Tese

Interdisciplinaridade no ensino jurídico: reflexões a partir da percepção de docentes e discentes do curso de direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Esta tese de doutoramento tem como objetivo geral refletir acerca da interdisciplinaridade no ensino jurídico a partir da percepção de docentes e discentes do curso de Direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Para alcançar tal finalidade, adotaram-se os seguintes objetivos específicos: a)...

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Autor principal: Araújo, Francelle Santos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8346855488044535
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7097
Resumo:
Esta tese de doutoramento tem como objetivo geral refletir acerca da interdisciplinaridade no ensino jurídico a partir da percepção de docentes e discentes do curso de Direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Para alcançar tal finalidade, adotaram-se os seguintes objetivos específicos: a) Apresentar a trajetória dos estudos interdisciplinares no Brasil, destacando os pontos de convergências e as distinções entre diferentes teóricos e os paradigmas epistemológicos no contexto do ensino jurídico, contemplada no capítulo inaugural deste trabalho; b) Caracterizar o panorama do curso de Direito no país e os seus eixos de formação, explorado no segundo capítulo; c) Analisar as nuances pedagógicas da interdisciplinaridade, sendo estas delimitadas a partir da percepção de docentes e discentes do curso de Direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), correspondente ao terceiro capítulo; e, por fim, c) Propor algumas possibilidades pedagógicas interdisciplinares ao curso de Direito a partir da ideia de complexidade. Essa pesquisa é de natureza quanti-qualitativa, uma vez que se optou pela análise pontual tanto do Projeto Político Pedagógico do curso de Direito da UFAM quanto da percepção de docentes e discentes da referida Instituição.