/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Ação saberes indígenas na escola: alfabetização e letramento com conhecimentos indígenas?
A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas – FACED/UFAM, sob o título “Ação Saberes Indígenas na Escola: Alfabetização e letramento com conhecimentos indígenas?”. O objetivo foi analisar como os saberes indígen...
Autor principal: | Luciano, Rosenilda Rodrigues de Freitas |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1083175612574901 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7489 |
Resumo: |
---|
A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de
Educação da Universidade Federal do Amazonas – FACED/UFAM, sob o título “Ação Saberes
Indígenas na Escola: Alfabetização e letramento com conhecimentos indígenas?”. O objetivo
foi analisar como os saberes indígenas são abordados nas práticas pedagógicas no âmbito
do projeto “Ação Saberes Indígenas na Escola – ASIE”, coordenado pela Universidade
Federal do Amazonas (UFAM). A pesquisa debruçou-se sobre a inserção dos saberes
indígenas na escola indígena a partir das experiências desenvolvidas nos Cursos de
Formação Continuada de docentes indígenas alfabetizadores. O trabalho contextualiza a
alfabetização e o letramento na Educação Escolar Indígena, evidenciando o histórico
processo de exclusão dos conhecimentos indígenas. A pesquisa discute a proposta de
alfabetização e de letramento das crianças indígenas, tendo por base os conhecimentos
indígenas na perspectiva pedagógica da organização comunitária, do multilinguismo e da
interculturalidade. A metodologia adotada é a etnografia institucional (ESCOBAR, 2007),
apoiada por técnicas de pesquisa e análise dos documentos orientadores e instituidores da
ASIE/UFAM, dos planos de ensino e relatórios dos formadores, dos relatórios finais da
coordenação, dos registros das experiências docentes pela pesquisadora como formadora da
ASIE/UFAM e dos materiais didáticos produzidos pelos cursistas durante as etapas
formativas. Do ponto de vista institucional, os estudos e as pesquisas indicaram que a
experiência foi teórica e pedagogicamente muito inovadora, socialmente relevante e
legitimada, mas com muitas fragilidades e limitações metodológicas e gerenciais. Do ponto
de vista dos instituintes (povos indígenas), os resultados mostraram que a proposta é a
inversão da escola colonizante ao trazer os etnoconhecimentos como base para promover a
alfabetização e os letramentos indígenas, com o diferencial de não excluir os saberes não
indígenas, mas de articulá-los no propósito de fortalecimento da diversidade étnica-cultural
envolvida no ambiente escolar. Quanto à escolarização dos saberes indígenas tendo como
base os planos de ensino, o aporte teórico ainda valoriza muito os conhecimentos científicos
não indígenas. A metodologia utilizada não corrobora na totalidade com aspectos importantes
da proposta como a efetiva participação dos sábios e conhecedores da ciência indígena. As
inovações percebidas a partir do único material didático publicado e dos não publicados,
revelam a valorização dos métodos científicos não indígenas baseados na pedagogia
freireana da escrita, não aparecendo no material a utilização das pedagogias indígenas
oralizadas. A pesquisa conclui que a tentativa de aproximação dos saberes indígenas vem
efetivando-se e apresenta resultados positivos seja na formação do professor, seja na
produção de material didático, porém cercada de desafios que vão desde a formação
específica do formador, perpassando por desafios de ordem técnicas-administrativas e
chegando até o tratamento ou o (des)tratamento didático dispensado aos materiais
construídos. O maior desafio continua sendo de ordem administrativa, política e financeira que
neutralizam ou mesmo inviabilizam iniciativas bem-intencionadas e conceitualmente bem
desenhadas. |