Dissertação

Os sistemas de equações em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamental sob a perspectiva da teoria dos registros de representações semióticas

Esta pesquisa tem como objetivo verificar, em volumes do 7º ano do Ensino Fundamental, os sistemas de equações em três coleções de Livros Didáticos adotados por professores de Escolas Públicas Estaduais da zona urbana do município de Manaus, sob a perspectiva da Teoria de Registros de Representação...

ver descrição completa

Autor principal: Sena Filho, Nilo da Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4602930463624577
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7065
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7065
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-70652019-11-14T14:57:08Z Os sistemas de equações em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamental sob a perspectiva da teoria dos registros de representações semióticas The systems of equations in didactic books of the 7th year of elementary education from the perspective of theory of the registers of semiotic representations Sena Filho, Nilo da Silva Oliveira, Nilomar Vieira de http://lattes.cnpq.br/4602930463624577 http://lattes.cnpq.br/4870990824639847 Lira, Antonio da Fonseca de http://lattes.cnpq.br/2666579666823512 Amorim Neto, Alcides de Castro http://lattes.cnpq.br/2095519556544958 Livro didático de matemática Álgebra Teoria de registros de representação semiótica Sistema de equações Textbook of mathematics Records of representation theory of semiotics System of equations CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Esta pesquisa tem como objetivo verificar, em volumes do 7º ano do Ensino Fundamental, os sistemas de equações em três coleções de Livros Didáticos adotados por professores de Escolas Públicas Estaduais da zona urbana do município de Manaus, sob a perspectiva da Teoria de Registros de Representação Semiótica desenvolvida por Raymond Duval. Procurou-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s – Matemática – Ensino Fundamental e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) observar as recomendações referentes ao conteúdo de Álgebra. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa de caráter bibliográfico, documental e interpretativo. Este estudo revelou a ausência da Linguagem Geométrica em todos os exemplares analisados e, além disso, que o sistema de equações nos livros didáticos selecionados se faz com o uso dos Registros da Língua Natural, do Registro Simbólico, da Linguagem Algébrica, porém de maneira isolada e não como sugere a teoria de Duval, isto é, realizando uma troca de um registro para o outro. This research aims to verify, in volumes of the seventh year of basic education, the systems of equations in three collections of textbooks adopted by teachers from state public schools in the urban area of the city of Manaus, under the perspective of the theory of records of semiotic representation developed by Raymond Duval. It was in the National Curriculum Parameters - NCP’s – Mathematics - Basic Education, and on the Basis of Common National Curriculum (BCNC), observes the recommendations relating to the content of algebra. It was used as methodology the qualitative approach, bibliographic character, documentary and interpretive. This study revealed the absence of geometric language in all specimens analyzed and, besides that, that the systems of equations of textbooks is selected with the use of the records of natural language, the symbolic record, the algebraic language, but in an isolated manner and not as suggested by the theory of Duval, in other words, performing an exchange of a record to another. 2019-04-02T19:00:24Z 2019-03-27 Dissertação SENA FILHO, Nilo da Silva. Os sistemas de equações em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamental sob a perspectiva da teoria dos registros de representações semióticas. 2019. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7065 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Livro didático de matemática
Álgebra
Teoria de registros de representação semiótica
Sistema de equações
Textbook of mathematics
Records of representation theory of semiotics
System of equations
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
spellingShingle Livro didático de matemática
Álgebra
Teoria de registros de representação semiótica
Sistema de equações
Textbook of mathematics
Records of representation theory of semiotics
System of equations
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Sena Filho, Nilo da Silva
Os sistemas de equações em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamental sob a perspectiva da teoria dos registros de representações semióticas
topic_facet Livro didático de matemática
Álgebra
Teoria de registros de representação semiótica
Sistema de equações
Textbook of mathematics
Records of representation theory of semiotics
System of equations
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description Esta pesquisa tem como objetivo verificar, em volumes do 7º ano do Ensino Fundamental, os sistemas de equações em três coleções de Livros Didáticos adotados por professores de Escolas Públicas Estaduais da zona urbana do município de Manaus, sob a perspectiva da Teoria de Registros de Representação Semiótica desenvolvida por Raymond Duval. Procurou-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s – Matemática – Ensino Fundamental e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) observar as recomendações referentes ao conteúdo de Álgebra. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa de caráter bibliográfico, documental e interpretativo. Este estudo revelou a ausência da Linguagem Geométrica em todos os exemplares analisados e, além disso, que o sistema de equações nos livros didáticos selecionados se faz com o uso dos Registros da Língua Natural, do Registro Simbólico, da Linguagem Algébrica, porém de maneira isolada e não como sugere a teoria de Duval, isto é, realizando uma troca de um registro para o outro.
author_additional Oliveira, Nilomar Vieira de
author_additionalStr Oliveira, Nilomar Vieira de
format Dissertação
author Sena Filho, Nilo da Silva
author2 http://lattes.cnpq.br/4602930463624577
author2Str http://lattes.cnpq.br/4602930463624577
title Os sistemas de equações em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamental sob a perspectiva da teoria dos registros de representações semióticas
title_short Os sistemas de equações em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamental sob a perspectiva da teoria dos registros de representações semióticas
title_full Os sistemas de equações em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamental sob a perspectiva da teoria dos registros de representações semióticas
title_fullStr Os sistemas de equações em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamental sob a perspectiva da teoria dos registros de representações semióticas
title_full_unstemmed Os sistemas de equações em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamental sob a perspectiva da teoria dos registros de representações semióticas
title_sort os sistemas de equações em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamental sob a perspectiva da teoria dos registros de representações semióticas
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2019
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7065
_version_ 1831969739727962112
score 11.755432