/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Ensino de progressões sob a abordagem de uma aprendizagem cooperativa mediada pelo classroom
Essa pesquisa analisou as contribuições da aprendizagem cooperativa, com o uso de tecnologia, no ensino de progressões em duas turmas do 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Manaus. Assim como, investigou os diferentes tipos de interação engajados nessa metodologia (aluno-professor, alun...
Autor principal: | Malta, Valcineide dos Santos |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3814003584459802 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7113 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7113 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-71132019-05-01T05:03:59Z Ensino de progressões sob a abordagem de uma aprendizagem cooperativa mediada pelo classroom Malta, Valcineide dos Santos Oliveira, Disney Douglas de Lima http://lattes.cnpq.br/3814003584459802 http://lattes.cnpq.br/0809035825922353 Oliveira, Nilomar Vieira de http://lattes.cnpq.br/4870990824639847 Amorim Neto, Alcides de Castro http://lattes.cnpq.br/2095519556544958 Aprendizagem cooperativa Ambiente virtual Progressão aritmética Progressão geométrica Classroom CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Essa pesquisa analisou as contribuições da aprendizagem cooperativa, com o uso de tecnologia, no ensino de progressões em duas turmas do 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Manaus. Assim como, investigou os diferentes tipos de interação engajados nessa metodologia (aluno-professor, aluno-aluno, e aluno-conteúdo) com o objetivo de mostrar sua relevância no ensino, assim como refletir sobre como essa aprendizagem cooperativa mediada por tecnologia pode ser fator motivacional para o aprendizado dos conhecimentos matemáticos pelos alunos. Trata-se de um trabalho coletivo onde todos são responsáveis pela aprendizagem do grupo. O estilo da Aprendizagem Cooperativa utilizada foi o método da "Investigação em Grupo" descrito por Slavin. Esse método foi mediado pelo ambiente virtual da google, o classroom. Foi verificado pelos resultados positivos desse trabalho que é possível atingir um número bem maior de alunos que alcançam a aprendizagem matemática em progressões. This research analyzed the contributions of cooperative learning, with the use of technology, in the teaching of progressions in two classes of the 1st year of High School in a state school in Manaus. As well, he investigated the different types of interaction engaged in this methodology (student-teacher, student-student, and student-content) in order to show their relevance in teaching, as well as to reflect on how this cooperative learning mediated by technology can be a factor motivation for students to learn mathematical knowledge. It is a collective work where everyone is responsible for group learning. The style of Cooperative Learning used was the "Group Research" method described by Slavin. This method was mediated by the google's virtual environment, the classroom. It was verified by the positive results of this work that it is possible to reach a much larger number of students who achieve mathematical learning in progressions. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2019-04-30T20:42:47Z 2019-03-29 Dissertação MALTA, Valcineide dos Santos. O ensino de progressões sob a abordagem de uma aprendizagem cooperativa mediada pelo classroom. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7113 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Aprendizagem cooperativa Ambiente virtual Progressão aritmética Progressão geométrica Classroom CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
spellingShingle |
Aprendizagem cooperativa Ambiente virtual Progressão aritmética Progressão geométrica Classroom CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Malta, Valcineide dos Santos Ensino de progressões sob a abordagem de uma aprendizagem cooperativa mediada pelo classroom |
topic_facet |
Aprendizagem cooperativa Ambiente virtual Progressão aritmética Progressão geométrica Classroom CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
description |
Essa pesquisa analisou as contribuições da aprendizagem cooperativa, com o uso de tecnologia, no ensino de progressões em duas turmas do 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Manaus. Assim como, investigou os diferentes tipos de interação engajados nessa metodologia (aluno-professor, aluno-aluno, e aluno-conteúdo) com o objetivo de mostrar sua relevância no ensino, assim como refletir sobre como essa aprendizagem cooperativa mediada por tecnologia pode ser fator motivacional para o aprendizado dos conhecimentos matemáticos pelos alunos. Trata-se de um trabalho coletivo onde todos são responsáveis pela aprendizagem do grupo. O estilo da Aprendizagem Cooperativa utilizada foi o método da "Investigação em Grupo" descrito por Slavin. Esse método foi mediado pelo ambiente virtual da google, o classroom. Foi verificado pelos resultados positivos desse trabalho que é possível atingir um número bem maior de alunos que alcançam a aprendizagem matemática em progressões. |
author_additional |
Oliveira, Disney Douglas de Lima |
author_additionalStr |
Oliveira, Disney Douglas de Lima |
format |
Dissertação |
author |
Malta, Valcineide dos Santos |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/3814003584459802 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/3814003584459802 |
title |
Ensino de progressões sob a abordagem de uma aprendizagem cooperativa mediada pelo classroom |
title_short |
Ensino de progressões sob a abordagem de uma aprendizagem cooperativa mediada pelo classroom |
title_full |
Ensino de progressões sob a abordagem de uma aprendizagem cooperativa mediada pelo classroom |
title_fullStr |
Ensino de progressões sob a abordagem de uma aprendizagem cooperativa mediada pelo classroom |
title_full_unstemmed |
Ensino de progressões sob a abordagem de uma aprendizagem cooperativa mediada pelo classroom |
title_sort |
ensino de progressões sob a abordagem de uma aprendizagem cooperativa mediada pelo classroom |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2019 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7113 |
_version_ |
1831969747772637184 |
score |
11.753896 |