Dissertação

A questão ambiental no ensino de administração

Um dos grandes desafios no processo ensino aprendizagem em todos os níveis diz respeito ao uso da interdisciplinaridade por parte dos docentes das mais diversas áreas do conhecimento. E pensar no ensino de Administração de nível médio e técnico sob a ótica das Ciências Ambientais no atual cenário gl...

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Autor principal: Paulo, Idelmar do Nascimento
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9300606368600588
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6893
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-68932019-06-11T05:03:52Z A questão ambiental no ensino de administração Paulo, Idelmar do Nascimento Rapozo, Pedro Henrique Coelho http://lattes.cnpq.br/9300606368600588 http://lattes.cnpq.br/2679908172389276 Guimarães, Fabiano Waldez Silva http://lattes.cnpq.br/1804503837137819 Coutinho, Taciana de Carvalho http://lattes.cnpq.br/5733233091796996 Administração - Ensino Complexidade Teoria dos sistemas Ciências ambientais - Ensino OUTROS Um dos grandes desafios no processo ensino aprendizagem em todos os níveis diz respeito ao uso da interdisciplinaridade por parte dos docentes das mais diversas áreas do conhecimento. E pensar no ensino de Administração de nível médio e técnico sob a ótica das Ciências Ambientais no atual cenário global redobram os desafios. O presente estudo tem como principal objetivo analisar as possibilidades da prática em sala de aula de um ensino da Administração de forma interdisciplinar, propondo um diálogo entre a Teoria de Sistemas da Administração e a Teoria da Complexidade que tem como principal expoente o francês Edgar Morin. A pesquisa é do tipo bibliográfica, cuja finalidade, é a elaboração de um produto educacional, que neste caso, trata-se de um livreto. Nele, os conceitos da visão sistêmica da Administração dialogam com a visão complexa da Teoria da Complexidade, para auxiliar os docentes e discentes de nível médio e técnico não só na compreensão de tais conceitos, mas, também, no desenvolvimento de uma visão que permita enxergar a teia que interliga os sistemas locais, regionais e globais. Desta forma, as pretensões deste estudo apontam para formação de um profissional capaz de atuar nas organizações com competências produtivas e gerenciais e, também, com a utilização do saber ambiental necessário para a construção de um mundo em equilíbrio dinâmico. Assim, as conclusões deste estudo sinalizam que é perfeitamente possível o diálogo interdisciplinar entre as teorias abordadas neste trabalho na prática de sala de aula em cursos técnicos em Administração. E, principalmente, ao se fazer uso de forma contextualizada da teoria com exemplos que fazem parte da realidade local. One of the great challenges in the process of teaching learning at all levels is the use of interdisciplinarity by teachers from different areas of knowledge. And think about the teaching of middle and technical level administration from the perspective of Environmental Sciences in the current global scenario redouble the challenges. The present study has as main objective to analyze the possibilities of the classroom practice of a teaching of the Administration in an interdisciplinary way, proposing a dialogue between the Systems Theory of Administration and the Theory of Complexity that has as main exponent the French Edgar Morin. The research is of the bibliographic type, whose purpose is the elaboration of an educational product, which in this case, it is a booklet. In it, the concepts of the systemic vision of the Administration dialogue with the complex vision of Complexity Theory, to help the teachers and students of middle and technical level not only in the understanding of such concepts, but also in the development of a vision that allows to see the web that interconnects local, regional and global systems. In this way, the pretensions of this study point to the formation of a professional capable of acting in the organizations with productive and managerial skills and also with the use of the environmental knowledge necessary for the construction of a world in dynamic equilibrium. Thus, the conclusions of this study indicate that it is perfectly possible the interdisciplinary dialogue between the theories addressed in this work in the classroom practice in technical courses in Administration. And, mainly, to make use contextualized of the theory with examples that are part of the local reality. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2019-01-22T17:40:03Z 2999-12-31 2018-08-22 Dissertação PAULO, Idelmar do Nascimento. A questão ambiental no ensino de administração. 2018. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Tabatinga, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6893 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
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