Tese

Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis

A Educação Inclusiva está diretamente relacionada com as práticas pedagógicas que apoiam métodos significativos e acessíveis promovendo a igualdade de oportunidades e a valorização dos estudantes, considerando, os aspectos étnicos, sociais, culturais, intelectuais, físicos, sensoriais e de gênero. E...

ver descrição completa

Autor principal: Mourão, Andreza Bastos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1186847209842804
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7469
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7469
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-74692019-11-06T05:03:59Z Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis Inclusive Model of Accessible Learning Object Development Mourão, Andreza Bastos Magalhães Netto, José Francisco de http://lattes.cnpq.br/1186847209842804 http://lattes.cnpq.br/3958238119785924 Barreto, Raimundo da Silva http://lattes.cnpq.br/1132672107627968 Castro, Thais Helena Chaves de http://lattes.cnpq.br/9337143918677200 Pio, José Luiz de Souza http://lattes.cnpq.br/1014904168887285 Educação inclusiva Projeto de acessibilidade para estudantes com deficiência CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Educação Inclusiva Objetos de Aprendizagem Acessíveis Engenharia de Requisitos Modelo Inclusivo A Educação Inclusiva está diretamente relacionada com as práticas pedagógicas que apoiam métodos significativos e acessíveis promovendo a igualdade de oportunidades e a valorização dos estudantes, considerando, os aspectos étnicos, sociais, culturais, intelectuais, físicos, sensoriais e de gênero. Existe uma nova e expressiva demanda de estudantes com deficiências buscando qualificação de nível superior, e Modelos de Inclusão os ajudam a alcançar esse objetivo. Modelos teóricos e práticos de desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem já são utilizados no ensino regular, porém muitos falham ao considerar um processo de requisitos eficiente para a captura eficaz das necessidades dos Estudantes. Neste sentido, esta Tese descreve um Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis, que utiliza o processo de Engenharia de Requisitos para apoiar o desenvolvimento de recursos educacionais inclusivos por professores de nível superior em Computação. A metodologia de pesquisa utilizada se caracteriza por meio de um estudo baseado em revisões sistemáticas da literatura e estudos de casos, para atingir os objetivos propostos foi utilizada a abordagem qualitativa. Por fim, os resultados demonstraram que o Modelo Inclusivo contribui com a área da Informática na Educação promovendo uma prática inovadora e inclusiva, incentiva um ambiente igualitário, favorece um ambiente socioemocional e produz impacto positivo nos resultados acadêmicos. Inclusive Education is directly related to pedagogical practices that support meaningful and accessible methods, promoting equal opportunities and valuing students, considering ethnic, social, cultural, intellectual, physical, sensory and gender aspects. There is a significant new demand from Students with Disabilities seeking higher-level qualifications, and Inclusion Models help them achieve this goal. Theoretical and practical Models of development of Learning objects are already used in mainstream teaching, but many fail to consider an efficient requirements process for effectively capturing Students' needs. In this sense, this Thesis describe an Inclusive Model of Development of Accessible Learning Object, which uses the Requirements Engineering process to support the development of inclusive educational resources by higher-level Computer Professors. The research methodology used is characterized by study based on systematic literature reviews and case studies, to achieve the proposed objectives, was used the qualitative approach. Finally, the results showed that the Inclusive Model contributes to the field of Informatics in Education by promoting the innovative and inclusive practice, encourages an egalitarian environment, favors a socio-emotional environment and has a positive impact on academic results. 2019-11-05T18:17:46Z 2019-10-04 Tese MOURÃO, Andreza Bastos. Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis. 2019. 206 f. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas , Manaus (AM), 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7469 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Computação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Informática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Educação inclusiva
Projeto de acessibilidade para estudantes com deficiência
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Educação Inclusiva
Objetos de Aprendizagem Acessíveis
Engenharia de Requisitos
Modelo Inclusivo
spellingShingle Educação inclusiva
Projeto de acessibilidade para estudantes com deficiência
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Educação Inclusiva
Objetos de Aprendizagem Acessíveis
Engenharia de Requisitos
Modelo Inclusivo
Mourão, Andreza Bastos
Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis
topic_facet Educação inclusiva
Projeto de acessibilidade para estudantes com deficiência
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Educação Inclusiva
Objetos de Aprendizagem Acessíveis
Engenharia de Requisitos
Modelo Inclusivo
description A Educação Inclusiva está diretamente relacionada com as práticas pedagógicas que apoiam métodos significativos e acessíveis promovendo a igualdade de oportunidades e a valorização dos estudantes, considerando, os aspectos étnicos, sociais, culturais, intelectuais, físicos, sensoriais e de gênero. Existe uma nova e expressiva demanda de estudantes com deficiências buscando qualificação de nível superior, e Modelos de Inclusão os ajudam a alcançar esse objetivo. Modelos teóricos e práticos de desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem já são utilizados no ensino regular, porém muitos falham ao considerar um processo de requisitos eficiente para a captura eficaz das necessidades dos Estudantes. Neste sentido, esta Tese descreve um Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis, que utiliza o processo de Engenharia de Requisitos para apoiar o desenvolvimento de recursos educacionais inclusivos por professores de nível superior em Computação. A metodologia de pesquisa utilizada se caracteriza por meio de um estudo baseado em revisões sistemáticas da literatura e estudos de casos, para atingir os objetivos propostos foi utilizada a abordagem qualitativa. Por fim, os resultados demonstraram que o Modelo Inclusivo contribui com a área da Informática na Educação promovendo uma prática inovadora e inclusiva, incentiva um ambiente igualitário, favorece um ambiente socioemocional e produz impacto positivo nos resultados acadêmicos.
author_additional Magalhães Netto, José Francisco de
author_additionalStr Magalhães Netto, José Francisco de
format Tese
author Mourão, Andreza Bastos
author2 http://lattes.cnpq.br/1186847209842804
author2Str http://lattes.cnpq.br/1186847209842804
title Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis
title_short Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis
title_full Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis
title_fullStr Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis
title_full_unstemmed Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis
title_sort modelo inclusivo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem acessíveis
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2019
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7469
_version_ 1831969814196781056
score 11.753735