Relatório de Pesquisa

Análise da influência do sistema viário na duração das viagens dos operários do PIM: um estudo de caso

Estima-se que 75% dos bairros de Manaus foram formados por processos conhecidos regionalmente como invasão. A principal característica destes bairros é a ausência de planejamento prévio do traçado viário e de locais para a implantação dos mobiliários urbanos de uso coletivo, tais como escolas, deleg...

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Autor principal: Aline Damaceno Leite
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1837
Resumo:
Estima-se que 75% dos bairros de Manaus foram formados por processos conhecidos regionalmente como invasão. A principal característica destes bairros é a ausência de planejamento prévio do traçado viário e de locais para a implantação dos mobiliários urbanos de uso coletivo, tais como escolas, delegacias de polícia, postos de saúde, etc. Em conseqüência desta ausência de planejamento, o sistema viário é precário, com vias estreitas, tortuosas e descontínuas, o que deve dificultar a circulação de ônibus, tornando as viagens lentas e demoradas. O presente projeto parte da hipótese de que a realidade acima descrita traz impacto direto sobre os deslocamentos dos trabalhadores do Pólo Industrial de Manaus - PIM, impondo longas jornadas desde as residências até às fábricas e destas quando retornam às moradias. Supõe-se também que, procurando reduzir estes tempos, as rotas de coleta dos operários (traçados pelas empresas) seguem preferencialmente pelas vias arteriais (o que pode ocasionar longas caminhadas complementares) e limitam a abrangência espacial das rotas, não chegando a bairros mais afastados da cidade. Isto posto, este projeto apresenta como objetivo principal reconhecer a influência que o sistema viário exerce sobre a duração das viagens de operários do PIM e possíveis estratégias adotadas pelas empresas para reduzir estes tempos. Para tanto, buscar-se-á gerar mapas georreferenciados das rotas de transportes e reconhecer a variação da velocidade dos trajetos, tentando identificar fatores do sistema viário que contribuem para essa variação. Em função de ser uma empresa de grande porte, elegeu-se (a priori) a Moto Honda da Amazônia como estudo de caso e espera-se que esta empresa se disponha a colaborar com a pesquisa. Caso não demonstre interesse, outra será escolhida.