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Tese
Formação de professores formadores e construção de sentidos : uma meta-análise sobre o processo formativo
Esta tese apresenta os resultados da pesquisa de doutorado inserida na Linha de Pesquisa Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos Desafios Amazônicos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. A pesquisa “Formação de professores formadores e construção de...
Autor principal: | Ferreira, Isabel Cristina Fernandes |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2527241349294798, https://orcid.org/0000-0001-8470-9460 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7828 |
Resumo: |
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Esta tese apresenta os resultados da pesquisa de doutorado inserida na Linha de
Pesquisa Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos Desafios Amazônicos do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas.
A pesquisa “Formação de professores formadores e construção de sentidos: uma
meta-análise sobre o processo formativo” sustenta-se no entendimento de que os
sentidos da formação e da atividade docentes são plurais e construídos
historicamente e na necessidade de investir na formação do professor formador de
modo comprometido com a efetivação de propostas emancipatórias que superem a
dicotomia entre vida, formação e profissão. Os objetivos do trabalho são: compreender
como a reflexão sobre as vivências presentes nas biografias (vida, formação e
atuação docentes) dos professores formadores, mediada pela Arte, possibilita a
construção de sentidos acerca da atividade docente; analisar as vivências presentes
nas biografias (vida, formação e atuação) dos professores formadores e sua influência
sobre a atribuição de sentidos acerca da formação docente; e refletir sobre como o
processo formativo mediado pela pesquisa possibilita a tomada de consciência do
professor formador em relação a sua formação. O estudo embasa-se na Teoria
Histórico-Cultural, na perspectiva do Materialismo Histórico-Dialético. A pesquisa, de
cunho formativo, realizou-se com quatro professores formadores de um Curso de
Licenciatura em Pedagogia de uma Universidade pública da cidade de Manaus, AM
atuantes em componentes curriculares relacionados à Infância. A estrutura
organizativa constituiu-se de seis Encontros realizados de abril de 2018 a fevereiro de
2019, sendo o primeiro para a apresentação da pesquisa e dos sujeitos, quatro para
as reflexões mediadas sobre as vivências na infância, na Educação Básica, na
formação profissional institucionalizada e na atuação docente, selecionadas como
aspectos constituintes da concreticidade da formação de professores e, o último, para
a reflexão sobre as vivências nos/dos Encontros. Os dados produzidos foram textos
escritos pelos participantes a partir de roteiros; autoapresentação; imagens
fotográficas; e gravações de áudio das participações nas Rodas de Conversa, que
foram registrados no caderno de campo da pesquisadora. A sistematização e a
análise dos dados acompanharam toda a investigação. A formação de professores
formadores, como resultado de um processo organizado intencionalmente, requer a
reflexão sobre as vivências que marcam a biografia de cada um. Quando revisitadas
e tomadas como objeto de reflexão, as vivências de cada sujeito geram a possibilidade
de construção de sentidos à docência e à formação. |