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Dissertação
O "novo espírito científico"a partir da perspectiva da aprendizagem baseada em projetos na formação de professores de Ciências
A presente pesquisa intitulada O “novo Espírito Científico” a partir da perspectiva da Aprendizagem Baseada em Projetos na formação de professores de Ciências teve como objetivo investigar a partir da abp o desenvolvimento do espírito científico visando descrever as possibilidades nas elaborações de...
Autor principal: | Laves, Jéssica Mirian Sampaio |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9040411931702849, https://orcid.org/0000-0001-9499-0559 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7744 |
Resumo: |
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A presente pesquisa intitulada O “novo Espírito Científico” a partir da perspectiva da Aprendizagem Baseada em Projetos na formação de professores de Ciências teve como objetivo investigar a partir da abp o desenvolvimento do espírito científico visando descrever as possibilidades nas elaborações de projetos realizados por uma turma de licenciandos de ciências naturais, da Universidade Federal do Amazonas, ao longo de uma disciplina pautada na execução de práticas de pesquisa realizada em um ambiente externo (campo) tendo como fundamentação teórica central Gaston Bachelard. Para que o objetivo pudesse ser alcançado, enveredou-se pela abordagem qualitativa, com as técnicas de observação participante com 16 alunos do curso de licenciatura em Ciências Naturais cursando o terceiro período. Foram realizadas entrevistas, gravações audiovisuais dos momentos de defesa dos projetos em campo e análise das folhas de estudos (projetos escritos dos alunos). Os dados coletados foram sistematizados, a partir das categorias desenvolvidas, e analisados, tendo como aporte teórico a Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi. Cerca de 93 % dos alunos consideraram a fase de elaboração da questão problema do projeto a mais complicada e em torno de 87% destacaram a Aprendizagem Baseada em Projetos-ABP, importante dentro do contexto de exercício para projeto de pesquisa científica. O papel do erro Bachelardiano no desenvolvimento do espírito científico também foi evidenciado nas falas dos alunos frente a visão tradicional de erro que expõe o lado negativo de falha que precisa ser evitada. Por fim, à título de conclusão, as possibilidades de desenvolvimento do espírito científico a partir da Aprendizagem Baseada em Projetos iniciam-se a partir do desenvolvimento da questão problema. Logo, estimular os alunos a desenvolverem questões problema ainda na graduação, em forma de exercício, é uma possibilidade grandiosa, juntamente com o fato de quebrar a visão negativa que o erro possue frente ao desenvolvimento do conhecimento. Os resultados da pesquisa evidenciam que a Aprendizagem Baseada em Projetos-ABP é relevante para o desenvolvimento do espírito científico dos alunos, pois a metodologia não mostrou-se fechada e voltada apenas a realização de procedimentos ou obtenção de dados.
Palavras-chaves: Formação de professores de Ciências. Espírito científico. Aprendizagem Baseada em Projetos. |