/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião em Tabatinga, AM
A presente dissertação trata de um estudo voltado a investigação sobre a prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal São Sebastião frente à diversidade cultural indígena existente em sala de aula, tendo em vista uma educação que deve ser voltada para a supe...
Autor principal: | Souza, Nelly Mary Oliveira de |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1732219122573685 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7877 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7877 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-78772020-08-11T05:04:00Z Educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião em Tabatinga, AM Souza, Nelly Mary Oliveira de Justamand, Michel http://lattes.cnpq.br/1732219122573685 http://lattes.cnpq.br/7981122122060818 Rodrigues, Gilse Elisa http://lattes.cnpq.br/3345553436449642 Ferreira, Jarliane da Silva http://lattes.cnpq.br/8923905089631030 Torres, Iraildes Caldas http://lattes.cnpq.br/2677966121712850 Professores - Formação Práticas pedagógicas Professores de ensino fundamental - Formação Democratização da educação Educação - Estudo e ensino CIÊNCIAS HUMANAS Diversidade cultural Formação docente Práticas pedagógicas A presente dissertação trata de um estudo voltado a investigação sobre a prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal São Sebastião frente à diversidade cultural indígena existente em sala de aula, tendo em vista uma educação que deve ser voltada para a superação das desigualdades e construção de práticas pedagógicas democráticas e não preconceituosas capazes de articular educação, diferença e cidadania. Sabe-se que a diversidade cultural é a marca da composição dos grupos sociais na realidade da nossa contemporaneidade e, compreender esta diversidade é refletir sobre a representação da sociedade brasileira, sua formação, o constante fluxo migratório nos quais influenciam distintas formas de falar, expressar, sentir e os valores construídos a partir das relações sociais. De maneira específica, a pesquisa realizada identifica a necessidade de práticas pedagógicas voltadas para o reconhecimento das diversidades culturais existentes no contexto escolar. A investigação é de natureza qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa etnográfica, bibliográfica e análise de documentos. Quanto às técnicas de pesquisa, foram utilizadas observação participante em sala de aula, entrevistas com gestor, apoio pedagógico, pais de alunos e as professoras do 2º ano do ensino fundamental a fim de obtermos dados para conhecermos o universo da pesquisa. Contudo, a pesquisa favorece o entendimento de que é preciso que o professor busque estratégias reflexivas em relação a sua prática pedagógica, que contribua para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula, favorecendo assim na busca de novas possibilidades de ensinar para a formação de cidadãos críticos diante da diversidade cultural existente. La presente disertación trata sobre un estudio dirigido a la investigación sobre la práctica pedagógica de los maestros de segundo grado en la Escuela Municipal de São Sebastião en vista de la diversidad cultural indígena existente en el aula, en vista de una educación que debe enfocarse en superar desigualdades y la construcción de prácticas pedagógicas democráticas y sin prejuicios capaces de articular educación, diferencia y ciudadanía. Se sabe que la diversidad cultural es el sello distintivo de la composición de los grupos sociales en la realidad de nuestra contemporaneidad, y comprender esta diversidad es reflexionar sobre la representación de la sociedad brasileña, su formación, el flujo migratorio constante en el que influyen en diferentes formas de hablar, expresar, sentimientos y valores construidos a partir de las relaciones sociales. Específicamente, la investigación realizada identifica la necesidad de prácticas pedagógicas destinadas a reconocer la diversidad cultural existente en el contexto escolar. La investigación es de carácter cualitativo, llevada a cabo a través de una investigación etnográfica, bibliográfica y análisis de documentos. En cuanto a las técnicas de investigación, se utilizaron la observación participante en el aula, las entrevistas con el gerente, el apoyo pedagógico, los padres de los estudiantes y los maestros del segundo año de la escuela primaria para obtener datos para conocer el universo de la investigación. Sin embargo, la investigación favorece la comprensión de que es necesario que el maestro busque estrategias reflexivas en relación con su práctica pedagógica, lo que contribuye a la mejora de los procesos de enseñanza y aprendizaje desarrollados en las aulas, favoreciendo así la búsqueda de nuevas posibilidades de enseñanza para la formación de ciudadanos críticos frente a la diversidad cultural existente. 2020-08-10T23:44:16Z 2020-07-15 Dissertação SOUZA, Nelly Mary Oliveira de. Educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião em Tabatinga, AM. 2020. 134 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7877 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Professores - Formação Práticas pedagógicas Professores de ensino fundamental - Formação Democratização da educação Educação - Estudo e ensino CIÊNCIAS HUMANAS Diversidade cultural Formação docente Práticas pedagógicas |
spellingShingle |
Professores - Formação Práticas pedagógicas Professores de ensino fundamental - Formação Democratização da educação Educação - Estudo e ensino CIÊNCIAS HUMANAS Diversidade cultural Formação docente Práticas pedagógicas Souza, Nelly Mary Oliveira de Educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião em Tabatinga, AM |
topic_facet |
Professores - Formação Práticas pedagógicas Professores de ensino fundamental - Formação Democratização da educação Educação - Estudo e ensino CIÊNCIAS HUMANAS Diversidade cultural Formação docente Práticas pedagógicas |
description |
A presente dissertação trata de um estudo voltado a investigação sobre a prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal São Sebastião frente à diversidade cultural indígena existente em sala de aula, tendo em vista uma educação que deve ser voltada para a superação das desigualdades e construção de práticas pedagógicas democráticas e não preconceituosas capazes de articular educação, diferença e cidadania. Sabe-se que a diversidade cultural é a marca da composição dos grupos sociais na realidade da nossa contemporaneidade e, compreender esta diversidade é refletir sobre a representação da sociedade brasileira, sua formação, o constante fluxo migratório nos quais influenciam distintas formas de falar, expressar, sentir e os valores construídos a partir das relações sociais. De maneira específica, a pesquisa realizada identifica a necessidade de práticas pedagógicas voltadas para o reconhecimento das diversidades culturais existentes no contexto escolar. A investigação é de natureza qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa etnográfica, bibliográfica e análise de documentos. Quanto às técnicas de pesquisa, foram utilizadas observação participante em sala de aula, entrevistas com gestor, apoio pedagógico, pais de alunos e as professoras do 2º ano do ensino fundamental a fim de obtermos dados para conhecermos o universo da pesquisa. Contudo, a pesquisa favorece o entendimento de que é preciso que o professor busque estratégias reflexivas em relação a sua prática pedagógica, que contribua para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula, favorecendo assim na busca de novas possibilidades de ensinar para a formação de cidadãos críticos diante da diversidade cultural existente. |
author_additional |
Justamand, Michel |
author_additionalStr |
Justamand, Michel |
format |
Dissertação |
author |
Souza, Nelly Mary Oliveira de |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/1732219122573685 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/1732219122573685 |
title |
Educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião em Tabatinga, AM |
title_short |
Educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião em Tabatinga, AM |
title_full |
Educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião em Tabatinga, AM |
title_fullStr |
Educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião em Tabatinga, AM |
title_full_unstemmed |
Educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião em Tabatinga, AM |
title_sort |
educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do ensino fundamental da escola municipal são sebastião em tabatinga, am |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2020 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7877 |
_version_ |
1831969888468467712 |
score |
11.753735 |