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Dissertação
Sistema Embarcado de Diagnóstico Veicular Integrado a Ambientes Inteligentes
A manutenção visa manter o veículo em boas condições de funcionamento e evitam surpresas desagradáveis, como: pane mecânica e quebra de componentes por causa de peças danificadas, aumentando os prejuízos. Buscando evitar essas surpresas, este trabalho propôs e desenvolveu um sistema com uma arquitet...
Autor principal: | Silva, Walmir Acioli e |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2066187291225661, https://orcid.org/0000-0002-5005-7270 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7512 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-75122019-11-23T05:04:03Z Sistema Embarcado de Diagnóstico Veicular Integrado a Ambientes Inteligentes Silva, Walmir Acioli e Lucena Junior, Vicente Ferreira http://lattes.cnpq.br/2066187291225661 http://lattes.cnpq.br/6820830740393500 Souto, Eduardo James Pereira http://lattes.cnpq.br/3875301617975895 Barreto, Raimundo da Silva http://lattes.cnpq.br/1132672107627968 https://orcid.org/0000-0002-5005-7270 Sistemas inteligentes de veículos rodoviários ENGENHARIAS: ENGENHARIA ELÉTRICA: ELETRÔNICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRÔNICOS: AUTOMAÇÃO ELETRÔNICA DE PROCESSOS ELÉTRICOS E INDUSTRIAIS Veículos conectados Ambientes Inteligentes (AmIs) Gateway Nuvem On-Board Diagnostic II (OBD-II) A manutenção visa manter o veículo em boas condições de funcionamento e evitam surpresas desagradáveis, como: pane mecânica e quebra de componentes por causa de peças danificadas, aumentando os prejuízos. Buscando evitar essas surpresas, este trabalho propôs e desenvolveu um sistema com uma arquitetura composta por dispositivo embarcado, servidor na nuvem e local. Este sistema conecta o veículo ao Ambiente Inteligente (AmI) de uma casa e é capaz de notificar o motorista através de dispositivo conectado a este ambiente ao detectar parâmetros anormais de funcionamento do veículo. Dessa forma, o motorista pode se antecipar e tomar as devidas providências para não aumentar os problemas e os prejuízos. Para a concepção deste sistema, foram utilizados recursos tecnológicos empregados em redes veiculares, como o On-Board Diagnostic II (OBD-II). Nos AmIs foram observados os conceitos e aplicações focados para a concepção de um dispositivo de rede chamado gateway. Uma das principais contribuições deste trabalho foi a integração de forma automática do veículo com o ambiente da casa que pode notificar o motorista ao detectar parâmetros anormais sobre o veículo. Assim, veículos fabricados a partir de 2010 podem usar nosso sistema, o que representa no Brasil cerca de 25 milhões de veículos que se conectar aos seus proprietários. Os testes com o sistema foram realizados em uma bancada de motor no Laboratório de Termociências do curso de Engenharia Mecânica da UFAM. Os resultados mostraram que o sistema funcionou adequadamente ao detectar que o sensor de temperatura de arrefecimento do motor estava superior ao parâmetro normal de 100º Celsius. Após os dados serem transmitidos do dispositivo embarcado para o servidor na nuvem e depois para o AmI da casa, o parâmetro anormal detectado é coletado e o AmI da casa envia uma notificação para o smartphone do motorista por meio de aplicativo de mensagem informando a temperatura e a hora da detecção. Maintenance aims to keep the vehicle in good working order and avoid unpleasant surprises such as mechanical breakdown and breakdown of components due to damaged parts, increasing damage. Trying to avoid these surprises, this work proposed and developed a system with an architecture composed by embedded device, cloud server and local. This system connects the vehicle to the Ambient Intelligent (AmI) of a home and is able to notify the driver through a device connected to this environment by detecting abnormal vehicle operating parameters. In this way, the driver can anticipate and take appropriate steps not to increase problems and damage. For the design of this system, technological resources used in vehicular networks were used, such as On-Board Diagnostic II (OBD-II). In the AmIs, we observed the concepts and applications focused on the design of a network device called gateway. One of the main contributions of this work was the automatic integration of the vehicle with the home environment that can notify the driver by detecting abnormal vehicle parameters. Thus, vehicles manufactured from 2010 can use our system, which represents in Brazil about 25 million vehicles that connect to their owners. Tests with the system performed on an engine bench at the Thermoscience Laboratory of the Mechanical Engineering course at UFAM. The results showed that the system functioned properly by detecting that the engine coolant temperature sensor was above the normal 100 ° Celsius parameter. After data is transmitted from the embedded device to the cloud server and then to the home AmI, the detected abnormal parameter is collected and the home AmI sends a notification to the driver's smartphone via a message app informing the temperature and the time of detection. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 2019-11-22T19:38:58Z 2019-09-11 Dissertação SILVA, Walmir Acioli e. Sistema Embarcado de Diagnóstico Veicular Integrado a Ambientes Inteligentes. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7512 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Sistemas inteligentes de veículos rodoviários ENGENHARIAS: ENGENHARIA ELÉTRICA: ELETRÔNICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRÔNICOS: AUTOMAÇÃO ELETRÔNICA DE PROCESSOS ELÉTRICOS E INDUSTRIAIS Veículos conectados Ambientes Inteligentes (AmIs) Gateway Nuvem On-Board Diagnostic II (OBD-II) |
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A manutenção visa manter o veículo em boas condições de funcionamento e evitam surpresas desagradáveis, como: pane mecânica e quebra de componentes por causa de peças danificadas, aumentando os prejuízos. Buscando evitar essas surpresas, este trabalho propôs e desenvolveu um sistema com uma arquitetura composta por dispositivo embarcado, servidor na nuvem e local. Este sistema conecta o veículo ao Ambiente Inteligente (AmI) de uma casa e é capaz de notificar o motorista através de dispositivo conectado a este ambiente ao detectar parâmetros anormais de funcionamento do veículo. Dessa forma, o motorista pode se antecipar e tomar as devidas providências para não aumentar os problemas e os prejuízos. Para a concepção deste sistema, foram utilizados recursos tecnológicos empregados em redes veiculares, como o On-Board Diagnostic II (OBD-II). Nos AmIs foram observados os conceitos e aplicações focados para a concepção de um dispositivo de rede chamado gateway. Uma das principais contribuições deste trabalho foi a integração de forma automática do veículo com o ambiente da casa que pode notificar o motorista ao detectar parâmetros anormais sobre o veículo. Assim, veículos fabricados a partir de 2010 podem usar nosso sistema, o que representa no Brasil cerca de 25 milhões de veículos que se conectar aos seus proprietários. Os testes com o sistema foram realizados em uma bancada de motor no Laboratório de Termociências do curso de Engenharia Mecânica da UFAM. Os resultados mostraram que o sistema funcionou adequadamente ao detectar que o sensor de temperatura de arrefecimento do motor estava superior ao parâmetro normal de 100º Celsius. Após os dados serem transmitidos do dispositivo embarcado para o servidor na nuvem e depois para o AmI da casa, o parâmetro anormal detectado é coletado e o AmI da casa envia uma notificação para o smartphone do motorista por meio de aplicativo de mensagem informando a temperatura e a hora da detecção. |
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