Dissertação

Alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental: o ensino de física e astronomia nos livros didáticos de ciências naturais

No intuito de contribuir com o ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental buscamos compreender a alfabetização científica nas temáticas de Física/Astronomia propostas nesses ciclos. Como principais objetos de pesquisa, escolhemos livros didáticos aprovados no PNLD 2016 e a l...

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Autor principal: Lima, Keycinara Batista de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1886997190817060
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6938
Resumo:
No intuito de contribuir com o ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental buscamos compreender a alfabetização científica nas temáticas de Física/Astronomia propostas nesses ciclos. Como principais objetos de pesquisa, escolhemos livros didáticos aprovados no PNLD 2016 e a legislação educacional referente a esse nível de ensino. Para escolha das coleções a serem analisadas seguimos dois critérios: i) serem adotadas nas escolas públicas de Humaitá – AM e também as mais distribuídas nacionalmente, de acordo com os dados estatísticos do FNDE. Analisamos as coleções – Ápis: ciências e Ápis: descobrir o mundo. Para nortear a pesquisa, elegemos as seguintes perguntas: Quais conteúdos de Ciências Física/Astronomia são recomendados pelos documentos oficiais para os anos iniciais do Ensino Fundamental? Os documentos oficiais para os anos iniciais do Ensino Fundamental orientam/determinam o ensino que objetive uma alfabetização científica? Os livros didáticos aprovados pelo PNLD/2016 encaminham a alfabetização científica a partir do ensino de Ciências Naturais Física/Astronomia? Construímos nosso embasamento teórico a partir de referenciais da alfabetização científica. No referencial metodológico utilizamos a Análise de conteúdo (BARDIN, 2011; MORAES, 1999). Procurando responder as questões norteadoras, ao olhar para os conteúdos, fundamentamos teoricamente as categorias nas grandes áreas da Física (Mecânica, Termologia, Ondas, Eletromagnetismo, Física Moderna e Astronomia) e para a Astronomia nos astros e fenômenos tradicionalmente estudados por essa ciência. Para análise das atividades didáticas construímos categorias a posteriori, tendo como base as estratégias didáticas propostas nas coleções: experimentação, observação, sistematização de conhecimentos e textos informativos. E para a compreensão do encaminhamento dos limites e potencialidades das propostas dos livros para um ensino que objetive a alfabetização científica utilizamos como orientação os eixos estruturantes da alfabetização científica (SASSERON, 2008 e SASSERON; CARVALHO, 2011) e as visões deformadas da ciência (CACHAPUZ et al. 2011). Nossa análise permitiu constatar que os documentos educacionais encaminham um ensino de Ciências Naturais que objetiva a alfabetização científica. Quando olhamos para os livros identificamos que eles abordam temas das áreas da Física e da Astronomia. Nas estratégias didáticas encontramos limites e potencialidades para o encaminhamento da alfabetização científica. Como potencialidades destacamos a integração dos conhecimentos científicos, atividades que exploram os conhecimentos prévios, propostas que oportunizam o trabalho em grupo, discussões mais críticas da relação CTSA e abordagens do processo histórico da ciência e da tecnologia. Em contrapartida, identificamos também visões deformadas da ciência como elitista e descontextualizada, neutra e salvacionista em relações CTSA, empírico indutivista são limites presentes nas duas coleções.