, Márcia Josanne de Oliveira |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2905857063506112 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6876 |
Resumo: |
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Este trabalho sustenta a tese de que os professores Yanomami não se apropriaram plenamente de conhecimentos necessários - elementos interculturais e identitários Yanomami e napë e ferramentas
tecnológicas - à produção de materiais didáticos próprios. Pretende-se demonstrar que os materiais
didáticos produzidos pelos professores Yanomami com o auxílio de professores napë (não índios), embora contenham elementos culturais e identitários próprios que distinguem os Yanomami dos demais povos, valorizando assim sua cultura e reforçando a língua materna própria, carecem de outros elementos que os configurem como ferramentas de mediação didático-pedagógica contextualizada. Esses materiais didáticos são importantes ferramentas de mediação a auxiliar o professor em sala de aula, portanto, a produção desses materiais é fundamental para o desenvolvimento da escola Yanomami, uma vez que possibilita tornar a aula mais dinâmica e aproximar os alunos na relação com o conhecimento. O trabalho de investigação do qual se originou esta tese teve como objetivo geral levantar e analisar os materiais didáticos produzidos pelos professores Yanomami em processo de formação docente, com vistas a apreender e compreender os conhecimentos implicados em sua atuação. Para que o objetivo projetado fosse alcançado, utilizou-se dos procedimentos metodológicos da pesquisa documental, em abordagem qualitativa dos dados constituídos em materiais didáticos, relatórios e outros documentos produtores do sentido de significados, pautando-se no método hermenêutico-dialético, que permitiu compreender e interpretar os significados relacionados à educação escolar Yanomami compartilhados em materiais didáticos. Conclui-se que os professores
Yanomami necessitam, conforme suas próprias demandas, aprofundar e consolidar os conhecimentos construídos na formação inicial, para desenvolver as habilidades da língua indígena materna e segunda
língua, sobretudo na modalidade escrita de ambas, a fim de assumir com protagonismo e autonomia
os processos de produção de seus próprios materiais didáticos. |