/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Oficinas de aprendizagem criativa e de Scratch como metodologias ativas para o ensino-aprendizagem de Ciências
No ensino de ciências, observa-se que os alunos pouco aprendem o que lhes é ensinado e ainda desenvolvem apatia pelo aprendizado de ciências porque a aprendizagem vem se tornando repetitiva e memorística. Por isso os processos de aprendizagem não podem ser meras repetições e memorizações, mas fazer...
Autor principal: | Moura, Jéssica Santos |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6975083509452720 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7781 |
Resumo: |
---|
No ensino de ciências, observa-se que os alunos pouco aprendem o que lhes é ensinado e ainda desenvolvem apatia pelo aprendizado de ciências porque a aprendizagem vem se tornando repetitiva e memorística. Por isso os processos de aprendizagem não podem ser meras repetições e memorizações, mas fazer com que os alunos aprendam a modificar suas ideias e a reconstruir produtos e processos culturais para apreendê-los. Portanto a proposta dessa dissertação surge da necessidade de empregar metodologias ativas – como as oficinas criativas e oficinas com Scratch – para ensinar e aprender ciências, tornando nossas aulas descomplicadas, interessantes, instigantes, lúdicas, criativas e apaixonantes. E a partir da manipulação frequente dessas metodologias ativas, almejamos que nossos estudantes sejam o principal objetivo do processo educativo, dando a eles condições favoráveis para que planejem, criem, testem e se tornem pessoas mais engajadas na resolução de problemas do cotidiano. Participaram dessa pesquisa, alunos da 2º Série do Ensino Médio, do Centro de Ensino em Tempo Integral (CETI), escola pública, localizada no município de Coari, no interior do estado do Amazonas. A análise dos dados coletados foi direcionada pela Análise de Conteúdo, que auxilia na interpretação de mensagens obtidas dos alunos durante todo o processo investigativo. Os resultados obtidos evidenciam que é possível desenvolver estratégias para ensinar nossos alunos de maneira mais instigante e motivadora, fazendo com que eles sejam o principal objetivo do processo educativo. Visto como os discentes se envolvem naturalmente ultrapassando o brincar quando se integra a Aprendizagem Criativa a conceitos curriculares, fazendo com que o desenvolvimento e a criatividade de ambos sejam objetivos alcançáveis. |