Dissertação

A questão ambiental no ensino de administração

Um dos grandes desafios no processo ensino aprendizagem em todos os níveis diz respeito ao uso da interdisciplinaridade por parte dos docentes das mais diversas áreas do conhecimento. E pensar no ensino de Administração de nível médio e técnico sob a ótica das Ciências Ambientais no atual cenário gl...

ver descrição completa

Autor principal: Paulo, Idelmar do Nascimento
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9300606368600588
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6893
Resumo:
Um dos grandes desafios no processo ensino aprendizagem em todos os níveis diz respeito ao uso da interdisciplinaridade por parte dos docentes das mais diversas áreas do conhecimento. E pensar no ensino de Administração de nível médio e técnico sob a ótica das Ciências Ambientais no atual cenário global redobram os desafios. O presente estudo tem como principal objetivo analisar as possibilidades da prática em sala de aula de um ensino da Administração de forma interdisciplinar, propondo um diálogo entre a Teoria de Sistemas da Administração e a Teoria da Complexidade que tem como principal expoente o francês Edgar Morin. A pesquisa é do tipo bibliográfica, cuja finalidade, é a elaboração de um produto educacional, que neste caso, trata-se de um livreto. Nele, os conceitos da visão sistêmica da Administração dialogam com a visão complexa da Teoria da Complexidade, para auxiliar os docentes e discentes de nível médio e técnico não só na compreensão de tais conceitos, mas, também, no desenvolvimento de uma visão que permita enxergar a teia que interliga os sistemas locais, regionais e globais. Desta forma, as pretensões deste estudo apontam para formação de um profissional capaz de atuar nas organizações com competências produtivas e gerenciais e, também, com a utilização do saber ambiental necessário para a construção de um mundo em equilíbrio dinâmico. Assim, as conclusões deste estudo sinalizam que é perfeitamente possível o diálogo interdisciplinar entre as teorias abordadas neste trabalho na prática de sala de aula em cursos técnicos em Administração. E, principalmente, ao se fazer uso de forma contextualizada da teoria com exemplos que fazem parte da realidade local.