Dissertação

A dimensão do estudo da ética no ensino médio técnico: uma abordagem com base nos profissionais de educação do IFAM/campus Humaitá-AM

Esta pesquisa analisa um estudo acerca da conceituação da ética no processo ensino-aprendizagem, abordando-se os principais aspectos relativos à formação, conhecimento e práticas de ensino, com o escopo de avaliar o papel da ética e analisar o grau de importância dado ao assunto pelas instituições d...

ver descrição completa

Autor principal: Monteiro, Rodrigo
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7554202218947480
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6961
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6961
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-69612019-12-06T14:05:23Z A dimensão do estudo da ética no ensino médio técnico: uma abordagem com base nos profissionais de educação do IFAM/campus Humaitá-AM The dimension of the study of ethics in technical medium education: an approach based on IFAM/campus Humaitá-AM educational professionals Monteiro, Rodrigo Pinto, Valmir Flores http://lattes.cnpq.br/7554202218947480 http://lattes.cnpq.br/4130116166946781 Barba, Clarides Henrich de http://lattes.cnpq.br/4572407003327880 Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento http://lattes.cnpq.br/9048283421149753 Ética no ensino Ensino Médio Técnico Aluno Professor Aprendizagem Profissionais de educação do IFAM Ethics Technical high school Student Learning IFAM education professionals Teacher CIÊNCIAS HUMANAS Esta pesquisa analisa um estudo acerca da conceituação da ética no processo ensino-aprendizagem, abordando-se os principais aspectos relativos à formação, conhecimento e práticas de ensino, com o escopo de avaliar o papel da ética e analisar o grau de importância dado ao assunto pelas instituições de ensino, especificamente no que concerne ao Ensino Médio Técnico, haja vista a proximidade dos estudantes em galgarem a maioridade. É necessário saber acerca do papel do docente, assim como o interesse dos estudantes quanto ao assunto. A pesquisa propõe observar acerca do aprendizado quanto aos preceitos éticos, e pretende verificar sobre a necessidade de estimular os estudantes ao pensamento crítico quanto ao tema. Importa também o necessário reconhecimento do imprescindível contato com os conceitos e fundamentação adstritos à ética. A pesquisa teve como resultado a identificação da importância da ética nas discussões dentro e fora das salas de aula, face a sua relevância social perante às questões atuais. A pesquisa foi desenvolvida sob o enfoque da dialética e da leitura materialista histórica, pois traz à tona a essência do pensamento crítico estimulado por Karl Marx, que defendeu o desenvolvimento da pesquisa por meio da crítica interdisciplinar na qual são encontradas problematizações filosóficas, históricas, sociológicas, políticas, jurídicas e econômicas, tendo sido desenvolvida a partir da abordagem qualitativa, envolvendo uma investigação de cunho descritivo e teórico. O assunto da pesquisa pressupõe discussão sob perspectivas, tanto históricas como filosóficas da ética, o que tornou imprescindível percorrermos um caminho em face da construção do seu conceito no tempo com a necessidade de abordar o entendimento de alguns autores de posicionamento filosófico próprio, tais como Sócrates, Platão, Aristóteles, Thomas Hobbes, Dermeval Saviani, entre muitos outros. The paper presents a study about the conceptualization of ethics in the teaching-learning process, addressing the main aspects related to training, knowledge and teaching practices, with the scope of evaluating the role of ethics and analyzing the degree of importance given to the subject by the educational institutions, specifically with regard to Technical High School, due to the proximity of the students in coming of age. It is necessary to know about the role of the teacher, as well as the students interest in the subject. The research proposes to observe about the learning about the ethical precepts, and intends to verify on the need to stimulate the students to the critical thinking on the subject. It is also necessary to recognize the essential contact with the concepts and rationale attached to ethics. The research resulted in the identification of the importance of ethics in the discussions inside and outside the classrooms, given their social relevance to current issues. The research was developed under the focus of dialectics and historical materialist reading, because it brings to light the essence of critical thinking stimulated by Karl Marx, who defended the development of research through interdisciplinary criticism in which philosophical, historical, sociological problematizations , political, legal and economic, having been developed from the qualitative approach, involving an investigation of a descriptive and theoretical nature. The subject of the research presupposes discussion under both historical and philosophical perspectives of ethics, which made it imperative to walk a course in the face of the construction of its concept in time with the need to approach the understanding of some authors of their own philosophical position, such as Socrates, Plato, Aristotle, Thomas Hobbes, Dermeval Saviani, among many others. Foi tudo perfeito. Estão de parabéns. Não. 2019-02-19T14:24:07Z 2018-12-15 Dissertação MONTEIRO, Rodrigo. A dimensão do estudo da ética no ensino médio técnico: uma abordagem com base nos profissionais de educação do IFAM/campus Humaitá-AM. 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Instituto de Educação Agricultura e Ambiente, Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6961 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Ética no ensino
Ensino Médio Técnico
Aluno
Professor
Aprendizagem
Profissionais de educação do IFAM
Ethics
Technical high school
Student
Learning
IFAM education professionals
Teacher
CIÊNCIAS HUMANAS
spellingShingle Ética no ensino
Ensino Médio Técnico
Aluno
Professor
Aprendizagem
Profissionais de educação do IFAM
Ethics
Technical high school
Student
Learning
IFAM education professionals
Teacher
CIÊNCIAS HUMANAS
Monteiro, Rodrigo
A dimensão do estudo da ética no ensino médio técnico: uma abordagem com base nos profissionais de educação do IFAM/campus Humaitá-AM
topic_facet Ética no ensino
Ensino Médio Técnico
Aluno
Professor
Aprendizagem
Profissionais de educação do IFAM
Ethics
Technical high school
Student
Learning
IFAM education professionals
Teacher
CIÊNCIAS HUMANAS
description Esta pesquisa analisa um estudo acerca da conceituação da ética no processo ensino-aprendizagem, abordando-se os principais aspectos relativos à formação, conhecimento e práticas de ensino, com o escopo de avaliar o papel da ética e analisar o grau de importância dado ao assunto pelas instituições de ensino, especificamente no que concerne ao Ensino Médio Técnico, haja vista a proximidade dos estudantes em galgarem a maioridade. É necessário saber acerca do papel do docente, assim como o interesse dos estudantes quanto ao assunto. A pesquisa propõe observar acerca do aprendizado quanto aos preceitos éticos, e pretende verificar sobre a necessidade de estimular os estudantes ao pensamento crítico quanto ao tema. Importa também o necessário reconhecimento do imprescindível contato com os conceitos e fundamentação adstritos à ética. A pesquisa teve como resultado a identificação da importância da ética nas discussões dentro e fora das salas de aula, face a sua relevância social perante às questões atuais. A pesquisa foi desenvolvida sob o enfoque da dialética e da leitura materialista histórica, pois traz à tona a essência do pensamento crítico estimulado por Karl Marx, que defendeu o desenvolvimento da pesquisa por meio da crítica interdisciplinar na qual são encontradas problematizações filosóficas, históricas, sociológicas, políticas, jurídicas e econômicas, tendo sido desenvolvida a partir da abordagem qualitativa, envolvendo uma investigação de cunho descritivo e teórico. O assunto da pesquisa pressupõe discussão sob perspectivas, tanto históricas como filosóficas da ética, o que tornou imprescindível percorrermos um caminho em face da construção do seu conceito no tempo com a necessidade de abordar o entendimento de alguns autores de posicionamento filosófico próprio, tais como Sócrates, Platão, Aristóteles, Thomas Hobbes, Dermeval Saviani, entre muitos outros.
author_additional Pinto, Valmir Flores
author_additionalStr Pinto, Valmir Flores
format Dissertação
author Monteiro, Rodrigo
author2 http://lattes.cnpq.br/7554202218947480
author2Str http://lattes.cnpq.br/7554202218947480
title A dimensão do estudo da ética no ensino médio técnico: uma abordagem com base nos profissionais de educação do IFAM/campus Humaitá-AM
title_short A dimensão do estudo da ética no ensino médio técnico: uma abordagem com base nos profissionais de educação do IFAM/campus Humaitá-AM
title_full A dimensão do estudo da ética no ensino médio técnico: uma abordagem com base nos profissionais de educação do IFAM/campus Humaitá-AM
title_fullStr A dimensão do estudo da ética no ensino médio técnico: uma abordagem com base nos profissionais de educação do IFAM/campus Humaitá-AM
title_full_unstemmed A dimensão do estudo da ética no ensino médio técnico: uma abordagem com base nos profissionais de educação do IFAM/campus Humaitá-AM
title_sort dimensão do estudo da ética no ensino médio técnico: uma abordagem com base nos profissionais de educação do ifam/campus humaitá-am
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2019
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6961
_version_ 1781302409873588224
score 11.653393