Dissertação

Estratégias bioclimáticas e tecnológicas para edificações escolares em áreas de inundação nos municípios de Anamã e Iranduba no estado do Amazonas

No estado do Amazonas, as inundações sazonais que fazem parte do regime hidrológico causam grandes impactos às infraestruturas das edificações, em especial as das escolas, comprometendo o ano letivo dos alunos e consequentemente o desenvolvimento pedagógico. Nessas áreas é necessário que os siste...

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Autor principal: Costa, Diana Soares
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0026478022217344
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7293
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-72932019-08-07T05:03:52Z Estratégias bioclimáticas e tecnológicas para edificações escolares em áreas de inundação nos municípios de Anamã e Iranduba no estado do Amazonas Bioclimatic and technological strategies for school buildings in flood areas in the municipalities of Anamã and Iranduba in the state of Amazonas Costa, Diana Soares Vasconcelos, Raimundo Pereira de http://lattes.cnpq.br/0026478022217344 http://lattes.cnpq.br/4592922524470036 Omena, Thiago Henrique http://lattes.cnpq.br/1775185585417888 Ribeiro, Ruy Alexandre de Sá http://lattes.cnpq.br/7615342468040804 Edifícios escolares Inundações - Amazonas (Estado) Engenharia civil Bioclimatologia ENGENHARIAS: ENGENHARIA CIVIL Amazonas Edificação escolar Bioclimatismo Áreas de inundação Tecnologia No estado do Amazonas, as inundações sazonais que fazem parte do regime hidrológico causam grandes impactos às infraestruturas das edificações, em especial as das escolas, comprometendo o ano letivo dos alunos e consequentemente o desenvolvimento pedagógico. Nessas áreas é necessário que os sistemas construtivos apresentem soluções para essas situações de inundação e seca. Diante disso, opta-se para a tipologia arquitetônica de palafitas, que erguidas no entorno dos rios, lagos e igarapés, são habitações tradicionais da cultura ribeirinha cuja arquitetura pressupõe um diálogo com o ciclo das águas. Assim, o presente trabalho propõe um projeto que repensa as construções educacionais em áreas de inundações periódicas no Amazonas, considerando a questão da arquitetura bioclimática através do resgate do partido arquitetônico palafita e da inclusão de soluções tecnológicas e materiais construtivos integrados ao meio ambiente, consolidando o compromisso entre a arquitetura, educação e meio ambiente. A metodologia adotada estrutura-se a partir de pesquisa bibliográfica, bem como de levantamentos de campo para reconhecimento da área, identificação e registro das características locais e do entorno das áreas selecionadas no município de Anamã e na Vila de Paricatuba, no estado do Amazonas. Ambas as áreas, possuem similaridades quanto aos dados bioclimáticos sobre temperatura, precipitação, umidade e nível do rio, porém Iranduba encontra-se sob maior impacto antrópico por estar localizado na região metropolitana, e Anamã, apresenta grandes níveis de alagações anuais no período das cheias que ocasionam a inundação de todo município. A partir da obtenção dos dados climáticos das regiões é possível sugerir um conjunto de estratégias bioclimáticas a serem inseridas na elaboração do projeto como: estudos sobre a iluminação natural reduzindo a exposição luminosa direta, através de estratégias como a utilização e brises, esquadrias e sombreamento e a aplicação da iluminação artificial de forma eficiente e bem planejada; a ventilação natural e cruzada abrangendo toda a edificação em conjunto com um processo de resfriamento evaporativo como o uso de áreas arborizadas e/ou gramadas próximas à edificação; telhados e paredes verdes; a energia solar fotovoltaica; o reaproveitamento da água da chuva; a separação/destinação dos resíduos sólidos; a fossa biodigestora elevada; os materiais como as vigas e lajes de madeira-concreto; as madeiras certificadas; e telha cimentícia reforçadas com tecido de fibras. Diante do exposto, foi elaborado o estudo arquitetônico com foco em estratégias bioclimáticas, tecnologias e inserção de materiais que são caminhos para a criação de edificações mais sustentáveis adaptadas as especificidades do estado do Amazonas. É grande a perspectiva de que a tipologia arquitetônica de palafitas pode ser aprimorada para uso em novos projetos de edificações escolares, no entanto é necessário que os órgãos governamentais tenham uma visão ampla de sua a importância e a reconheçam como sendo patrimônio material e imaterial da região do Amazonas. In the state of Amazonas, seasonal floods that are part of the hydrological regime cause major impacts on building infrastructures, especially those in schools, affecting the students' school year and consequently the pedagogical development. In these areas, building systems need to provide solutions for these flood and drought situations. Given this, one opts for the architectural typology of stilts, which erected around the rivers, lakes and streams, are traditional dwellings of riverside culture whose architecture presupposes a dialogue with the water cycle. Thus, the present work proposes a project that rethinks educational constructions in periodic flooding areas in the Amazon, considering the issue of bioclimatic architecture through the rescue of the stilt architectural party and the inclusion of technological solutions and building materials integrated with the environment, consolidating the compromise between architecture, education and environment. The adopted methodology is based on bibliographic research, as well as field surveys to recognize the area, identify and record the local characteristics and surrounding areas selected in the municipality of Anamã and Vila de Paricatuba, in the state of Amazonas. Both areas have similarities in bioclimatic data on temperature, precipitation, humidity and river level, but Iranduba is under greater anthropic impact because it is located in the metropolitan region, and Anamã has high levels of anual flooding during the flood period. that cause the flooding of every municipality. From obtaining the climatic data of the regions it is possible to suggest a set of bioclimatic strategies to be inserted in the project elaboration such as: studies on natural lighting reducing direct light exposure, through strategies such as use and brises, frames and shading and the application of artificial lighting efficiently and well planned; natural and cross ventilation covering the entire building together with an evaporative cooling process such as the use of wooded areas and / or lawns near the building; green roofs and walls; photovoltaic solar energy; the reuse of rainwater; the separation / disposal of solid waste; the elevated biodigester pit; materials such as woodconcrete beams and slabs; certified woods; and cementitious tile reinforced with fiber fabric. Given the above, the architectural study was elaborated focusing on bioclimatic strategies, technologies and insertion of materials that are ways for the creation of more sustainable buildings adapted to the specificities of the state of Amazonas. The perspective is that architectural stilt typology can be improved for use in new school building projects, but it is necessary for government agencies to have a broad view of its importance and to recognize it as a material and immaterial heritage of the region from the Amazon. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Foi ótima! Houve uma quebra de padronizações e paradigmas em edificações escolares no interior do Amazonas, em especial nas áreas inundáveis. É importante que esse trabalho tenha sido realizado pela UFAM, pois é na universidade federal que aprendemos a melhorar o nosso país, começando pela educação. 2019-08-06T19:59:35Z 2019-06-12 Dissertação COSTA, Diana Soares. Estratégias bioclimáticas e tecnológicas para edificações escolares em áreas de inundação nos municípios de Anamã e Iranduba no estado do Amazonas. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7293 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil
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