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Tese
Interdisciplinaridade no ensino jurídico: reflexões a partir da percepção de docentes e discentes do curso de direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Esta tese de doutoramento tem como objetivo geral refletir acerca da interdisciplinaridade no ensino jurídico a partir da percepção de docentes e discentes do curso de Direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Para alcançar tal finalidade, adotaram-se os seguintes objetivos específicos: a)...
Autor principal: | Araújo, Francelle Santos |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8346855488044535 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7097 |
Resumo: |
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Esta tese de doutoramento tem como objetivo geral refletir acerca da interdisciplinaridade no ensino jurídico a partir da percepção de docentes e discentes do curso de Direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Para alcançar tal finalidade, adotaram-se os seguintes objetivos específicos: a) Apresentar a trajetória dos estudos interdisciplinares no Brasil, destacando os pontos de convergências e as distinções entre diferentes teóricos e os paradigmas epistemológicos no contexto do ensino jurídico, contemplada no capítulo inaugural deste trabalho; b) Caracterizar o panorama do curso de Direito no país e os seus eixos de formação, explorado no segundo capítulo; c) Analisar as nuances pedagógicas da interdisciplinaridade, sendo estas delimitadas a partir da percepção de docentes e discentes do curso de Direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), correspondente ao terceiro capítulo; e, por fim, c) Propor algumas possibilidades pedagógicas interdisciplinares ao curso de Direito a partir da ideia de complexidade. Essa pesquisa é de natureza quanti-qualitativa, uma vez que se optou pela análise pontual tanto do Projeto Político Pedagógico do curso de Direito da UFAM quanto da percepção de docentes e discentes da referida Instituição. |