Dissertação

Habilidades científicas na formação inicial de professor de ciências : contribuições de atividades experimentais investigativas

É indiscutível as contribuições das atividades experimentais realizadas em laboratórios para desenvolver habilidades, aprendizagem de conceitos, compreensão da natureza da Ciência e atitudes nos alunos. No entanto, ainda prevalecem os procedimentos experimentais fechados e descontextualizados nos la...

ver descrição completa

Autor principal: Frazão, Lucenir da Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4029176031559329, https://orcid.org/0000-0002-6462-722X
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7866
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7866
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-78662020-08-02T05:03:41Z Habilidades científicas na formação inicial de professor de ciências : contribuições de atividades experimentais investigativas Scientific skills in initial teacher education sciences: contributions of experimental investigative activities Frazão, Lucenir da Silva Gusmão, Marta Silva dos Santos http://lattes.cnpq.br/4029176031559329 http://lattes.cnpq.br/8041390600721249 Farias, Sidilene Aquino de http://lattes.cnpq.br/6974383103784984 Gibin, Gustavo Bizarria http://lattes.cnpq.br/4695253173194100 https://orcid.org/0000-0002-6462-722X Professores - Formação Laboratórios experimentais Professores de ciência Atividades Investigativas Ciência - Experiências CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA Formação de professores Atividades Investigativas Experimentos Habilidades Científicas É indiscutível as contribuições das atividades experimentais realizadas em laboratórios para desenvolver habilidades, aprendizagem de conceitos, compreensão da natureza da Ciência e atitudes nos alunos. No entanto, ainda prevalecem os procedimentos experimentais fechados e descontextualizados nos laboratórios. A presente dissertação tem como objetivo identificar as possibilidades, limites e contribuições das atividades experimentais investigativas no ambiente laboratorial para o desenvolvimento de habilidades científicas, visando a formação inicial do professor de Ciências que atenda as orientações da Base Nacional Comum Curricular. As habilidades científicas nesta pesquisa aludem aos processos e métodos que os cientistas utilizam na construção de conhecimentos e na resolução de problemas abertos. Assim, a proposição de uma situação problema foi fundamental na condução da pesquisa, em diálogo com as ideias de Bachelard de que conhecimento tem sua origem em uma pergunta e que os problemas são favoráveis à formação do espírito científico. Para atingir nosso objetivo foi elaborada e aplicada uma oficina de experimentos, baseados na Metodologia Investigativa, na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus, com licenciandos em Física e em Química. Foram analisadas as habilidades científicas de projetar um experimento para testar uma hipótese, de conduzir um experimento de aplicação para testar uma hipótese, de coletar e analisar dados experimentais e de comunicar ideias. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um questionário inicial, atividades escritas, analisadas por rubricas já validadas, e entrevistas realizadas após a oficina com os licenciandos participantes. Observou-se que os estudantes de Licenciatura em períodos finais dos seus cursos apresentam muitas dificuldades para elaborar uma hipótese que leve à solução de um problema. No entanto, constatou-se indícios relevantes de que as demais habilidades estudadas podem ser desenvolvidas em laboratório didático e contribuir com melhorias na formação inicial de professores de ciências. The contributions of experimental activities performed in the laboratory for the development of abilities, learning concepts, understanding of the nature of science and attitudes in students are undeniable. However, closed and decontextualized experimental procedures in science laboratories still predominate. This dissertation aims to identify the possibilities, limits and contributions of experimental investigative activities in the laboratory environment for the development of scientific abilities, aiming at initial formation of a Science teacher, which fulfils the guidelines of the Common National Curricular Base. The scientific abilities in this research allude to the processes and methods that scientists use to build knowledge and solve open problems. Thus, the proposition of a problem situation was fundamental in conducting the research, in dialogue with Bachelard's ideas that knowledge has its origin in a question and that the problems are favorable to the formation of the scientific spirit. To achieve our goal, an experiment workshop was developed and applied, based on Investigative Methodology, at the Federal University of Amazonas, in Manaus, with undergraduate students in Physics and Chemistry. The scientific abilities of designing an experiment to test a hypothesis, conducting an application experiment to test a hypothesis, collecting and analyzing experimental data, and communicating ideas were analyzed. As data collection instruments, an initial questionnaire, written activities, analyzed by previously validated rubrics, and interviews conducted after the workshop with the participating undergraduates students were used. It was observed that undergraduate students in the final periods of their courses have many difficulties in developing a hypothesis that leads to the solution of a problem. However, it was found relevant evidence that the other abilities studied can be developed inlaboratory and contribute to improvements in the initial training of science teachers. Secretaria de Educação e Desporto do Estado do Amazonas - SEDUC O trabalho aborda sobre o potencial das atividades experimentais investigativas para o desenvolvimento de habilidades científicas com licenciandos de Física e Química. A abordagem é interessante de ser implementada na formação inicial docente pois apresenta aportes que são pedagogicamente coerentes com a natureza da Ciência como uma atividade humana e em constante relação com o pensar e o fazer. 2020-08-02T00:21:27Z 2020-05-21 Dissertação FRAZÃO, Lucenir da Silva. Habilidades científicas na formação inicial de professor de ciências: contribuições de atividades experimentais investigativas. 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7866 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Professores - Formação
Laboratórios experimentais
Professores de ciência
Atividades Investigativas
Ciência - Experiências
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Formação de professores
Atividades Investigativas
Experimentos
Habilidades Científicas
spellingShingle Professores - Formação
Laboratórios experimentais
Professores de ciência
Atividades Investigativas
Ciência - Experiências
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Formação de professores
Atividades Investigativas
Experimentos
Habilidades Científicas
Frazão, Lucenir da Silva
Habilidades científicas na formação inicial de professor de ciências : contribuições de atividades experimentais investigativas
topic_facet Professores - Formação
Laboratórios experimentais
Professores de ciência
Atividades Investigativas
Ciência - Experiências
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Formação de professores
Atividades Investigativas
Experimentos
Habilidades Científicas
description É indiscutível as contribuições das atividades experimentais realizadas em laboratórios para desenvolver habilidades, aprendizagem de conceitos, compreensão da natureza da Ciência e atitudes nos alunos. No entanto, ainda prevalecem os procedimentos experimentais fechados e descontextualizados nos laboratórios. A presente dissertação tem como objetivo identificar as possibilidades, limites e contribuições das atividades experimentais investigativas no ambiente laboratorial para o desenvolvimento de habilidades científicas, visando a formação inicial do professor de Ciências que atenda as orientações da Base Nacional Comum Curricular. As habilidades científicas nesta pesquisa aludem aos processos e métodos que os cientistas utilizam na construção de conhecimentos e na resolução de problemas abertos. Assim, a proposição de uma situação problema foi fundamental na condução da pesquisa, em diálogo com as ideias de Bachelard de que conhecimento tem sua origem em uma pergunta e que os problemas são favoráveis à formação do espírito científico. Para atingir nosso objetivo foi elaborada e aplicada uma oficina de experimentos, baseados na Metodologia Investigativa, na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus, com licenciandos em Física e em Química. Foram analisadas as habilidades científicas de projetar um experimento para testar uma hipótese, de conduzir um experimento de aplicação para testar uma hipótese, de coletar e analisar dados experimentais e de comunicar ideias. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um questionário inicial, atividades escritas, analisadas por rubricas já validadas, e entrevistas realizadas após a oficina com os licenciandos participantes. Observou-se que os estudantes de Licenciatura em períodos finais dos seus cursos apresentam muitas dificuldades para elaborar uma hipótese que leve à solução de um problema. No entanto, constatou-se indícios relevantes de que as demais habilidades estudadas podem ser desenvolvidas em laboratório didático e contribuir com melhorias na formação inicial de professores de ciências.
author_additional Gusmão, Marta Silva dos Santos
author_additionalStr Gusmão, Marta Silva dos Santos
format Dissertação
author Frazão, Lucenir da Silva
author2 http://lattes.cnpq.br/4029176031559329
https://orcid.org/0000-0002-6462-722X
author2Str http://lattes.cnpq.br/4029176031559329
https://orcid.org/0000-0002-6462-722X
title Habilidades científicas na formação inicial de professor de ciências : contribuições de atividades experimentais investigativas
title_short Habilidades científicas na formação inicial de professor de ciências : contribuições de atividades experimentais investigativas
title_full Habilidades científicas na formação inicial de professor de ciências : contribuições de atividades experimentais investigativas
title_fullStr Habilidades científicas na formação inicial de professor de ciências : contribuições de atividades experimentais investigativas
title_full_unstemmed Habilidades científicas na formação inicial de professor de ciências : contribuições de atividades experimentais investigativas
title_sort habilidades científicas na formação inicial de professor de ciências : contribuições de atividades experimentais investigativas
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2020
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7866
_version_ 1781302558528110592
score 11.674752