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Dissertação
O ensino mediado por tecnologia em comunidade indígena Ticuna: desafios linguísticos no processo ensino-aprendizagem
Esta pesquisa versa sobre o tratamento dado à língua Ticuna no ensino mediado por tecnologia em uma escola indígena no município de Benjamin Constant/AM. O ensino é ofertado pela Secretaria Estadual de Educação do Amazonas que usa como mecanismo o Programa Centro de Mídias de Educação do Amazonas...
Autor principal: | Oliveira, Edilani Ribeiro de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5007258347750364 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7456 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-74562019-11-02T05:04:00Z O ensino mediado por tecnologia em comunidade indígena Ticuna: desafios linguísticos no processo ensino-aprendizagem Enseñanza mediada por la tecnología en la comunidad indígena ticuna: desafíos lingüísticos en el proceso de enseñanza-aprendizaje Technology-mediated teaching in the Ticuna indigenous community: language challenges in the teaching-learning process Oliveira, Edilani Ribeiro de Silva, Raynice Geraldine Pereira da http://lattes.cnpq.br/5007258347750364 http://lattes.cnpq.br/6871299150014070 Oliveira, Sanderson Castro Soares de http://lattes.cnpq.br/7306113771722375 Maia, Francisca Paula Soares http://lattes.cnpq.br/4239737621881173 Bonifácio, Ligiane Pessoa dos Santos http://lattes.cnpq.br/0394521363017703 Aprendizagem Interlíngua (Aprendizagem de línguas) Contato linguístico Linguas indigenas LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LINGUÍSTICA: TEORIA E ANALISE LINGUÍSTICA Ensino Mediado por tecnologia Aprendizagem Políticas Linguísticas Identidade Étnica Línguas em Contato Esta pesquisa versa sobre o tratamento dado à língua Ticuna no ensino mediado por tecnologia em uma escola indígena no município de Benjamin Constant/AM. O ensino é ofertado pela Secretaria Estadual de Educação do Amazonas que usa como mecanismo o Programa Centro de Mídias de Educação do Amazonas e por metodologia o ensino mediado por tecnologia digital. Esta dissertação tem como objetivo geral analisar o processo de ensino por mediação tecnológica em comunidades indígenas da etnia ticuna no município de Benjamin Constant. Os objetivos específicos: verificar o tratamento dado à especificidade linguística dos alunos falantes de Ticuna; identificar o grau de bilinguismo/multilinguismo dos alunos e pontuar os desafios linguísticos no processo ensino-aprendizagem. Os conceitos teórico-metodológicos foram fundamentados em Cesar & Maher (2018), Martellota (2011), Stubbs (2002) que trata da língua como elemento cultural; em Weinreich; Labov; Herzog (2006) sobre o contato das línguas e na sociolinguística de Molica & Braga (2017) e Tarallo (2007), assim como outros pesquisadores que lidam com a questão linguística nas relações de contato. Utilizou-se a pesquisa qualitativa como método de procedimento investigativo e a pesquisa quantitativa para análise de alguns dados. A pesquisa bibliográfica é a base referencial de toda investigação e utilizamos em todas as etapas do processo investigativo. O trabalho campo consistiu na observação sistemática e aplicação de questionários com perguntas fechadas e abertas para professores e alunos. Os procedimentos adotados na pesquisa partiram do questionamento: O ensino mediado por tecnologia considera as especificidades linguísticas dos alunos ticuna, falantes de sua língua indígena? Uma formação desenvolvida para a diversidade linguística e cultural possibilita a aprendizagem e a formação de cidadãos autônomos. Quando se é negado ao indígena o direito de uso da língua em situações de aprendizagem reforça a tentativa de negação e apagamento das línguas indígenas promovidas pelas colônias com os primeiros missionários. As propostas para o ensino médio devem estimular a autonomia dos estudantes através de uma formação abrangente das capacidades de inter-relações sociais entre indígenas e não-indígenas. This research addresses the treatment given to the Ticuna language in technologymediated teaching in an indigenous school in the city of Benjamin Constant / AM. The teaching is offered by the State Department of Education of Amazonas that uses as mechanism the Program Center of Education Media of Amazonas, and by methodology the teaching mediated by digital technology. This dissertation aims to analyze the process of teaching by technological mediation in indigenous communities of the Ticuna ethnic group in Benjamin Constant. And as specific verify the treatment given to the linguistic specificity of Ticuna-speaking students; Identify the degree of bilingualism / multilingualism of students and highlight the language challenges in the teaching-learning process. The theoretical-methodological concepts were based on Cesar & Maher (2018), Martellota (2011), Stubbs (2002) to discuss language as a cultural element; in Weinreich; Labov; Herzog (2006) on the contact of languages and sociolinguistics by Molica & Braga (2017) and Tarallo (2007), as well as other researchers dealing with the linguistic issue in contact relations. Qualitative research was used as a method of investigative procedure and quantitative research for analysis of some data. The bibliographic search went through all the research. The fieldwork consisted of systematic observation and application form of closed and open questions for teachers and students. The criteria adopted in the visit start from the question: Does technology-mediated teaching consider Ticuna students who speak their indigenous language as specific languages? Training developed for linguistic and cultural diversity enables the learning and training of self-employed citizens. When the indigenous people are denied the right to use language in learning situations reinforces the attempt to deny and erase the indigenous languages promoted by the colonies with the first missionaries. Secondary education proposals should be favored through comprehensive training of inter-social capacities between indigenous and non-indigenous. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas Senti dificuldade em encontrar o link de acesso à página de depósito. 2019-11-01T18:32:26Z 2019-09-26 Dissertação OLIVEIRA, Edilani Ribeiro de. O ensino mediado por tecnologia em comunidade indígena Ticuna: desafios linguísticos no processo ensino-aprendizagem. 2019. 137 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7456 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
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Esta pesquisa versa sobre o tratamento dado à língua Ticuna no ensino mediado por
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metodologia o ensino mediado por tecnologia digital. Esta dissertação tem como
objetivo geral analisar o processo de ensino por mediação tecnológica em
comunidades indígenas da etnia ticuna no município de Benjamin Constant. Os
objetivos específicos: verificar o tratamento dado à especificidade linguística dos
alunos falantes de Ticuna; identificar o grau de bilinguismo/multilinguismo dos alunos
e pontuar os desafios linguísticos no processo ensino-aprendizagem. Os conceitos
teórico-metodológicos foram fundamentados em Cesar & Maher (2018), Martellota
(2011), Stubbs (2002) que trata da língua como elemento cultural; em Weinreich;
Labov; Herzog (2006) sobre o contato das línguas e na sociolinguística de Molica &
Braga (2017) e Tarallo (2007), assim como outros pesquisadores que lidam com a
questão linguística nas relações de contato. Utilizou-se a pesquisa qualitativa como
método de procedimento investigativo e a pesquisa quantitativa para análise de
alguns dados. A pesquisa bibliográfica é a base referencial de toda investigação e
utilizamos em todas as etapas do processo investigativo. O trabalho campo consistiu
na observação sistemática e aplicação de questionários com perguntas fechadas e
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