/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Comunicação Organizacional Digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Neste trabalho estudamos a comunicação organizacional aplicada aos canais digitais analisando sua visibilidade e interação. Sabe-se que, a cada dia, mais pessoas aderem às redes sociais e as organizações fazem parte deste universo. A comunicação linear, utilizada nos meios de comunicação tradicio...
Autor principal: | Barros Filho, Milton |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2518566131493565 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7872 |
Resumo: |
---|
Neste trabalho estudamos a comunicação organizacional aplicada aos canais
digitais analisando sua visibilidade e interação. Sabe-se que, a cada dia, mais
pessoas aderem às redes sociais e as organizações fazem parte deste universo. A
comunicação linear, utilizada nos meios de comunicação tradicionais, dá lugar à
comunicação bidirecional e em rede na internet. Os usuários passam a ser mais
ativos e, simultaneamente, produtores de conteúdo e de informação, o que afeta as
organizações. Por meio das redes sociais é possível criar um relacionamento com
esse público bem como obter feedbacks de produtos e serviços e promover a
imagem da organização. Dessa forma, apresentamos a evolução da comunicação,
discorremos sobre a comunicação organizacional, bem como a aplicação desta ao
meio digital. O novo conceito de interação com instituições sem o meio físico
também será aprofundado, mostrando de que forma esse modelo influencia a
sociedade atual. Finalmente, aplicamos os fundamentos teóricos e observamos
como a organização utilizam a rede social Facebook como instrumento da
comunicação organizacional. Escolhemos como objeto de estudo a fanpage da
Universidade Federal do Amazonas no facebook por ser a que contém mais
utilizadores entre as redes sociais. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo
proposta por Bardin (1977), que destaca os principais elementos da página. Por
meio desta, obtemos uma dimensão mais aprofundada das estratégias utilizadas
pela Universidade. Concluiu-se que a UFAM possui uma estratégia de estar
presente no ambiente virtual e uma dinâmica de interação com seus públicos e
utiliza a rede social para divulgar seus serviços à sociedade. |