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Dissertação
Contribuições para a formação inicial de professores de Química e Física sobre as habilidades científicas com abordagem investigativa mediadas por tecnologias
É comum, em se tratando de educação, ouvirmos falar das habilidades que um estudante deve desenvolver na escola, presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas Diretrizes, porém pouco se fala sobre essas habilidades e como elas podem ser trabalhadas na formação inicial do professor. Para...
Autor principal: | Lemos, Bruna teixeira de Araujo |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3413843003776371, https://orcid.org/0000-0003-0753-2184 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9185 |
Resumo: |
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É comum, em se tratando de educação, ouvirmos falar das habilidades que um estudante deve desenvolver na escola, presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas Diretrizes, porém pouco se fala sobre essas habilidades e como elas podem ser trabalhadas na formação inicial do professor. Para que seja possível o desenvolvimento de habilidades, o professor deve tornar-se um sujeito reflexivo acerca de sua formação, da sua prática e dos problemas que a rodeiam. Para Perrenoud (1999), a reflexão é de suma importância, pois tem a capacidade de libertar os professores do trabalho “prescrito”, e ainda, de fazer com que os mesmos construam o seu próprio conhecimento, suas próprias iniciativas. Esta reflexão está diretamente ligada ao processo de descoberta do conhecimento científico e, consequentemente, às habilidades científicas, que são os procedimentos e métodos que os cientistas utilizam para a construção do seu conhecimento e para solução de problemas, que são: criar hipóteses, prever, representar, analisar e comunicar resultados (ETKINA et al., 2006). A presente dissertação tem o objetivo de identificar como o desenvolvimento de habilidades científicas pode ser inserido no processo de formação inicial de professores, mediada por tecnologias, de forma a estimular a criticidade e reflexão nos professores. Para atingir nosso objetivo utilizamos a metodologia de ensino baseada na investigação, ou seja, na solução de uma questão-problema contextualizada, partindo da criação de hipóteses, que foi a principal habilidade científica trabalhada nesta pesquisa, fazendo uso de programas livres de modelagem e simulações, como: PhET, Algodoo e Tinkercad. Este estudo foi aplicado na forma de oficina com alunos de Licenciatura em Química e Física da Universidade Federal do Amazonas. Como instrumentos de coleta de dados foram uti lizados um questionário inicial, atividades disponibilizadas em painel digital e entrevistas realizadas após a oficina. Observamos que os licenciados apresentam muitas dificuldades em conectar teoria e prática na hora de propor soluções para um problema e de relatar os resultados obtidos em um experimento. Entretanto, foi possível estabelecer condições que podem ser utilizadas nos cursos de licenciatura que favoreçam o desenvolvimento das habilidades cientificas na formação inicial de professores, contribuindo com um profissional mais questionador sobre a sua prática docente. |