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Tese
A práxis docente e a experiência de liberdade de adolescentes que cumprem medida judicial de internação
Este trabalho versa sobre a práxis docente e sua contribuição para a experiência de liberdade de adolescentes que cumprem medida judicial de internação. Tomamos o conceito de liberdade a partir da visão de Michel, o qual a pressupõe em íntima relação com as estratégias de poder em suas dimensões di...
Autor principal: | Tavares, Enio de Souza |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1129882824080083 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7562 |
Resumo: |
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Este trabalho versa sobre a práxis docente e sua contribuição para a experiência de liberdade de adolescentes que cumprem medida judicial de internação. Tomamos o conceito de liberdade a partir da visão de Michel, o qual a pressupõe em íntima relação com as estratégias de poder em
suas dimensões disciplinar e no biopoder. Sendo a liberdade ampliada e conquistada por uma luta, um empenho de respeito a singularidade de cada um, sendo alcançada por meio do cuidado de si. O problema que orientou este trabalho foi o seguinte: Quais as vias que possibilitam uma
práxis docente que implique positivamente na experiência de liberdade de adolescentes que
cumprem medida judicial de internação? Diante de tal questionamento se delinearam os
seguintes objetivos: Objetivo geral - Compreender as possibilidades de uma práxis docente que
implique positivamente na experiência de liberdade de adolescentes que cumprem medida
judicial de internação; e objetivos específicos a) compreender o cenário das medidas
socioeducativas de internação a partir de suas possibilidades e limites para práxis libertárias, b)
analisar as aplicações das práxis libertárias no contexto das medidas socioeducativas de
internação. O estudo configurou como uma pesquisa teórica e documental, tendo a pesquisa
documental utilizado o relatório do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate a Tortura do
ano de 2017 e o Relatório do Conselho Nacional de Justiça denominado “Panorama nacional –
a execução das medidas socioeducativas de internação, do ano de 2012. Por meio desses
acessos foi verificado que em grande medida as instituições socioeducativas ainda reproduzem
o caráter disciplinar de exercício do poder em todas as suas esferas, incluindo a sala de aula
onde o professor atua, ao mesmo tempo em que apresenta brechas de possibilidades da
emergência de práxis criadoras e revolucionárias, especialmente no que diz respeito à utilização
do Plano Individual de Atendimento, instrumento que leva em consideração a singularidade do
adolescente e convoca a família, o próprio adolescentes e os outros atores institucionais para
um plano em comum, dimensionando o caráter sempre social da experiencia singular do sujeito
da prática da liberdade. A práxis docente potente na construção de uma experiência de liberdade
é a que se faz transgressora, somente uma práxis com essa natureza pode afirmar a liberdade, substanciada por um projeto de sociedade que se afasta do biopoder e possibilita espaços de criação de si. |