Dissertação

Comunicação Organizacional Digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Neste trabalho estudamos a comunicação organizacional aplicada aos canais digitais analisando sua visibilidade e interação. Sabe-se que, a cada dia, mais pessoas aderem às redes sociais e as organizações fazem parte deste universo. A comunicação linear, utilizada nos meios de comunicação tradicio...

ver descrição completa

Autor principal: Barros Filho, Milton
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2518566131493565
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7872
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7872
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-78722020-08-07T05:03:41Z Comunicação Organizacional Digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Barros Filho, Milton Carvalho, Célia Maria da Silva http://lattes.cnpq.br/2518566131493565 http://lattes.cnpq.br/2101523855399133 Lira, Aline Ferreira Souza, Sérgio Augusto Freire de Comunicação nas organizações Redes sociais CIÊNCIAS HUMANAS Comunicação Organizacional Comunicação em rede Visibilidade organizacional Neste trabalho estudamos a comunicação organizacional aplicada aos canais digitais analisando sua visibilidade e interação. Sabe-se que, a cada dia, mais pessoas aderem às redes sociais e as organizações fazem parte deste universo. A comunicação linear, utilizada nos meios de comunicação tradicionais, dá lugar à comunicação bidirecional e em rede na internet. Os usuários passam a ser mais ativos e, simultaneamente, produtores de conteúdo e de informação, o que afeta as organizações. Por meio das redes sociais é possível criar um relacionamento com esse público bem como obter feedbacks de produtos e serviços e promover a imagem da organização. Dessa forma, apresentamos a evolução da comunicação, discorremos sobre a comunicação organizacional, bem como a aplicação desta ao meio digital. O novo conceito de interação com instituições sem o meio físico também será aprofundado, mostrando de que forma esse modelo influencia a sociedade atual. Finalmente, aplicamos os fundamentos teóricos e observamos como a organização utilizam a rede social Facebook como instrumento da comunicação organizacional. Escolhemos como objeto de estudo a fanpage da Universidade Federal do Amazonas no facebook por ser a que contém mais utilizadores entre as redes sociais. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), que destaca os principais elementos da página. Por meio desta, obtemos uma dimensão mais aprofundada das estratégias utilizadas pela Universidade. Concluiu-se que a UFAM possui uma estratégia de estar presente no ambiente virtual e uma dinâmica de interação com seus públicos e utiliza a rede social para divulgar seus serviços à sociedade. In this master’s dissertation we study organizational communication applied to digital media. Every day, more people join social networks and organizations are part of this environment. Linear communication, used in traditional communication, is replaced to bidirectional communication on the internet. Users become more active and, simultaneously, producers of content and information, which affects organizations. They need to be more aware of what is happening on the internet and also be part of it, in order to get closer to their publics. Through social media it is possible to create a relationship with the public as well as obtain feedbacks about products and services and promote the image of the organization. In this way, we first present the evolution of communication, then we will discuss organizational communication, as well as its application to the digital environment. Through this, we apply the theoretical foundations of the bibliographic review to a case study and observe how organizations use the social media Facebook as an instrument of institutional communication. We chose the Federal University of Amazonas (UFAM) as the object of study because it is the place where this research has been done and for its representativeness in the North Region of Brazil. The new concept of interaction with institutions without the physical environment will also be deepened, showing how this model influences today's society. The social media Facebook was chosen because it contains the most users among others. The methodology used was the web content analysis, proposed by Bardin (2010), which highlights the main elements of the page. Through them, we will have a deeper dimension of the strategies used by the University. 2020-08-06T17:54:37Z 2020-03-27 Dissertação BARROS FILHO, Milton Pereira. Comunicação organizacional digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas. 2020. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7872 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Informação e Comunicação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Comunicação nas organizações
Redes sociais
CIÊNCIAS HUMANAS
Comunicação Organizacional
Comunicação em rede
Visibilidade organizacional
spellingShingle Comunicação nas organizações
Redes sociais
CIÊNCIAS HUMANAS
Comunicação Organizacional
Comunicação em rede
Visibilidade organizacional
Barros Filho, Milton
Comunicação Organizacional Digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
topic_facet Comunicação nas organizações
Redes sociais
CIÊNCIAS HUMANAS
Comunicação Organizacional
Comunicação em rede
Visibilidade organizacional
description Neste trabalho estudamos a comunicação organizacional aplicada aos canais digitais analisando sua visibilidade e interação. Sabe-se que, a cada dia, mais pessoas aderem às redes sociais e as organizações fazem parte deste universo. A comunicação linear, utilizada nos meios de comunicação tradicionais, dá lugar à comunicação bidirecional e em rede na internet. Os usuários passam a ser mais ativos e, simultaneamente, produtores de conteúdo e de informação, o que afeta as organizações. Por meio das redes sociais é possível criar um relacionamento com esse público bem como obter feedbacks de produtos e serviços e promover a imagem da organização. Dessa forma, apresentamos a evolução da comunicação, discorremos sobre a comunicação organizacional, bem como a aplicação desta ao meio digital. O novo conceito de interação com instituições sem o meio físico também será aprofundado, mostrando de que forma esse modelo influencia a sociedade atual. Finalmente, aplicamos os fundamentos teóricos e observamos como a organização utilizam a rede social Facebook como instrumento da comunicação organizacional. Escolhemos como objeto de estudo a fanpage da Universidade Federal do Amazonas no facebook por ser a que contém mais utilizadores entre as redes sociais. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), que destaca os principais elementos da página. Por meio desta, obtemos uma dimensão mais aprofundada das estratégias utilizadas pela Universidade. Concluiu-se que a UFAM possui uma estratégia de estar presente no ambiente virtual e uma dinâmica de interação com seus públicos e utiliza a rede social para divulgar seus serviços à sociedade.
author_additional Carvalho, Célia Maria da Silva
author_additionalStr Carvalho, Célia Maria da Silva
format Dissertação
author Barros Filho, Milton
author2 http://lattes.cnpq.br/2518566131493565
author2Str http://lattes.cnpq.br/2518566131493565
title Comunicação Organizacional Digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
title_short Comunicação Organizacional Digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
title_full Comunicação Organizacional Digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
title_fullStr Comunicação Organizacional Digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
title_full_unstemmed Comunicação Organizacional Digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
title_sort comunicação organizacional digital: interação e visibilidade online da universidade federal do amazonas (ufam)
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2020
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7872
_version_ 1831969887510069248
score 11.753735