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Dissertação
O ensino mediado por tecnologia em comunidade indígena Ticuna: desafios linguísticos no processo ensino-aprendizagem
Esta pesquisa versa sobre o tratamento dado à língua Ticuna no ensino mediado por tecnologia em uma escola indígena no município de Benjamin Constant/AM. O ensino é ofertado pela Secretaria Estadual de Educação do Amazonas que usa como mecanismo o Programa Centro de Mídias de Educação do Amazonas...
Autor principal: | Oliveira, Edilani Ribeiro de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5007258347750364 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7456 |
Resumo: |
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Esta pesquisa versa sobre o tratamento dado à língua Ticuna no ensino mediado por
tecnologia em uma escola indígena no município de Benjamin Constant/AM. O
ensino é ofertado pela Secretaria Estadual de Educação do Amazonas que usa
como mecanismo o Programa Centro de Mídias de Educação do Amazonas e por
metodologia o ensino mediado por tecnologia digital. Esta dissertação tem como
objetivo geral analisar o processo de ensino por mediação tecnológica em
comunidades indígenas da etnia ticuna no município de Benjamin Constant. Os
objetivos específicos: verificar o tratamento dado à especificidade linguística dos
alunos falantes de Ticuna; identificar o grau de bilinguismo/multilinguismo dos alunos
e pontuar os desafios linguísticos no processo ensino-aprendizagem. Os conceitos
teórico-metodológicos foram fundamentados em Cesar & Maher (2018), Martellota
(2011), Stubbs (2002) que trata da língua como elemento cultural; em Weinreich;
Labov; Herzog (2006) sobre o contato das línguas e na sociolinguística de Molica &
Braga (2017) e Tarallo (2007), assim como outros pesquisadores que lidam com a
questão linguística nas relações de contato. Utilizou-se a pesquisa qualitativa como
método de procedimento investigativo e a pesquisa quantitativa para análise de
alguns dados. A pesquisa bibliográfica é a base referencial de toda investigação e
utilizamos em todas as etapas do processo investigativo. O trabalho campo consistiu
na observação sistemática e aplicação de questionários com perguntas fechadas e
abertas para professores e alunos. Os procedimentos adotados na pesquisa
partiram do questionamento: O ensino mediado por tecnologia considera as
especificidades linguísticas dos alunos ticuna, falantes de sua língua indígena? Uma
formação desenvolvida para a diversidade linguística e cultural possibilita a
aprendizagem e a formação de cidadãos autônomos. Quando se é negado ao
indígena o direito de uso da língua em situações de aprendizagem reforça a
tentativa de negação e apagamento das línguas indígenas promovidas pelas
colônias com os primeiros missionários. As propostas para o ensino médio devem
estimular a autonomia dos estudantes através de uma formação abrangente das
capacidades de inter-relações sociais entre indígenas e não-indígenas. |