Dissertação

Prática de laboratório com unidade didática e ludicidade para o ensino de química a alunos com distorção idade série

FERREIRA, B. R. Prática de Laboratório com Unidade Didática e Ludicidade para o Ensino de Química a Alunos com Distorção Idade Série..Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal do Amazonas. Manaus, 2019. Este trabalho envolve o proc...

ver descrição completa

Autor principal: Ferreira, Roberto Brasil
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0187940142027214
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7367
Resumo:
FERREIRA, B. R. Prática de Laboratório com Unidade Didática e Ludicidade para o Ensino de Química a Alunos com Distorção Idade Série..Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal do Amazonas. Manaus, 2019. Este trabalho envolve o processo de ensinar Química, no nível médio regular, para alunos com significativa distorção idade/série. Desta maneira, o projeto busca empregar o conceito de Unidades Didáticas Multiestratégicas (UDM), que consiste em integrar um conjunto de estratégias didáticas de acordo com objetivos de aprendizagem previamente definidos e delimitados,identificando os conteúdos básicos necessários para inserir, de forma experimental e lúdica, o Ensino de Química aos alunos do ensino médio regular que possuem significada situação de distorção idade/série; aplicar a metodologia apropriada para a assimilação dos conteúdos; melhorar o desempenho escolar relacionando os conteúdos ministrados com sua importância sócio-tecnológica; ressaltar a importância da atuação do professor e do aluno no processo de ensino-aprendizagem, propondo sugestões de práticas pedagógicas para o Ensino da Química. Para dar base a pesquisa, contamos com o aporte teórico de David Ausubel, e de autores contemporâneos que lidam com a temática. A metodologia para a realização do projeto contará, além do levantamento bibliográfico sobre o assunto, com aulas experimentais relacionadas com o estudo da rapidez das reações químicas e os fatores que a influenciam e o conceito de Velocidade com que as Reações Químicas acontecem e a complementação do processo com atividades lúdicas, a serem desenvolvidas e realizadas na sala de mídia da escola. Estas atividades envolvem um jogo, onde a teoria envolvida é mensurada através de perguntas objetivas com intenção de criar um ambiente propício ao desenvolvimento das habilidades dos alunos.