Dissertação

Educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião em Tabatinga, AM

A presente dissertação trata de um estudo voltado a investigação sobre a prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal São Sebastião frente à diversidade cultural indígena existente em sala de aula, tendo em vista uma educação que deve ser voltada para a supe...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Nelly Mary Oliveira de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1732219122573685
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7877
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7877
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-78772020-08-11T05:04:00Z Educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião em Tabatinga, AM Souza, Nelly Mary Oliveira de Justamand, Michel http://lattes.cnpq.br/1732219122573685 http://lattes.cnpq.br/7981122122060818 Rodrigues, Gilse Elisa http://lattes.cnpq.br/3345553436449642 Ferreira, Jarliane da Silva http://lattes.cnpq.br/8923905089631030 Torres, Iraildes Caldas http://lattes.cnpq.br/2677966121712850 Professores - Formação Práticas pedagógicas Professores de ensino fundamental - Formação Democratização da educação Educação - Estudo e ensino CIÊNCIAS HUMANAS Diversidade cultural Formação docente Práticas pedagógicas A presente dissertação trata de um estudo voltado a investigação sobre a prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal São Sebastião frente à diversidade cultural indígena existente em sala de aula, tendo em vista uma educação que deve ser voltada para a superação das desigualdades e construção de práticas pedagógicas democráticas e não preconceituosas capazes de articular educação, diferença e cidadania. Sabe-se que a diversidade cultural é a marca da composição dos grupos sociais na realidade da nossa contemporaneidade e, compreender esta diversidade é refletir sobre a representação da sociedade brasileira, sua formação, o constante fluxo migratório nos quais influenciam distintas formas de falar, expressar, sentir e os valores construídos a partir das relações sociais. De maneira específica, a pesquisa realizada identifica a necessidade de práticas pedagógicas voltadas para o reconhecimento das diversidades culturais existentes no contexto escolar. A investigação é de natureza qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa etnográfica, bibliográfica e análise de documentos. Quanto às técnicas de pesquisa, foram utilizadas observação participante em sala de aula, entrevistas com gestor, apoio pedagógico, pais de alunos e as professoras do 2º ano do ensino fundamental a fim de obtermos dados para conhecermos o universo da pesquisa. Contudo, a pesquisa favorece o entendimento de que é preciso que o professor busque estratégias reflexivas em relação a sua prática pedagógica, que contribua para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula, favorecendo assim na busca de novas possibilidades de ensinar para a formação de cidadãos críticos diante da diversidade cultural existente. La presente disertación trata sobre un estudio dirigido a la investigación sobre la práctica pedagógica de los maestros de segundo grado en la Escuela Municipal de São Sebastião en vista de la diversidad cultural indígena existente en el aula, en vista de una educación que debe enfocarse en superar desigualdades y la construcción de prácticas pedagógicas democráticas y sin prejuicios capaces de articular educación, diferencia y ciudadanía. Se sabe que la diversidad cultural es el sello distintivo de la composición de los grupos sociales en la realidad de nuestra contemporaneidad, y comprender esta diversidad es reflexionar sobre la representación de la sociedad brasileña, su formación, el flujo migratorio constante en el que influyen en diferentes formas de hablar, expresar, sentimientos y valores construidos a partir de las relaciones sociales. Específicamente, la investigación realizada identifica la necesidad de prácticas pedagógicas destinadas a reconocer la diversidad cultural existente en el contexto escolar. La investigación es de carácter cualitativo, llevada a cabo a través de una investigación etnográfica, bibliográfica y análisis de documentos. En cuanto a las técnicas de investigación, se utilizaron la observación participante en el aula, las entrevistas con el gerente, el apoyo pedagógico, los padres de los estudiantes y los maestros del segundo año de la escuela primaria para obtener datos para conocer el universo de la investigación. Sin embargo, la investigación favorece la comprensión de que es necesario que el maestro busque estrategias reflexivas en relación con su práctica pedagógica, lo que contribuye a la mejora de los procesos de enseñanza y aprendizaje desarrollados en las aulas, favoreciendo así la búsqueda de nuevas posibilidades de enseñanza para la formación de ciudadanos críticos frente a la diversidad cultural existente. 2020-08-10T23:44:16Z 2020-07-15 Dissertação SOUZA, Nelly Mary Oliveira de. Educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião em Tabatinga, AM. 2020. 134 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7877 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Professores - Formação
Práticas pedagógicas
Professores de ensino fundamental - Formação
Democratização da educação
Educação - Estudo e ensino
CIÊNCIAS HUMANAS
Diversidade cultural
Formação docente
Práticas pedagógicas
spellingShingle Professores - Formação
Práticas pedagógicas
Professores de ensino fundamental - Formação
Democratização da educação
Educação - Estudo e ensino
CIÊNCIAS HUMANAS
Diversidade cultural
Formação docente
Práticas pedagógicas
Souza, Nelly Mary Oliveira de
Educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião em Tabatinga, AM
topic_facet Professores - Formação
Práticas pedagógicas
Professores de ensino fundamental - Formação
Democratização da educação
Educação - Estudo e ensino
CIÊNCIAS HUMANAS
Diversidade cultural
Formação docente
Práticas pedagógicas
description A presente dissertação trata de um estudo voltado a investigação sobre a prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal São Sebastião frente à diversidade cultural indígena existente em sala de aula, tendo em vista uma educação que deve ser voltada para a superação das desigualdades e construção de práticas pedagógicas democráticas e não preconceituosas capazes de articular educação, diferença e cidadania. Sabe-se que a diversidade cultural é a marca da composição dos grupos sociais na realidade da nossa contemporaneidade e, compreender esta diversidade é refletir sobre a representação da sociedade brasileira, sua formação, o constante fluxo migratório nos quais influenciam distintas formas de falar, expressar, sentir e os valores construídos a partir das relações sociais. De maneira específica, a pesquisa realizada identifica a necessidade de práticas pedagógicas voltadas para o reconhecimento das diversidades culturais existentes no contexto escolar. A investigação é de natureza qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa etnográfica, bibliográfica e análise de documentos. Quanto às técnicas de pesquisa, foram utilizadas observação participante em sala de aula, entrevistas com gestor, apoio pedagógico, pais de alunos e as professoras do 2º ano do ensino fundamental a fim de obtermos dados para conhecermos o universo da pesquisa. Contudo, a pesquisa favorece o entendimento de que é preciso que o professor busque estratégias reflexivas em relação a sua prática pedagógica, que contribua para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula, favorecendo assim na busca de novas possibilidades de ensinar para a formação de cidadãos críticos diante da diversidade cultural existente.
author_additional Justamand, Michel
author_additionalStr Justamand, Michel
format Dissertação
author Souza, Nelly Mary Oliveira de
author2 http://lattes.cnpq.br/1732219122573685
author2Str http://lattes.cnpq.br/1732219122573685
title Educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião em Tabatinga, AM
title_short Educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião em Tabatinga, AM
title_full Educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião em Tabatinga, AM
title_fullStr Educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião em Tabatinga, AM
title_full_unstemmed Educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião em Tabatinga, AM
title_sort educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do ensino fundamental da escola municipal são sebastião em tabatinga, am
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2020
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7877
_version_ 1831969888468467712
score 11.753735