Dissertação

Design Educacional para EJA: estudo de instrumento para avaliação continuada

Atualmente, a taxa de analfabetismo de adultos no Brasil registra mais de 11,5 milhões de analfabetos, e apenas 8% da população entre 15 e 64 anos possui proficiência considerada plena para a realização das atividades diárias e pode se expressar corretamente. Cabe ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA...

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Autor principal: Pinto, Neila Newdirley Camara
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6559144850151499
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7910
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-79102020-09-04T05:03:43Z Design Educacional para EJA: estudo de instrumento para avaliação continuada Pinto, Neila Newdirley Camara Mota, Sheila Cordeiro http://lattes.cnpq.br/6559144850151499 http://lattes.cnpq.br/3880074860430832 Pacheco, Almir de Souza http://lattes.cnpq.br/9497811380342629 Nascimento, Maria Evany do http://lattes.cnpq.br/1578488589056350 Design Thinking Design Educacional Educação de jovens e adultos Jovens e Adultos - Formação Educação - Estudo e ensino CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: DESENHO INDUSTRIAL Design Educacional Ensino de Jovens e Adultos Avaliação Formativa e Somativa Design Thinking Atualmente, a taxa de analfabetismo de adultos no Brasil registra mais de 11,5 milhões de analfabetos, e apenas 8% da população entre 15 e 64 anos possui proficiência considerada plena para a realização das atividades diárias e pode se expressar corretamente. Cabe ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA) prover os recursos e instrumentos necessários para a transformação desse cenário, contudo o modelo avaliativo vigente na educação brasileira prioriza os aspectos de uma avaliação estruturada no conceito somativo e quantitativo. Diante da necessidade de propor outros formatos de avaliação, para um modelo que compreende os limites e o tempo de aprendizagem do individuo, reflete-se sobre possibilidades de intervenção por meio do Design Educacional. Esta reflexão examina a documentação do Sistema Educacional Brasileiro, identificação das características legais e operacionais subjacentes à modalidade EJA, e os aspectos influentes da qualidade no processo de ensino da EJA, observando os modelos de avaliação educacional. Com base no desenvolvimento profundo e empático do projeto para o usuário, o estudo foi realizado com apoio da Rede Municipal de Educação de Manaus, o Design Thinking foi utilizado para construir os critérios técnicos estruturais ao longo do caminho metodológico. Surgiram dois produtos - um guia para a produção de materiais de ensino para alfabetização na EJA; e a ferramenta de avaliação e monitoramento contínuo no processo de alfabetização da EJA, denominada Painel de Avaliação Integrada e Contínua - PAIC, com o objetivo de auxiliar o professor na avaliação bimestral, considerando o modelo formativo e somativo para o desenvolvimento das habilidades do aluno. Com base nos critérios norteadores gerados a partir da pesquisa de imersão, do mapa de afinidade e das personas, o planejamento do design educacional do produto, PAIC, considerou as funções práticas, simbólicas e estéticas. O produto educacional passou por três estágios de prototipação e validação com usuário especializado. O design final foi aperfeiçoado por meio das Heurísticas de Nielsen – Molich e refinado com ferramenta heurística Leis da Simplicidade de John Maeda. Currently, the adult illiteracy rate in Brazil registers more than 11.5 million illiterates, and only 8% of the population between 15 and 64 years old has proficiency considered full for carrying out daily activities and can express themselves correctly. It is up to the Youth and Adult Education (EJA) to provide the necessary resources and instruments for the transformation of this scenario, however the current evaluation model in Brazilian education prioritizes the aspects of a structured evaluation in the summative and quantitative concept. In view of the need to propose other evaluation formats, for a model that understands the limits and the individual's learning time, it reflects on the possibilities of intervention through Educational Design. This reflection examines the documentation of the Brazilian Educational System, identification of the legal and operational characteristics underlying the EJA modality, and the influential aspects of quality in the teaching process of EJA, observing the models of educational evaluation. Based on the deep and empathic development of the project for the user, the study was carried out with support from the Manaus Municipal Education Network, Design Thinking was used to build the structural technical criteria along the methodological path. Two products emerged - a guide for the production of teaching materials for literacy at EJA; and the assessment and continuous monitoring tool in the EJA literacy process, called the Integrated and Continuous Assessment Panel - PAIC, with the objective of assisting the teacher in the bimonthly assessment, considering the formative and summative model for the development of the student's skills. Based on the guiding criteria generated from the immersion research, the affinity map and the personas, the planning of the product's educational design, PAIC, considered the practical, symbolic and aesthetic functions. The educational product went through three stages of prototyping and validation with a specialized user. The final design was made using Nielsen - Molich's Heuristics and refined with John Maeda's Laws of Simplicity heuristic tool. . 2020-09-03T18:05:30Z 2020-08-24 Dissertação PINTO, Neila Newdirley Câmara. Design Educacional para EJA: estudo de instrumento para avaliação continuada. 2020. 161 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7910 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-Graduação em Design
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