/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
A cultura e o hibridismo tecnológico no Programa Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica: um estudo de caso
A pesquisa faz o estudo da proposta do Programa Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica (EMPMT) da SEDUC/AM no que se refere ao ensino de Arte, tendo como objetivo geral investigar a efetividade da proposta e das ações no âmbito do Ensino de Artes, para o fortalecimento dos saberes locai...
Autor principal: | Dias, Núbia Najar |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7299805117121300 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7339 |
Resumo: |
---|
A pesquisa faz o estudo da proposta do Programa Ensino Médio Presencial com Mediação
Tecnológica (EMPMT) da SEDUC/AM no que se refere ao ensino de Arte, tendo como objetivo
geral investigar a efetividade da proposta e das ações no âmbito do Ensino de Artes, para o
fortalecimento dos saberes locais, mediado pelo hibridismo tecnológico do Programa EMPMT,
implementado em escolas públicas estaduais no Amazonas. E como objetivos específicos, analisar
as ações pedagógicas dos professores de Artes, mediadas pelas TIC, para verificar se há conteúdos
que abordem os saberes locais que compõem a identidade cultural dos estudantes; além de
identificar limites e/ou possibilidades no desenvolvimento do trabalho dos professores com a
temática da cultura local. A pesquisa é de natureza qualitativa baseado no método
Fenomenológico. Os procedimentos utilizados corresponderam a pesquisa documental e de
campo. O hibridismo tecnológico apresenta potencial para promover o acesso à educação, de
forma qualificada e para a valorização dos saberes locais. Contudo, destaca-se que para que isso se
efetive, as condições materiais para a sua realização devem ser garantidas. Estas condições dizem
respeito aos aspectos técnicos, de conectividade e pedagógicos. Técnicos, no sentido de garantir
acesso aos instrumentos tecnológicos aos estudantes e professores. De conectividade, para que os
mesmos possam usar tais equipamentos com o menor grau de interferências, em função da não
garantia de sinal de qualidade. E pedagógicos, visando que as relações entre tempo e espaço para
as aulas de Artes sejam adequadas para o desenvolvimento do que se pretende, com o necessário
investimento em formação de professores, ministrantes e presenciais, promovendo maior
articulação entre os mesmos. |