/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
A cultura e o hibridismo tecnológico no Programa Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica: um estudo de caso
A pesquisa faz o estudo da proposta do Programa Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica (EMPMT) da SEDUC/AM no que se refere ao ensino de Arte, tendo como objetivo geral investigar a efetividade da proposta e das ações no âmbito do Ensino de Artes, para o fortalecimento dos saberes locai...
Autor principal: | Dias, Núbia Najar |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7299805117121300 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7339 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7339 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-73392019-08-28T05:03:40Z A cultura e o hibridismo tecnológico no Programa Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica: um estudo de caso Dias, Núbia Najar Ramos, Evandro de Morais http://lattes.cnpq.br/7299805117121300 http://lattes.cnpq.br/0764449120814936 Santos, Eneila Almeida dos http://lattes.cnpq.br/8047829434629710 Ribeiro, Odenei de Souza http://lattes.cnpq.br/3632397138574065 Arte - Estudo e ensino Educação à distância Tecnologia educacional - Amazonas (Estado) CIÊNCIAS HUMANAS Educação a distância Hibridismo tecnológico Ensino da arte Identidade cultural Amazonas A pesquisa faz o estudo da proposta do Programa Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica (EMPMT) da SEDUC/AM no que se refere ao ensino de Arte, tendo como objetivo geral investigar a efetividade da proposta e das ações no âmbito do Ensino de Artes, para o fortalecimento dos saberes locais, mediado pelo hibridismo tecnológico do Programa EMPMT, implementado em escolas públicas estaduais no Amazonas. E como objetivos específicos, analisar as ações pedagógicas dos professores de Artes, mediadas pelas TIC, para verificar se há conteúdos que abordem os saberes locais que compõem a identidade cultural dos estudantes; além de identificar limites e/ou possibilidades no desenvolvimento do trabalho dos professores com a temática da cultura local. A pesquisa é de natureza qualitativa baseado no método Fenomenológico. Os procedimentos utilizados corresponderam a pesquisa documental e de campo. O hibridismo tecnológico apresenta potencial para promover o acesso à educação, de forma qualificada e para a valorização dos saberes locais. Contudo, destaca-se que para que isso se efetive, as condições materiais para a sua realização devem ser garantidas. Estas condições dizem respeito aos aspectos técnicos, de conectividade e pedagógicos. Técnicos, no sentido de garantir acesso aos instrumentos tecnológicos aos estudantes e professores. De conectividade, para que os mesmos possam usar tais equipamentos com o menor grau de interferências, em função da não garantia de sinal de qualidade. E pedagógicos, visando que as relações entre tempo e espaço para as aulas de Artes sejam adequadas para o desenvolvimento do que se pretende, com o necessário investimento em formação de professores, ministrantes e presenciais, promovendo maior articulação entre os mesmos. La investigación hace el estudio de la propuesta del Programa Enseñanza Media Presencial con Mediación Tecnológica (EMPMT), de la SEDUC / AM en lo que se refiere a la enseñanza de Arte, teniendo como objetivo general investigar la efectividad de la propuesta y de las acciones en el ámbito de la Enseñanza de Artes, para el fortalecimiento de los saberes locales, mediado por el hibridismo tecnológico del Programa EMPMT, implementado en escuelas públicas estatales en el Amazonas. Y como objetivos específicos analizar las acciones pedagógicas de los profesores de Artes, mediadas por las TIC, para verificar si hay contenidos que aborden los saberes locales que componen la identidad cultural de los estudiantes; además de identificar límites y / o posibilidades en el desarrollo del trabajo de los profesores con la temática de la cultura local. La investigación es de naturaleza cualitativa basada en el método fenomenológico. Los procedimientos utilizados correspondieron a la investigación documental y de campo. El hibridismo tecnológico presenta potencial para promover el acceso a la educación, de forma cualificada y para la valorización de los saberes locales. Sin embargo, se destaca que para que esto se efectúe, las condiciones materiales para su realización deben ser garantizadas. Estas condiciones se refieren a los aspectos técnicos, de conectividad y pedagógicos. Técnicos, en el sentido de garantizar el acceso a los instrumentos tecnológicos a los estudiantes y profesores. De conectividad, para que los mismos puedan usar tales equipos con el menor grado de interferencias, en función de la no garantía de señal de calidad. Y pedagógicos, buscando que las relaciones entre tiempo y espacio para las clases de Artes sean decuadas para el desarrollo de lo que se pretende, con la necesaria inversión en formación de profesores, ministrantes y presenciales, promoviendo mayor articulación entre los mismos. 2019-08-27T19:19:03Z 2019-08-19 Dissertação DIAS, Núbia Najar. A cultura e o hibridismo tecnológico no Programa Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica: um estudo de caso. 2018. 170 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7339 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Arte - Estudo e ensino Educação à distância Tecnologia educacional - Amazonas (Estado) CIÊNCIAS HUMANAS Educação a distância Hibridismo tecnológico Ensino da arte Identidade cultural Amazonas |
spellingShingle |
Arte - Estudo e ensino Educação à distância Tecnologia educacional - Amazonas (Estado) CIÊNCIAS HUMANAS Educação a distância Hibridismo tecnológico Ensino da arte Identidade cultural Amazonas Dias, Núbia Najar A cultura e o hibridismo tecnológico no Programa Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica: um estudo de caso |
topic_facet |
Arte - Estudo e ensino Educação à distância Tecnologia educacional - Amazonas (Estado) CIÊNCIAS HUMANAS Educação a distância Hibridismo tecnológico Ensino da arte Identidade cultural Amazonas |
description |
A pesquisa faz o estudo da proposta do Programa Ensino Médio Presencial com Mediação
Tecnológica (EMPMT) da SEDUC/AM no que se refere ao ensino de Arte, tendo como objetivo
geral investigar a efetividade da proposta e das ações no âmbito do Ensino de Artes, para o
fortalecimento dos saberes locais, mediado pelo hibridismo tecnológico do Programa EMPMT,
implementado em escolas públicas estaduais no Amazonas. E como objetivos específicos, analisar
as ações pedagógicas dos professores de Artes, mediadas pelas TIC, para verificar se há conteúdos
que abordem os saberes locais que compõem a identidade cultural dos estudantes; além de
identificar limites e/ou possibilidades no desenvolvimento do trabalho dos professores com a
temática da cultura local. A pesquisa é de natureza qualitativa baseado no método
Fenomenológico. Os procedimentos utilizados corresponderam a pesquisa documental e de
campo. O hibridismo tecnológico apresenta potencial para promover o acesso à educação, de
forma qualificada e para a valorização dos saberes locais. Contudo, destaca-se que para que isso se
efetive, as condições materiais para a sua realização devem ser garantidas. Estas condições dizem
respeito aos aspectos técnicos, de conectividade e pedagógicos. Técnicos, no sentido de garantir
acesso aos instrumentos tecnológicos aos estudantes e professores. De conectividade, para que os
mesmos possam usar tais equipamentos com o menor grau de interferências, em função da não
garantia de sinal de qualidade. E pedagógicos, visando que as relações entre tempo e espaço para
as aulas de Artes sejam adequadas para o desenvolvimento do que se pretende, com o necessário
investimento em formação de professores, ministrantes e presenciais, promovendo maior
articulação entre os mesmos. |
author_additional |
Ramos, Evandro de Morais |
author_additionalStr |
Ramos, Evandro de Morais |
format |
Dissertação |
author |
Dias, Núbia Najar |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/7299805117121300 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/7299805117121300 |
title |
A cultura e o hibridismo tecnológico no Programa Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica: um estudo de caso |
title_short |
A cultura e o hibridismo tecnológico no Programa Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica: um estudo de caso |
title_full |
A cultura e o hibridismo tecnológico no Programa Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica: um estudo de caso |
title_fullStr |
A cultura e o hibridismo tecnológico no Programa Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A cultura e o hibridismo tecnológico no Programa Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica: um estudo de caso |
title_sort |
cultura e o hibridismo tecnológico no programa ensino médio presencial com mediação tecnológica: um estudo de caso |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2019 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7339 |
_version_ |
1831969791955435520 |
score |
11.753735 |