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Dissertação
Análise da distribuição espacial dos bairros de moradia dos estudantes de graduação da UFAM, modos de transporte e impactos sobre a duração das viagens para acesso ao campus
O objetivo principal deste trabalho foi reconhecer a distribuição espacial de moradia dos estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Amazonas (nos bairros de Manaus), bem como os meios de transporte utilizados para acessar ao Campus universitário e a variação da duração das viagen...
Autor principal: | Paiva, Cristiano da Silva |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8122458137154542, https://orcid.org/0000-0002-9448-4434 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7446 |
Resumo: |
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O objetivo principal deste trabalho foi reconhecer a distribuição espacial de moradia dos estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Amazonas (nos bairros de Manaus), bem como os meios de transporte utilizados para acessar ao Campus universitário e a variação da duração das viagens em função do modo de transporte utilizado. É importante ponderar que o presente trabalho partiu da hipótese de que a distribuição residencial dos estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Amazonas (por bairros de Manaus), o modo de transporte utilizado para acessar ao Campus Universitário, a extensão e a duração das viagens eram influenciadas pela renda média das famílias. Através dos resultados e análises deste trabalho foi possível concluir que as hipóteses se confirmaram demonstrando que os estudantes provenientes de bairros de maior poder aquisitivo ocupam as vagas dos cursos de maior concorrência como direito e medicina, enquanto os de bairros mais pobres se fizeram mais representados nas vagas de cursos menos concorridos como matemática e pedagogia. A resposta também se demonstrou positiva em relação aos estudantes de cursos com maior concorrência utilizarem o transporte individual, enquanto os de cursos menos concorridos fazem uso do transporte coletivo. A última hipótese a respeito das viagens dos estudantes que utilizam o transporte coletivo para acessar o Campus Universitário serem mais longas e terem maior duração que as daqueles que utilizam o transporte individual, demonstra que é necessário ações no sentido de mitigar estes impactos. |